Casa de Cultura Júlio Guerra celebra 24 anos com programação cultural gratuita em Santo Amaro

Casa de Cultura Júlio Guerra celebra 24 anos com programação cultural gratuita em Santo Amaro. Legenda foto Caju e Castanha, dupla da música popular nordestina, celebra mais de 45 anos de carreira às 16h deste sábado (17) (Foto: Divulgação).

Sábado (17), a partir das 9h30, o espaço recebe atividades de dança, oficina, música e muito mais.

A Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra comemora 24 anos de atuação como espaço cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no bairro de Santo Amaro com uma programação especial gratuita no sábado, dia 17 de janeiro.

O aniversário reúne atividades de dança, oficina gastronômica, artes visuais, cerimônia comemorativa e muita música, a partir das 9h30.

Ao longo do dia, o público poderá participar de aulas abertas que unem dança e bem-estar na atração “Y Dance”, às 10h.

Logo depois, acontece a oficina culinária com foco em receitas de salgados, às 11h, que traz preparos acessíveis. Também ocorre no dia, uma exposição que projeta a trajetória da Casa, destacando memórias, vivências e a relação do equipamento com o território.

A programação inclui ainda uma cerimônia especial de reconhecimento, com entrega de certificados a pessoas, coletivos, entidades e equipamentos culturais parceiros que contribuíram para a história e o fortalecimento da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra ao longo dos anos, das 11h a 12h.

Encerrando as comemorações, a música toma conta da Casa com apresentações que valorizam a tradição popular brasileira, passando pela MPB e pelo forró, linguagem artística que é marca registrada do espaço e presença constante na relação com a comunidade.

A festa começa com Duda Fidelis, às 12 e continua com o baile de três bandas, Forró 7 Pele, Trio Golada e Trio Estrela do Mar, das 13h às 15h.

O encerramento da programação conta com o show de Caju e Castanha, às 16h, que valoriza as raízes nordestinas por meio da embolada e da literatura do forró pé-de-serra. A apresentação celebra a tradição oral e musical do Nordeste, reunindo ritmo, poesia e identidade cultural.

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.

Casa de Cultura Júlio Guerra celebra 24 anos com programação cultural gratuita em Santo Amaro

 

Serviço:

O que: Aniversário de 24 anos da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra
Quando: 17 de janeiro, a partir das 9h30
Onde: Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra – Praça Floriano Peixoto, 131, Santo Amaro, São Paulo
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Programação:

Durante o evento
Vernissage – Artes Visuais
Projeção audiovisual com imagens, histórias e vivências da Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra.

9h30 às 10h – Aula de Y Fight
Atividade que utiliza a dança como forma de exercício, combinando ritmos variados e coreografias simples, promovendo condicionamento físico, coordenação motora e bem-estar.
10h às 11h – Aula de Y Dance
Aula aberta que une movimento, expressão corporal e socialização, de forma leve e inclusiva.
11h às 13h – Oficina de Salgados – com Regina Neusa
Workshop com aprendizado de receitas de baixo custo, com degustação gratuita.
11h às 12h – Cerimônia especial
Entrega de certificados a parceiros, entidades e equipamentos culturais que colaboram com a trajetória da Casa.
12h – Duda Fidelis – Música | MPB
13h às 15h Baile – Música | Forró
Com Forró 7 Pele, Trio Golada e Trio Estrela do Mar
16h às 17h – Caju e Castanha – Música | Forró

Casa de Cultura Júlio Guerra celebra 24 anos com programação cultural gratuita em Santo Amaro

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa.

Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística);

E 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Veja também Tanqueray apresenta nova campanha global com Sarah Jessica Parker

Fonte SMC Imprensa Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também