CTE celebra 35 anos com evento “Edifícios Altos do Brasil” focado em inovação, qualidade, segurança e sustentabilidade – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.
Nos dias 18 e 19 de agosto de 2025, São Paulo será palco de um encontro inédito sobre os rumos da verticalização urbana no país. O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, referência nacional em qualidade, sustentabilidade e inovação na construção civil, promove o “Edifícios Altos do Brasil” no Cubo Itaú, reunindo executivos, engenheiros, arquitetos, incorporadores, startups e fornecedores para debater os principais desafios e avanços na construção de arranha-céus.
O evento, que marca os 35 anos de atuação do CTE, é co-realizado pela MPD Engenharia e conta com apoio de empresas e entidades como Talls Solutions, Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados e do CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), maior referência global no tema. A curadoria técnica é assinada por Roberto de Souza (CEO do CTE), Stéphane Domeneghini (diretora executiva da Talls Solutions) e Daniel Toledo (CEO da KVA).
Durante dois dias de imersão técnica, a programação trará palestras, painéis e estudos de caso nacionais e internacionais, abordando desde conceitos estruturais e aerodinâmica até soluções inovadoras em fachadas, transporte vertical, segurança contra incêndio e certificações ambientais.
CTE celebra 35 anos com evento “Edifícios Altos do Brasil” focado em inovação, qualidade, segurança e sustentabilidade
Entre os destaques estão:
– Panorama mundial e posicionamento do Brasil – Shelley Finnigan
– Case Senna Tower – desafios estruturais e soluções aplicadas
– Case Vista Cyrela by Armani Casa – desempenho e inovação em fachadas
– Case Chapultepec Uno – soluções arquitetônicas e transporte vertical
– Case Parque Global, Titanium, City Park – diferentes estratégias de concepção e execução de edifícios altos
– ESG e certificações ambientais – Adriana Hansen
– Atualizações da NBR 6123 – ações do vento para edifícios altos
De acordo com levantamento do CTBUH, o Brasil ocupa hoje a 15ª posição no ranking mundial de edifícios com mais de 150 metros, contabilizando 94 empreendimentos em construção e 54 em fase de projeto.
Para Roberto de Souza, CEO do CTE, a verticalização é uma realidade irreversível nas grandes cidades, mas exige visão de futuro e responsabilidade:
“Construir para cima é uma resposta natural à densificação urbana, mas precisa ser feito com inovação, eficiência e atenção aos impactos sociais e ambientais. Nosso objetivo é abrir o debate, conectar especialistas e ampliar o conhecimento técnico para a evolução do setor.”
O CTE, por meio de sua unidade CTE Enredes, atua fortemente em três frentes: Gestão e Qualidade, ESG e Sustentabilidade, e Inovação e Capacitação Profissional, participando de diversos empreendimentos de destaque no país e detendo cerca de 40% de participação no mercado nacional de certificações ambientais.
Serviço:
– Evento: Edifícios Altos do Brasil
– Data: 18 e 19 de agosto de 2025
– Horário: 9h às 18h
– Local: Cubo Itaú – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia – São Paulo – SP
– Ingressos: https://materiais.cte.com.br/enredes-edificios-altos-venda-ingressos
Veja também Exposição na Sala São Paulo vai retratar os 90 anos da CIP
Fonte Gretha Rossini Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal