Missão internacional com Mariana Mazzucato para estudar o Carnaval MinC

Missão internacional com Mariana Mazzucato para estudar o Carnaval MinC – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

OMinistério da Cultura (MinC) recebe, entre os dias 6 e 13 de fevereiro de 2026, a economista Mariana Mazzucato, referência internacional em estudos sobre o valor público das artes e da cultura.

A visita marca o lançamento de uma missão internacional de pesquisa de campo sobre Carnaval, economia criativa e valor público, fruto de cooperação entre o MinC e o Institute for Innovation and Public Purpose (IIPP), da University College London (UCL), instituição dirigida por Mazzucato.
Missão

A missão percorre Rio de Janeiro, Brasília e Salvador e inaugura oficialmente a cooperação MinC–IIPP com a conferência magna intitulada “O valor público das artes e da cultura”, que acontecerá na capital federal, (09/02), e na capital baiana, dia (10/02).

A iniciativa integra o esforço do Governo do Brasil de reposicionar a cultura como eixo estratégico do desenvolvimento nacional, do planejamento estatal e do fortalecimento das capacidades públicas.

Diretora do IIPP/UCL, Mariana Mazzucato desenvolve pesquisas sobre a dinâmica da mudança tecnológica, o papel do setor público na inovação (incluindo as políticas “orientadas por missões”), e o conceito de valor público na economia.

Na cultura, tem escrito sobre o valor da cultura para o desenvolvimento e como manifestações culturais de grande escala, como o Carnaval, mobilizam ecossistemas produtivos complexos, articulam saberes tradicionais e contemporâneos e geram externalidades econômicas, sociais, simbólicas e urbanas que não se esgotam em métricas convencionais.

“Os marcos econômicos, com demasiada frequência, têm dificuldade em atribuir valor ao que realmente importa, preferindo medir o valor em termos de PIB, e não a partir de como vivemos, pertencemos e imaginamos futuros coletivos”, afirma a professora Mariana Mazzucato.

“Historicamente, governos em todo o mundo têm tido dificuldades para sustentar a importância da ação climática, do futuro das juventudes ou do financiamento das artes e da cultura, porque a economia convencional carece de instrumentos para reconhecer valores não mercantis, externalidades e resultados coletivos.

O Carnaval oferece um poderoso estudo de caso: ele demonstra como grandes manifestações culturais geram valor nas dimensões econômica, social e territorial, um valor que não pode ser capturado por métricas tradicionais.”

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a iniciativa reafirma a centralidade da cultura no projeto de país. “O Carnaval é expressão cultural, força econômica e elo social. Tratá-lo como objeto de pesquisa estruturante é reconhecer a cultura como política pública essencial”, destaca.
Valor público das artes e cultura

Ao longo do último ano, o UCL IIPP desenvolve o programa de pesquisa Valor Público das Artes e da Cultura (Public Value of Arts and Culture – PVAC), visando deslocar o debate sobre cultura na economia para além dos chamados “setores criativos” e em direção a uma economia criativa, na qual a cultura ocupa um lugar central na definição, na criação e na distribuição de valor.

As artes e a cultura devem ser tratadas como elementos de potencial estruturante das políticas públicas e como condição prévia para a transformação econômica, pois moldam o sentido coletivo, a capacidade pública e o bem-viver.

O projeto de pesquisa tratará o Carnaval não como um evento pontual, mas como um sistema social e econômico de produção que opera ao longo de todo o ano. O Carnaval é o espaço onde identidade, pertencimento, dignidade, alegria e imaginação de futuros coletivos desejados se tornam visíveis.

Ele mobiliza sistemas complexos de trabalho (frequentemente informais), cadeias de formação de competências e cadeias produtivas, gerando externalidades dinâmicas nos níveis individual, econômico e social.

Além disso, exige coordenação contínua entre o espaço cívico, as instituições públicas, as organizações comunitárias e os financiadores – apontando para as capacidades institucionais necessárias para um modelo de desenvolvimento baseado na cultura.
Objetivos da missão

O projeto de pesquisa de campo, a ser concebido conjuntamente pelo MinC e pelo UCL IIPP, pretende coletar evidências preliminares, realizar engajamento institucional e estruturar as bases metodológicas para a parceria de longo prazo sobre Carnaval, economia criativa e valor público, que será desenvolvida ao longo do período de 2026 a 2028.
Além disso, pretende:

mapear diferentes modelos de organização institucional do Carnaval;

observar cadeias produtivas, ecossistemas culturais e dinâmicas territoriais;

analisar formas de planejamento, financiamento e regulação das políticas carnavalescas;

engajar gestores públicos, pesquisadores, artistas e lideranças comunitárias;

aprofundar referenciais sobre valor público das artes, economia da cultura e capacidades estatais.
O que a investigação permitirá

A partir da missão, o Ministério da Cultura pretende desenvolver métricas mais abrangentes de valor público da cultura, compreender fluxos econômicos formais e informais da economia criativa, fortalecer a capacidade de planejamento do Estado e identificar sinergias entre políticas culturais, desenvolvimento urbano, turismo e economia.

Segundo a secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão, a parceria inaugura etapa das políticas culturais brasileiras. “Estamos construindo bases analíticas para planejar a cultura de forma contínua, integrada e estratégica, ampliando sua contribuição para o desenvolvimento”, afirma.

Três cidades, múltiplos arranjos

No Rio de Janeiro, a missão ocorre nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, com foco nas escolas de samba, nos blocos de rua, na governança e no ecossistema produtivo. Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que a festa movimentou cerca de R$ 4 bilhões em 2020.

Em Brasília, no dia 9, a agenda focará na articulação estratégica interministerial, com reuniões e palestra sobre “O valor público das artes e da cultura”, que apresenta os fundamentos da cooperação MinC–IIPP.

Por fim, em Salvador, a economista participa no dia 10 de fevereiro, do Fórum de Economia Criativa, realizado pelo MinC e a Escola Solano Trindade de Cultura e Economia Criativa. A pesquisa de campo se volta aos arranjos do Carnaval baiano, com visitas aos blocos afros e encontros institucionais nos dias 11, 12 e 13/02.

A cooperação MinC–IIPP posiciona o Brasil como referência internacional na reflexão sobre cultura, economia e políticas públicas, colocando o Carnaval no centro do debate global sobre valor público, desenvolvimento e democracia cultural.
Por que Mariana Mazzucato importa?

Mariana Mazzucato é uma das economistas mais influentes do mundo por questionar como o valor é criado na economia e qual é o papel do Estado no desenvolvimento. Suas pesquisas demonstram que políticas públicas e decisões coletivas são centrais na geração de valor econômico e social.

Suas abordagens têm influenciado governos e instituições internacionais ao redor do mundo, especialmente no desenho, no financiamento e na avaliação de políticas públicas. Nos últimos anos, seu trabalho passou a incorporar as artes e a cultura como dimensões estratégicas do valor público, ampliando o lugar da cultura nas agendas contemporâneas de desenvolvimento.

É nesse contexto que sua colaboração com o Ministério da Cultura ganha relevância. Ao analisar o Carnaval brasileiro, Mazzucato contribui para reposicionar a cultura no centro das políticas públicas e do planejamento do Estado.
Quem é Mariana Mazzucato

Mariana Mazzucato (PhD, CBE, FREcon) é professora de Economia da Inovação e de Valor Público na University College London (UCL), onde é Diretora Fundadora do UCL Institute for Innovation & Public Purpose (IIPP).

Entre seus livros premiados estão: O Estado Empreendedor: desmascarando os mitos do setor público versus setor privado (2013), O Valor de Tudo: Produção e Apropriação na Economia Global (2018), Missão Economia: Um Guia Inovador para Mudar o Capitalismo (2021) e A Grande Falácia: Como a Indústria da Consultoria Enfraquece as Empresas, Infantiliza Governos e Distorce a Economia (2023).

Missão internacional com Mariana Mazzucato para estudar o Carnaval MinC

Missão internacional com Mariana Mazzucato para estudar o Carnaval MinC

 

Serviço:

Missão Internacional MinC com Mariana Mazzucato sobre o Carnaval

Rio de Janeiro

Datas: 06,07,08/02

Brasília

Data: 09/02

Salvador

Datas: 10,11,12,13/02

Release versão inglês: Link

 

Veja também Cirurgia Reparadora, Dr. Rafael Paccanaro explica como recuperar contorno corporal após grande emagrecimento 

Fonte Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também