Evento na FGV Reúne Representantes do Catar e Líderes Brasileiros para Fortalecer Cooperação Econômica

Evento na FGV Reúne Representantes do Catar e Líderes Brasileiros para Fortalecer Cooperação Econômica – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.

No último dia 19 de agosto de 2025, a Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, sediou um seminário de alto nível em parceria com o Doha Forum, reunindo empresários, autoridades e especialistas para debater caminhos de cooperação econômica entre o Brasil e o Catar.

Realizado na Sala 9 de Julho da FGV, o evento teve como foco principal discutir como formas direcionadas de cooperação econômica podem fortalecer os laços bilaterais e contribuir para uma governança global mais resiliente e inclusiva, especialmente diante das atuais tensões geopolíticas internacionais.

O painel foi moderado por Matias Spektor, vice-decano da Escola de Relações Internacionais da FGV, e contou com a presença destacada de Mohammed Al-Mannai, chefe do escritório de assessoria para as Américas do Qatar Investment Authority (QIA) – o fundo soberano de investimentos do governo catariano.

Participaram também Rafael Benini, secretário de Parcerias e Investimentos do Governo de São Paulo, e Samuel Pessoa, economista do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), entre outros convidados.

O seminário foi seguido por um coquetel que proporcionou um ambiente de networking entre empresários brasileiros e representantes internacionais, incluindo sheiks do Catar e delegações diplomáticas.

Durante o encontro, foram apresentadas oportunidades de investimento no Catar, com destaque para projetos de infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade, além de caminhos para acesso a capital via o Qatar Investment Authority.

Evento na FGV Reúne Representantes do Catar e Líderes Brasileiros para Fortalecer Cooperação Econômica

Evento na FGV Reúne Representantes do Catar e Líderes Brasileiros para Fortalecer Cooperação Econômica

O evento também contou com a articulação do General Novaes, que mobilizou membros da CAVES e Plataformas Associadas, reforçando o caráter estratégico da presença do setor privado brasileiro no diálogo internacional promovido pela FGV.

Fortalecimento dos Laços Bilaterais A iniciativa reforça o papel da FGV como ponte entre o Brasil e centros decisórios internacionais, promovendo debates e conexões que ampliam o alcance do país em fóruns globais.

Além disso, sinaliza um movimento de aproximação concreta entre o Brasil e o Catar, com foco em parcerias econômicas sustentáveis e de longo prazo.

 

Veja também Confraria Mulheres 40+ fortalece diálogo institucional e propõe pautas estratégicas para mulheres e municípios

Fonte Portal Jo Ribeiro – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também

1 Comment

Add yours

Comments are closed.