Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia

Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia.

Com apoio do Instituto Neoenergia, o Conectar Cultural destina R$ 500 mil para fomentar e preservar a memória imaterial da região. Inscrições vão até 5 de julho.

Recôncavo da Bahia, símbolo da identidade afro-brasileira, foi escolhido para a estreia do Conectar Cultural, uma chamada pública inédita que vai destinar um total de R$ 500 mil para até cinco projetos culturais desenvolvidos na região com 20 municípios.

Com o apoio do Instituto Neoenergia, o edital está com inscrições abertas até o dia 5 de julho. Os interessados devem acessar o site www.conectarcultural.com.br/inscricoes.

“O objetivo é impulsionar a valorização da cultural local. Nosso apoio reforça a importância do investimento social privado para ajudar a transformar a realidade dessas localidades por meio da arte e cultura”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

A chamada pública também é uma oportunidade para a execução de atividades culturais promovidas individual ou coletivamente, que possuem estrutura institucional, mas não têm suas práticas reconhecidas como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outras instituições públicas. O edital prevê a produção de uma publicação multimídia para registro de manifestações culturais da região.

Suporte aos inscritos – Durante o primeiro mês de inscrições, o Conectar Cultural promoverá encontros em seis cidades do Recôncavo Baiano para esclarecer dúvidas sobre as inscrições.

“A presença de fazedores de cultura na realização do Conectar Cultural é primordial como demonstração de pertença a um lugar, um saber e um fazer cultural, garantindo a manutenção e a salvaguarda de patrimônios culturais imateriais”, afirma Neusa Martins, gestora do Conectar Cultural na Bahia.

Os eventos acontecerão em Cachoeira, nos dias 8 e 9 de maio; em Santo Antônio de Jesus, nos dias 15 e 16 de maio; em Cruz das Almas, nos dias 22 e 23 de maio; em Saubara, nos dias 29 e 30 de maio; em Maragogipe, nos dias 5 e 6 de junho; e, por fim, em São Francisco do Conde nos dias 12 e 13 de junho.

Para tornar a chamada pública um reflexo da diversidade e da riqueza cultural do Recôncavo da Bahia, foram realizados, em parceria com pesquisadores e lideranças locais, diagnósticos e mapeamento das manifestações culturais da região.

“Construído a partir da articulação de grandes parceiros acadêmicos, governamentais e da sociedade civil, o Conectar Cultural adota um modelo e uma metodologia de atuação para contribuir de forma direta para a manutenção dos grupos detentores, seus agentes, coletivos e realizadores do Recôncavo da Bahia”, afirma Marcia Gliosci, Diretora executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Neoenergia, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e patrocínio da Neoenergia Coelba (distribuidora da Neoenergia na Bahia), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Conectar Cultural conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT, por meio da FUNCEB, IPAC e CCPI, Superintendência do IPHAN na Bahia, UFBA, UFRB, UNEB, Fundação Hansen Bahia e Instituto Popular do Recôncavo.

 

Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia

Instituto Neoenergia apoia chamada pública inédita de projetos culturais no Recôncavo da Bahia

Sobre o Instituto Neoenergia: Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios.

O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2024, beneficiou diretamente mais de 650 mil pessoas.

Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país.

Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,7 milhões de clientes, o equivalente a uma população de quase 40 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4,4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,8 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 4,6 mil km em construção.

Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

Veja também Precisamos pactuar programas estruturantes que alavanquem a cultura brasileira, diz ministra Margareth Menezes

Fonte FSB Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também