Visita noturna monitorada “Consolação e Suas Vozes” fará homenagem à primeira mulher sepultada no Cemitério da Consolação

Visita noturna monitorada “Consolação e Suas Vozes” fará homenagem à primeira mulher sepultada no Cemitério da Consolação – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Passeio acontece na sexta-feira (15), data de inauguração do cemitério em 1858. Ponto de encontro na Capela a partir das 19h.

Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, o Cemitério da Consolação recebe mais uma edição do “Consolação e Suas Vozes”, visita noturna monitorada realizada em parceria entre o projeto O Que Te Assombra? e a Consolare. O tour será dedicado à primeira mulher sepultada na necrópole, no dia da inauguração da necrópole: Thereza de Jesus Correa, carinhosamente conhecida como Dona Thereza.

Pouco se sabe sobre a história de vida de Dona Thereza. De acordo com registros do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, há apenas a anotação da data de seu sepultamento, realizado em uma quadra comum, como era chamada a quadra geral na época. Ela era agregada do Major Matheus Fernandes Coutinho.

Visita noturna monitorada “Consolação e Suas Vozes” fará homenagem à primeira mulher sepultada no Cemitério da Consolação

O roteiro será conduzido por Thiago de Souza, criador do OQTA?, e pela historiadora e dona da página patrimonio_funerariospViviane Comunale. Durante a visita, além de conhecer um pouco sobre a Dona Thereza, o público percorrerá túmulos de personalidades que ajudaram a moldar a história da cidade e do país, como a Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

“Homenagear Dona Thereza neste passeio, justamente no dia em que o Cemitério da Consolação completa mais um aniversário, é revisitar as origens deste espaço e preservar a memória de quem ajudou a construir a história da cidade, mesmo sem ter seu nome amplamente conhecido”, afirma Thiago de Souza.

Para Viviane Comunale, a data torna a experiência ainda mais simbólica. “Além da importância histórica, essa visita nos permite refletir sobre como cada pessoa, independentemente de sua notoriedade, deixa marcas na memória coletiva da cidade”, completa a historiadora.

O passeio também revelará histórias de fé e devoção, como as de Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, e apresenta a simbologia e os estilos artísticos que fazem da arte tumular. Além disso, algumas lendas urbanas serão abordadas, como o caso do Castelinho da Rua Apa e a “loira do banheiro”.

Aberto ao público e com vagas limitadas, o passeio é uma experiência cultural diferente e enriquecedora para quem busca algo diferente para fazer em São Paulo.

Visita noturna monitorada "Consolação e Suas Vozes" fará homenagem à primeira mulher sepultada no Cemitério da Consolação

Cemitério da Consolação

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, o cemitério é um espaço repleto de histórias cativantes e figuras que ajudam a contar a história da cidade.
Serviço:

Passeio Noturno no Cemitério da Consolação:

  • Data: sexta-feira, dia 15 de agosto, das 19h15 às 21h30;
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para retirada no Sympla. Limite de 130 pessoas.

 

Veja também Decisão sobre direitos de Roberto e Erasmo Carlos pode redefinir modelo de negócios do streaming no Brasil; entenda!

Fonte Agatha Alkves FSB Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também