Dia da Consciência Negra, rapper sobe ao palco para celebrar 25 anos de resistência e cultura

Dia da Consciência Negra, rapper sobe ao palco para celebrar 25 anos de resistência e cultura. De Leve realiza show no Sesc Ramos em 20 de novembro, unindo música e memória.

No dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o rap ganha ainda mais significado. A data, marcada pela reflexão sobre igualdade racial, memória e resistência, dialoga diretamente com a essência do gênero, nascido como voz das periferias e instrumento de denúncia social.

O rap sempre foi mais do que música, é uma forma de expressão política, cultural e identitária. Por isso, realizar um show nessa data representa mais do que entretenimento: é afirmar a potência da arte como ferramenta de consciência e transformação.

Celebrando os 25 anos de carreira e pioneirismo do hip-hop carioca, o rapper De Leve realiza circuito especial de seis shows nas unidades do Sesc RJ (São João de Meriti 08/11, Nova Iguaçu 14/11, Copacabana 18/11, Ramos 20/11, Tijuca 25/11 e São Gonçalo 05/12). Lançando seu novíssimo álbum “Mantendo o Rap Vivo” (outubro 2025), reafirmando seu compromisso como um dos pioneiros do Hip-Hop Carioca e do Rap Nacional.

O projeto “DE LEVE – 25 ANOS DE RAP NACIONAL” comemora a sólida trajetória do artista que surgiu em Niterói, ganhou força no Méier e alcançou todo o Brasil com sua mistura de humor ácido, crítica social e inovação sonora.

Em parceria com o consagrado DJ Jef Rodriguez (com mais de 25 anos de carreira), o rapper apresenta um show de 70 minutos, lançando seu novo álbum com beats e rimas, e músicas que percorrem os maiores sucessos de sua história. Em cada apresentação terá um convidado especial, que convida o público a rimar na tradicional improvisação freestyle que encerra cada apresentação.

O circuito de shows tem a Direção de Felipe Flores e Produção da FG3 Entretenimento, o espetáculo circula no Sesc por meio da seleção no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, que envolve cenografia com bandeirão de arte urbana, reforçando a identidade visual do movimento. Todas as apresentações serão registradas e transformadas em conteúdos audiovisuais, disponibilizados nos canais oficiais do artista, alcançando seus seguidores no YouTube e Instagram.

Entre os objetivos, está o resgate da memória do Rap no Rio de Janeiro: De Leve foi um dos fundadores do coletivo Quinto Andar, responsável por renovar as temáticas, os flows e os beats do rap nacional nos anos 2000. Seu álbum Piratão (2005) é considerado por pesquisadores um marco histórico na construção de uma forma carioca de fazer Rap, que abriu portas para novas gerações e ampliou o público do gênero.

O projeto reafirma o Rap como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro (Lei 7.837/18) e celebra a força do Hip Hop como movimento cultural, político e educador, que influencia vidas, transforma trajetórias e continua inspirando juventudes em todo o país.

 

Dia da Consciência Negra, rapper sobe ao palco para celebrar 25 anos de resistência e cultura

Dia da Consciência Negra, rapper sobe ao palco para celebrar 25 anos de resistência e cultura

Dia da Consciência Negra, rapper sobe ao palco para celebrar 25 anos de resistência e cultura

Agenda das apresentações

14/11/2025 – Sesc Nova Iguaçu – Sexta Feira – 19h

18/11/2025 – Sesc Copacabana – Terça Feira – 19h

20/11/2025 – Sesc Ramos – Quinta Feira – 16h (Feriado)

25/11/2025 – Sesc Tijuca – Terça Feira – 19h

05/12/2025 – Sesc São Gonçalo – Sexta Feira – 19h

 

Confira a programação completa em: sescrio.org.br Acompanhe as novidades também nas redes do Sesc RJ (YouTube, Instagram e Facebook) e nas redes oficiais do artista @mcdeleve.

 

Veja também Professor Fernando Amaral lança livro sobre protocolos de aromaterapia integrativa em São Paulo

Fonte Queissada Comunicação Agência de RP & Digital Full Service Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também