A expansão do Westwing foi resultado de uma reinvenção. Westwing amplia estratégia de negócios e quase triplica o faturamento na pandemia. Foto acima: Andres Mutschler, fundador e CEO do Westwing Brasil .
Investimentos resultaram no crescimento de 400% em novos clientes e na expansão de 42% no quadro de funcionários.
Encarar a crise como uma oportunidade de crescer e estar mais próximos dos consumidores, valorizando as equipes internas e parceiros. Foi assim que o Westwing se posicionou desde o início da pandemia de covid-19, ainda em março.

A mobilização por novos formatos, produtos, parcerias e entregas fez com que a empresa crescesse, apenas em julho, 170% em comparação ao mesmo período do ano passado. O último mês também registrou recordes em entregas, com mais de 400 mil itens enviados, quase 300% superior ao volume de julho de 2019.
A expansão do Westwing foi resultado de uma reinvenção. Voltada a um público majoritariamente feminino, das classes A e B, a empresa analisou o que essas consumidoras desejavam adquirir no período de isolamento. Atenta às novas necessidades, passou a oferecer também artigos de esporte, de yoga, brinquedos, roupas, acessórios de beleza – além dos artigos de casa e decoração, nos quais já era reconhecida.
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As novas categorias foram vantajosas não apenas para a marca, mas para lojas físicas que não contavam com canal de vendas online. Em formato de ship from store, era possível escolher produtos diretamente no site do Westwing, que cuidava, então, da logística de retirar a peça da loja e entregar diretamente ao comprador.
“Foi muito gratificante ver como diversas marcas tinham interesse em estar associadas a nós e como essa parceria alavancou as vendas de lojas que estavam sem receber público. Em momentos de crise, é essencial fortalecer o ecossistema de negócios e identificar oportunidades de apoio mútuo”, explica Andres Mutschler, fundador e CEO do Westwing Brasil.
Valorização das pessoas
Além de preservar o quadro de funcionários, a empresa foi em direção oposta e fez várias contratações, ampliando a força de trabalho em 42% no primeiro semestre e totalizando 520 colaboradores diretos. A maior parte deles segue em home office, com todo o suporte de equipamentos, cadeiras e ampliação dos serviços de internet para quem precisou.
Já as equipes localizadas no Centro de Distribuição contaram com distanciamento social e disponibilização de fretado para que não fosse necessário utilizar transporte público. Junto aos equipamentos de proteção individual, foram realizadas palestras com infectologistas para esclarecer todas as dúvidas sobre a covid-19 e garantir que a empresa mantivesse a meta de contágio zero no ambiente de trabalho.
Além do suporte à saúde física, o Westwing também instituiu um programa de apoio psicossocial.
Todos os funcionários têm acesso, em qualquer dia e horário, a atendimento especializado via hot line, acompanhamento médico, sessões de bem-estar e uma forma diferente de manter a interação do escritório: diariamente, 1h pela manhã e 1h à tarde, os colaboradores podem acessar suas “varandas” (agora salas virtuais) e conversar sobre qualquer assunto que não seja o trabalho.
E a tradicional apresentação dos resultados mensais, chamada de All Hands, também ganhou formato especial com apresentações musicais, envio de kit happy hour, com cerveja e petisco a todos.
Solidariedade
Como não bastava cuidar apenas do seu ecossistema, o Westwing envolveu-se em causas sociais para amenizar os impactos da pandemia em comunidades vulneráveis, por meio da associação Arcah, que foca no atendimento à população de rua.
Foram criadas campanhas de arrecadação de recursos, nas quais todos os produtos participantes contavam com frete grátis e tinham três reais do valor de compra revertidos à causa. A mobilização resultou em mais de R$ 300 mil arrecadados.
A próxima ação será apoiar pequenos produtores de decoração com a disponibilização de seus produtos no site da empresa, sem cobrança de taxas. O suporte à cadeia também inclui capacitação sobre impulsionamento de vendas, marketing digital e outros temas.

Novo futuro
Com tantas novidades em curso, a marca também planeja novos formatos. Em março foi lançado o WestwingNow, plataforma de e-commerce com entrega expressa e portfólio de produtos sempre disponível, incluindo a Westwing Collection e outros produtos queridinhos da marca. Em poucos meses de operação, já com o aplicativo mobile disponível, o WestwingNow trouxe 25% de crescimento adicional para o faturamento total da empresa no Brasil e deve continuar recebendo investimentos.
No ambiente físico, está prevista inauguração de um quiosque em São Paulo, para compras presenciais e tours virtuais pelas curadorias de produtos. A ideia é mesclar o modelo de descoberta de novos artigos ao mesmo tempo que se atendem as necessidades dos consumidores.

Para este ano, a expectativa é alcançar R$ 400 milhões de receita bruta, um crescimento de mais 100% em relação a 2019 e muito acima do previsto em janeiro. “Nossa missão é inspirar as pessoas a descobrirem mais beleza no seu viver e isso ficou ainda mais forte com o cenário atual. Vamos valorizar o nosso formato de sucesso e acelerar ações que já havíamos iniciado. As mudanças trazidas pela pandemia vieram para ficar. E nós estamos prontos para continuar investindo na melhor experiência que o consumidor pode ter”, afirma Andres.
A expansão do Westwing foi resultado de uma reinvenção
Fonte Westwing br – Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
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