Como o ovo pode ser aliado da saúde mental e do bem-estar diário

Como o ovo pode ser aliado da saúde mental e do bem-estar diário – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Nutriente essencial para a produção de neurotransmissores, o ovo se destaca como alimento acessível e completo no apoio ao equilíbrio emocional.

Durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a importância da saúde mental, cresce a atenção para fatores que influenciam diretamente o bem-estar, como a alimentação.

Estudos apontam que nutrientes presentes em alimentos in natura e minimamente processados e processados podem impactar o humor, a energia e até a prevenção de transtornos como ansiedade e depressão. Nesse contexto, o ovo se destaca como um dos alimentos mais completos e acessíveis para apoiar o equilíbrio emocional e cognitivo.

Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil (IOB), o ovo reúne nutrientes fundamentais para a saúde do sistema nervoso. “O ovo contém aminoácidos como triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina, fenilalanina e tirosina ,precursores de norepinefrina que atua na regulação do cérebro.

Também fornece vitaminas do complexo B como, B2 B6, B12 e ácido fólico, colina, vitamina D e minerais como ferro, zinco, selênio e magnésio, todos com papéis essenciais no equilíbrio do humor, da memória, da concentração e da disposição”, explica a especialista.

Como o ovo pode ser aliado da saúde mental e do bem-estar diário

Evidências científicas reforçam a relação entre dieta e bem-estar

Pesquisas recentes confirmam que a nutrição tem papel decisivo na saúde mental. Uma revisão publicada no Journal of Affective Disorders mostrou que dietas ricas em triptofano estão associadas à melhora do bem-estar emocional e à prevenção da depressão.

Já estudos do National Institutes of Health (NIH) e revisões científicas destacam que a deficiência de vitaminas do complexo B, como B1, B6, B12, ácido fólico e vitamina D, pode aumentar o risco de sintomas depressivos, enquanto níveis adequados de magnésio, selênio, ferro e zinco ajudam no controle do estresse e da ansiedade.

Esses achados reforçam que incluir alimentos acessíveis e ricos em nutrientes, como o ovo, pode ser um passo simples e eficaz no cuidado com a saúde mental.

Nutrientes que apoiam a mente e as emoções:

Triptofano: favorece a produção de serotonina, regulando bem-estar, sono e ansiedade.

Vitaminas do complexo B: ajudam no metabolismo energético e reduzem sintomas de estresse e fadiga.

Colina: essencial para memória, aprendizado e funções cognitivas.

Ferro, zinco e magnésio: contribuem para o foco, energia e regulação do humor.

Proteína de alta qualidade: promove saciedade e estabilidade dos níveis de glicose, evitando oscilações bruscas de energia e humor.

Mais que alimento: parte de um estilo de vida saudável

O impacto positivo deste alimento na saúde mental deve estar associado a hábitos complementares, como sono adequado, prática regular de atividade física e uma dieta equilibrada. “Em um cenário em que os índices de ansiedade e depressão estão em alta no Brasil, incluir alimentos que fortalecem o sistema nervoso é uma estratégia simples e poderosa para o cuidado diário”, reforça Lúcia.

Como o ovo pode ser aliado da saúde mental e do bem-estar diário

 

Dicas práticas para o dia a dia, como o ovo pode ser aliado da saúde mental e do bem-estar diário:

Café da manhã: mexidos ou omelete com vegetais para energia e foco ao longo do dia.

Lanche da tarde: cozido como opção rápida, nutritiva e que ajuda a controlar a ansiedade.

Jantar:  pochê ou cozidos combinados a vegetais, favorecendo um sono reparador graças ao triptofano.

Além de nutritivo, o alimento é democrático: acessível, versátil e sustentável em comparação a outras proteínas animais. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo médio no Brasil chegou a 269 unidades per capita em 2024, reforçando seu papel como parte da alimentação cotidiana da população.

“Cuidar da saúde emocional também passa pelo que colocamos no prato. O  alimento é prático, acessível e com impacto direto no equilíbrio do corpo e da mente”, conclui a nutricionista.

Sobre o Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. Saiba mais em www.ovosbrasil.com.br

Veja também Natura investe em diversidade racial e amplia vozes negras no mercado e na sociedade

Fonte KR2 Comunicação Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também

1 Comment

Add yours

Comments are closed.