CAVES celebra 9 de Julho com homenagem ao Movimento Constitucionalista de 1932

CAVES celebra 9 de Julho com homenagem ao Movimento Constitucionalista de 1932 – Legenda: Cesar Romão e Fauzi Hamuche – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Em uma manhã marcada por memória, patriotismo e cultura, a CAVES – Confraria, no último dia 9 de julho, participou de um evento especial em celebração ao 93º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, ocorrido em São Paulo.

A iniciativa foi idealizada pelo Deputado Capitão Telhada, e destacou-se como uma homenagem sensível e significativa à luta histórica do povo paulista pela promulgação de uma nova Constituição.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a encenação teatral conduzida por cadetes da Polícia Militar do Barro Branco, que reviveram, de forma emocionante, os episódios que marcaram o levante.

A dramatização incluiu efeitos cênicos com tiros de festim e a representação do sacrifício dos mártires Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, além de Alvarenga, que formaram o símbolo MMDC/A, marco da resistência paulista. Participaram da encenação os jovens Hu, Carlos Monteiro, Diego Oliveira, Virgílio Carvalho e Fernando Jardim.

O evento também exibiu um filme histórico com imagens reais da época, incluindo registros da Praça da República, das trincheiras e da repressão que culminou no assassinato dos estudantes em 23 de maio — episódio que serviu de estopim para a eclosão da Revolução Constitucionalista em 9 de julho de 1932.

Dois anos depois, em 1934, o governo federal cedeu moralmente às pressões do movimento, resultando na promulgação de uma nova Carta Constitucional.

Em tributo à memória poética da Revolução, foi declamada a emblemática poesia de Guilherme de Almeida, o “Poeta da Revolução”: “Bandeira de treze listas, São treze lanças de guerra, Cercando o chão dos paulistas!”

Durante a solenidade, foram entregues as Medalhas da Constituição a diversas personalidades. Entre os homenageados, destacaram-se os Confrades César Romão, autor de 16 livros publicados em 54 países, reconhecido por sua contribuição à literatura nacional, e Fauzi Hamuche, agraciado por seu relevante papel na CAVES e sua atuação nacional em prol do equilíbrio, da ordem e das virtudes familiares.

CAVES celebra 9 de Julho com homenagem ao Movimento Constitucionalista de 1932

A mesa diretora do evento contou com a presença de figuras ilustres das Forças Armadas e da política nacional:

  • Deputado Capitão Telhada

  • Deputado Coronel Telhada

  • Comandante Almirante de Esquadra Rabello

  • Comandante Major-Brigadeiro Macedo

  • Comandante Coronel Coutinho

  • Comandante Almirante Trovão

O evento ainda contou com a presença de diversos membros da Caves, entre eles: Mário Henrique Linck, Wanderley Bonventi, Silvio Alencar, Arnaldo Pacini Filho, José Carlos Kalil, Antonio Mangino e Paulo M.

O evento foi acima de tudo, um tributo à coragem dos paulistas de 1932, ao amor à Constituição e à importância do civismo na construção do país.

CAVES celebra 9 de Julho com homenagem ao Movimento Constitucionalista de 1932

Veja também Trabalhe no The Town 2025: SegurPro abre 2 mil vagas para vigilantes atuarem no festival 

Fonte Fauzi Hamuche Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também

1 Comment

Add yours

Comments are closed.