São Paulo (SP) e Manaus (AM) vão concorrer ao título de Cidades Criativas da Unesco – Fotos Créditos: Rogerio Cassimiro e Ana Claudia Jatahy/MTur Destinos.
As capitais São Paulo (SP) e Manaus (AM) avançam na candidatura para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, que promove a cooperação entre destinos onde a criatividade impulsiona o desenvolvimento urbano sustentável.
As inscrições das cidades foram oficialmente confirmadas pelo Comitê de Seleção do Governo Federal nesta segunda-feira (24/02). O comitê inclui os ministérios do Turismo e da Cultura, além da Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
São Paulo concorre na categoria Cinema, enquanto Manaus busca reconhecimento na área de Gastronomia. No total, 23 cidades brasileiras se candidataram, das quais apenas 9 atingiram a pontuação mínima exigida.
A avaliação considerou diversos critérios estabelecidos pela Unesco, como alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, relevância histórica e patrimonial, sinergia com outras áreas criativas, viabilidade financeira e engajamento do município na rede. O compromisso das autoridades locais com o processo também foi um fator determinante.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a relevância do Brasil na Rede de Cidades Criativas. “Nosso país ocupa uma posição de destaque, ficando atrás apenas da China e empatado com a Itália em número de cidades participantes.
Isso reflete o compromisso das políticas públicas municipais e federais no fortalecimento do setor criativo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando a visibilidade internacional do turismo brasileiro”, afirmou.
Além dos critérios técnicos, a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e a produção de materiais de divulgação, como fotos e websites, também foram considerados. A seleção priorizou ainda o equilíbrio regional e a inclusão de especialidades criativas menos representadas na Rede.
Com o endosso do governo federal, São Paulo e Manaus devem formalizar suas candidaturas na plataforma da Unesco até o dia 3 de março, à meia-noite no horário de Paris (20h no horário de Brasília).
São Paulo (SP) e Manaus (AM) vão concorrer ao título de Cidades Criativas da Unesco
Presença brasileira na Rede
Ao ingressar na Rede de Cidades Criativas, os municípios se comprometem a compartilhar boas práticas, fortalecer parcerias para impulsionar as indústrias culturais e criativas e cooperar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na última seleção brasileira, realizada em 2023, Penedo (AL) e Rio de Janeiro (RJ) foram escolhidos para representar o país nas categorias Cinema e Literatura, respectivamente.
Atualmente, 12 cidades brasileiras já fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco:
- Gastronomia: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG)
- Design: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE)
- Música: Salvador (BA) e Recife (PE)
- Cinema: Santos (SP)
- Artes Populares: João Pessoa (PB)
- Artes Midiáticas: Campina Grande (PB)
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Fonte Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
Veja também Chef Marcelo Mussi e João Silva inauguram o Pinocchio Al Mare Cucina