Afroflor lança primeiro single em homenagem a Tereza de Benguela- Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.
No dia 25 de julho, data que marca o Dia de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a cantora AFROFLOR lança seu primeiro single nas plataformas digitais. A canção “Samba de Tereza”, é uma homenagem à trajetória da líder quilombola Tereza de Benguela — símbolo de resistência, estratégia e poder político no Brasil colonial.
O arranjo passeia entre variações de sambas e jongo, herança musical afro-brasileira e afrolatinas. “Samba de Tereza” é uma composição de Dudu Valdez e AFROFLOR, com produção musical de Michel Nascimento. A faixa é uma invocação à ancestralidade, um canto de memória, honra e afirmação. A produção da artista é assinada por Igor Veloso.
“Tereza de Benguela foi uma mulher inspiradora. Uma grande líder. Sua trajetória, assim como de tantas outras mulheres negras nesses territórios colonizados, nos mostra que podemos e somos muito mais do que o projeto colonial desenhou pra nos. A mulher preta é potência de criação de vida, tanto vida concreta, quanto subjetiva.” afirma AFROFLOR.
O lançamento, realizado pelo selo Cuíca Música, reafirma a potência da arte negra como expressão política, espiritual e afetiva. O lançamento marca o momento de uma artista que vê na música um lugar de celebração, denúncia e encantamento.
Afroflor lança primeiro single em homenagem a Tereza de Benguela
Sobre AFRO FLOR
AFROFLOR é cantora, compositora, atriz e educadora.
Fundadora e diretora do ATELIERÊ – por uma infância brincante, projeto de educação antirracista voltada à formação de educadores, crianças e famílias. No teatro, esteve recentemente em cartaz no CCBB com o espetáculo “VINTE”, indicado ao Prêmio Shell 2025 nas categorias Direção, Direção Musical e Figurino.
Afroflor também integra o coletivo infantil KEKERÊ, com o qual se apresentou no Teatro Ziembinski com o espetáculo “Xangô Menino”, e é vocalista da banda ORIKI_YÀ, onde aprofunda investigações musicais ligadas à ancestralidade e às sonoridades afro-latinas.
“Samba de Tereza” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 25 de julho.
FICHA TÉCNICA
Intérprete: Afroflor
Composição: Dudu Valdez e Afroflor
Violão de 6 cordas: Dudu Valdez
Percussão: Alex Coutinho
Cavaco e Violão de 7 cordas: Wellington Monteiro
Coro: Bárbara Castilho, Livia Laso, Sheila Portela, Vitória Braun e Afroflor
Produção Musical, Gravação e Mixagem: Michel Nascimento
Masterização: Gil Costa
Direção de Produção: Igor Veloso
Fotografia: Leah
Design Gráfico: Dennis Wiverson
Assistência Fotografia: Andrea Nicotra
Selo: Cuíca Música
Veja também BYD patrocina primeira grande exposição póstuma de Sebastião Salgado
Fonte Francisco Alves Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal