Casa de Criadores N57: Ciclo de debates gratuito são os debates propostos.
Pluralidade de corpos e etnias, responsabilidade socioambiental e comércio exterior são os debates propostos na Casa de Criadores N57.
Buscando apontar caminhos para a moda do futuro integrar-se a questões mundiais e contemporâneas, a Casa de Criadores N57.
promoverá debates abertos ao público sobre temas políticos, sociais e mercadológicos no setor; As mesas-redondas têm curadoria da pesquisadora e designer Carol Barreto e acontecem de 3 a 5 de dezembro
Para além de um evento de moda autoral, a Casa de Criadores (CdC) é uma plataforma que impulsiona a economia criativa, os grupos humanos e produtivas que a articulam, com iniciativas acontecendo durante todo o ano — entre elas atividades de capacitação em moda voltadas para circularidade e novas lógicas criativas, e também orientação de gestão para pequenos negócios.
A CdC atravessa territórios diversos que formam uma mola propulsora para a moda autoral e para a moda brasileira em geral – não à toa, a cada edição, a Casa de Criadores vai além dos desfiles, agregando exposições, outras iniciativas culturais e programação formativa. Tudo isso é norteado por uma pergunta fundamental para a CdC: “Qual Moda, para Qual Mundo?”
É essa mesma questão que orienta o ciclo de debates que amplia as iniciativas de formação da CdC N57 programadas para os dias 3, 4 e 5 de dezembro na sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Serão discutidos temas centrais para a evolução de práticas do sistema da moda para que ele se torne sustentável não só ambientalmente, mas também em termos sociais, mercadológicos e econômicos.
Na pauta, a necessidade de corpos e representações raciais plurais e do papel da moda dentro das discussões socioambientais, cada vez mais urgentes. Também será abordado o cenário da exportação para a moda autoral.
As mesas-redondas têm curadoria da artista visual, designer de moda autoral, curadora e professora-doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carol Barreto.
Vão participar das conversas representantes da Agência Brasileira de Exportação (ApexBrasil), através do programa PEIEX e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).
O programa começa dia 3, com a apresentação do tema desta edição, a pergunta filosófica “Qual Moda, para Qual Mundo?”.
Sobre o tema vão falar as pessoas integrantes do conselho da Instituta Casa de Criadores, as próprias curadoras Carol Barreto e Karlla Girotto, a ativista dos Direitos Humanos (sobretudo quanto aos direitos LGBTQIAPN+), Neon Cunha, e o diretor criativo Dudu Bertholini.
Nos dias 4 e 5, o ciclo de debates prosseguirá com duas mesas diárias, com mediação alternada entre Carol Barreto e Hanayrá Negreiros, que é curadora, pesquisadora e historiadora de moda brasileira, com trabalhos curatoriais para o acervo de moda do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
“A proposta do educativo da Casa de Criadores nesta edição é que possamos pensar de maneira interseccional o papel de marcadores sociais das diferenças, como gênero, raça, orientação afetivo-sexual na produção prática daquilo que a gente cria.
São várias mesas redondas com recortes temáticos específicos mas ao mesmo tempo abrangentes, com discussões oriundas de diferentes perfis. A partir desse contexto, a gente busca ampliar e aprofundar o debate sobre moda. Sendo a Casa de Criadores a maior semana de moda autoral do Brasil, eu entendo que é no campo da moda autoral que a gente de fato constrói imaginário, constrói o mundo”, define Carol Barreto sobre o ciclo de debates.
A Casa de Criadores conta com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, Ministério do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Abrapa, Sou de Algodão, Kenner, Senac São Paulo, Santista, Singer, e apoio do Sebrae São Paulo, do Centro Cultural São Paulo e da Prefeitura de São Paulo.
Casa de Criadores N57: Ciclo de debates gratuito são os debates propostos
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos links abaixo, sujeitas à disponibilidade. A seguir, a programação completa do ciclo.
03 de dezembro, quarta-feira
Sala Flávio de Carvalho – 15h
Link para os ingressos no Sympla
Abertura: Qual moda, para qual mundo?
Carol Barreto
Karlla Girotto
Neon Cunha
Dudu Bertholini
04 de dezembro, quinta-feira
Sala Lima Barreto – 14h
Link para os ingressos no Sympla
Mesa Redonda: Moda Autoral e Exportação
Mediadora: Carol Barreto
Palestrantes:
Michele Candeloro (ApexBrasil – Peiex)
Lilian Kadissi (Abit)
Camila Zelezoglo (Abit)
Sandro (Berimbau Brasil)
Sala Lima Barreto – 16h
Link para os ingressos no Sympla
Mesa Redonda: Qual Moda, para quais Corporalidades?
Mediadora: Hanayrá Negreiros
Palestrantes:
Gustavo Parreira
Ayo Tupinambá
Ruth Kuryama
05 de Dezembro, sexta-feira
Sala Lima Barreto – 14h
Link para os ingressos no Sympla
Mesa Redonda: Moda e Sustentabilidade Socioambiental
Mediadora: Carol Barreto
Palestrantes:
Francisca Dantas (USP)
A. Pimentel
Day Molina
Sala Lima Barreto – 16h
Link para os ingressos no Sympla
Mesa Redonda: Styling, Imagem de Moda e Racismo
Mediadora: Hanayrá Negreiros
Palestrantes:
Paloma Gervásio
Ana Paula Xongani

Serviço
CASA DE CRIADORES 57 – CICLO DE PALESTRAS “QUAL MODA, PARA QUAL MUNDO?”
Data: De 3 de dezembro, quarta-feira, a 5 de dezembro de 2025, sexta-feira
Horário: Às 14h e às 16h
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, nº 1000, sala Lima Barreto, bairro Liberdade, CEP 01504-000, São Paulo – SP
Veja também Espetáculo gratuito de balé “O Vale Encantado” estreia em São Paulo
Fonte Agencia Lema Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
