Gerdau leva escultura gigante de sucata e ativações interativas ao The Town 2025

Gerdau leva escultura gigante de sucata e ativações interativas ao The Town 2025 – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Companhia, que é parceira do evento, retorna ao maior festival de música, cultura e arte de São Paulo com ativações que conectam aço, inovação e sustentabilidade.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e maior recicladora de sucata metálica da América Latina, anuncia uma série de ações de engajamento e interação com o público que visitará a segunda edição do The Town, o maior festival de música, cultura e arte da cidade de São Paulo, que ocorre nos dias 06, 07, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos.

O público presente no evento poderá conhecer as ativações em dois locais criados pela companhia na Cidade da Música.

Gerdau leva escultura gigante de sucata e ativações interativas ao The Town 2025

No espaço da Gerdau no gramado em uma área central do festival, em frente ao palco São Paulo Square, haverá uma escultura de 6 metros de altura em formato de guitarra, criada pelo artista Leandro Melo, produzida com 02 toneladas de sucata metálica, o equivalente ao peso de cerca de 570 guitarras reais. O local funcionará como um ponto instagramável de fotos e quem participar da ação proposta pela Gerdau ganhará como brinde uma miniatura de guitarra feita em aço.

“A mesma sucata metálica que foi usada para construir a guitarra em forma de escultura é a sucata usada em nossas operações como matéria-prima para produzir aço, que depois é transformado e aplicado em itens do nosso dia a dia, como carros, bicicletas, prédios, geladeiras, fogões, entre outros tantos produtos”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.

Já no estande da Gerdau na área VIP, a Gerdau contará com uma máquina de reciclagem, semelhante àquelas famosas máquinas “pega-bichinhos”, com itens que representam a sucata metálica. Quem completar o desafio também ganhará a miniatura da guitarra.

De acordo com Torres, as ativações da empresa no The Town 2025 têm como objetivo promover uma grande reflexão sobre a importância da economia circular e desmistificar o conceito da reciclagem. “O aço é um material que pode ser reciclado infinitamente e 100% sem perder sua qualidade.

Ao trazermos para o The Town experiências lúdicas e acessíveis, queremos mostrar que ele também pode ser símbolo de criatividade, sustentabilidade e reflexão.

Como maior recicladora de sucata metálica da América Latina, buscamos, com estas ativações, fazer com que o público reflita sobre o impacto positivo da reciclagem e sobre como o aço faz parte da construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, explica o executivo.

A renovação da parceria entre a maior produtora brasileira de aço e a Rock World, responsável pelo The Town e pelo Rock in Rio, contempla a reutilização de mais de 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável, o que equivale a fabricação de mais de 400 carros populares, em estruturas fixas e temporárias presentes no Autódromo de Interlagos.

A continuidade desse projeto reforça uma aliança pautada por valores comuns de sustentabilidade e inovação. O aço que compõe a nova edição do festival tem origem na reciclagem de sucata metálica, atividade que mobiliza mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil, incluindo catadores e cooperativas.

Como maior recicladora de sucata metálica da América Latina, a Gerdau produz aço com uma emissão média de apenas 0,85 tonelada de CO₂e por tonelada de aço, menos da metade da média global do setor, que é de 1,92 t de CO₂e/t de aço, segundo dados da World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.

Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações.

Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço.

A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais.

Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel).

Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Veja também Volkswagen Tera e esportivos VW Legends ‘dão show’ no The Town

Gerdau leva escultura gigante de sucata e ativações interativas ao The Town 2025

Miniatura de guitarra feita em aço – divulgação Gerdau

 

Fonte FSB Comunicação Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também