Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP

Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Mês da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência reacende o debate sobre a importância da inclusão nas escolas e valoriza o trabalho invisível de cuidadores.

Setembro Verde é o mês em que o país volta seus olhos para a luta das pessoas com deficiência. Mas, por trás das campanhas e discursos oficiais, quem enxerga os bastidores desse enfrentamento?

Longe das manchetes e essencial para as conquistas, existe uma rede quase invisível formada por cuidadores e entidades que, junto com as famílias e escolas, têm garantido o direito a uma educação de fato mais inclusiva.

Isso porque, no papel, o Brasil possui um dos marcos legais mais avançados do mundo, mas, na prática, as dificuldades são diárias e dependem dessa força coletiva.

A dimensão desses desafios é revelada pelo último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. Segundo os dados, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% da população com dois anos ou mais.

E quando se olha para a educação, as desigualdades são gritantes. Entre pessoas com deficiência de 25 anos ou mais, 63,1% não concluíram sequer o ensino fundamental, o que representa quase o dobro da proporção entre as pessoas sem deficiência (32,3%).

Os índices evidenciam que a permanência e progressão das pessoas com deficiência na educação ainda é desafiadora, embora muito se fale em educação inclusiva.

 

Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP

Inclusão na prática

Os entraves que explicam esse abismo são diversos. Partem de simples barreiras físicas nos prédios antigos de escolas e que impedem o aluno de chegar onde precisa, até a ausência de apoio institucional adequado.

É nesta segunda situação que se enquadra o atendimento prestado pela Conviva Serviços, empresa com mais de três décadas e especializada em fornecer o serviço de cuidador para escolas públicas e privadas em todo o Brasil. Atualmente, presente com força na Capital, a empresa está em expansão pelo Interior de SP por meio de contratos com o governo do Estado e prefeituras, sendo hoje a peça-chave na inclusão diária de mais de 10 mil estudantes com algum tipo de deficiência.

“Quando o aluno enquadrado nessa condição conta com o apoio do cuidador, ele se sente mais acolhido e se abre mais ao aprendizado. A prova disso está nos inúmeros relatos de mães e também de educadores que recebemos das centenas de escolas em que já atuamos, especialmente no Estado de São Paulo e Mato Grosso. Os relatos mais impressionantes são sobre crianças com autismo, que deixaram de ter crises ao frequentar a escola.

Alunos que não demonstravam afeto e passaram a demonstrar carinho não só com os cuidadores, mas também com os colegas de sala e a equipe escolar.

Maíra Pizzo, diretora da Conviva Serviços, entidade de Bauru que atua com

força na Capital e está em expansão pelo Interior – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

 

Crianças que não se comunicavam de forma verbal e passaram a falar. Tivemos até um aluno autista que passou a deixar a cadeira de rodas para se locomover após incentivo da cuidadora”, destaca Maíra Pizzo, diretora da Conviva. “São resultados de um investimento constante que temos em capacitação e atualização dos nossos cuidadores, sobretudo para que, além dos cuidados básicos inerentes ao atendimento, eles criem situações que ajudem esses estudantes a conquistarem mais autonomia”, reforça Maíra.

Também chamado de Profissional de Apoio Escolar (PAE), o cuidador tem como papel auxiliar os estudantes com deficiência na rotina diária, como na alimentação, locomoção e higiene, além de contribuir com desenvolvimento da autonomia e com a socialização, tornando o ambiente escolar mais digno, seguro e confortável.

 

Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP

Décio Santiago, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência,

reforça a importância da presença dos cuidadores em escolas – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

 

Vice-presidente do Conselho Nacional da Pessoa Com Deficiência (Conade), Décio Santiago conhece a Conviva e avalia a importância da presença dos cuidadores nas escolas. “Seja na sala de aula, no recreio ou nas atividades de higiene, o trabalho dos cuidadores é peça essencial de um bastidor que dá vida à educação inclusiva. E quando pensamos a escola para acolher uma criança com deficiência, criamos um espaço melhor para todas”, avalia Santiago.

Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP

Está na lei

A presença desses profissionais nas escolas é prevista pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, vigente desde 2008, e reforçada na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Em 2016, o Plano Estadual de Educação de São Paulo também preconizou o direito ao PAE do aluno com deficiência, reforçando essa política na esfera estadual.

Hoje, contudo, muitos municípios do Interior e estado afora ainda não contam com esse apoio, considerado essencial para que a educação inclusiva seja colocada em prática. “O Brasil tem políticas públicas robustas, mas ainda peca na execução. É preciso garantir que a inclusão não fique só no papel. Não existe educação inclusiva sem acesso. É na convivência escolar que se constrói respeito, igualdade e pertencimento. Quando a inclusão acontece de verdade, todos ganham, os alunos com e sem deficiência, as famílias e até a própria comunidade”, observa o vice-presidente do Conade.

Sobre a Conviva

Com três décadas de atuação, a Conviva Serviços exerce importante papel para a educação inclusiva no Brasil. É considerada uma das principais entidades privadas a se especializar para atender aos alunos com deficiência na escola regular, através do cuidador, também chamado de Profissional de Apoio Escolar. 

A Conviva Serviços está presente em todo o território nacional com importantes atuações em São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e outros diversos estados. E, além do apoio escolar, oferece equipes multidisciplinares em seu quadro funcional.

Veja também Volkswagen Amarok 2026 chega com novidades e edição especial de aniversário

Fonte Lettera Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – Setembro Verde: conheça os bastidores que dão vida à educação inclusiva no Interior de SP

 

Apoio página:

https://portalfrotista.com.br/

Veja também