Parque Ibirapuera em São Paulo acumula prêmios e consolida gestão da Urbia como referência em espaços públicos

Parque Ibirapuera em São Paulo acumula prêmios e consolida gestão da Urbia como referência em espaços públicos – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – Divulgação Urbia.

Certificações e votações populares mostram evolução do modelo de concessão e percepção positiva do público.

A Urbia, responsável pela gestão do Parque Ibirapuera desde 2020, consolidou-se como uma das principais plataformas de administração de parques urbanos no país. Ao longo dos últimos anos, a concessionária tem investido na modernização da infraestrutura, na qualificação dos serviços e na promoção de atividades culturais e esportivas, elevando a experiência dos visitantes no coração da maior metrópole do país.

Um dos reflexos desse trabalho é o alto índice de aprovação do público. Segundo as Pesquisas de Satisfação do Usuário realizadas pelo poder concedente, o parque registra nota 9 em 10 — equivalente a 90% de aceitação entre frequentadores.

A atuação da Urbia vem sendo reconhecida por diferentes instituições. Em 2025, o Parque Ibirapuera foi contemplado no Gri Awards, premiação do GRI Institute que destaca os empreendimentos que mais se sobressaem no setor de real estate, incluindo projetos de alto impacto social, aderência a práticas ESG e iniciativas exemplares de gestão urbana.

O reconhecimento também vem do público. Pelo quarto ano consecutivo (2022–2025), o Ibirapuera foi eleito um dos “Mais Amados” da cidade na pesquisa anual da Veja São Paulo. No cenário internacional, foi incluído no Travellers’ Choice Best of the Best, do TripAdvisor — categoria que reúne menos de 1% das atrações avaliadas globalmente, considerando exclusivamente avaliações recentes de usuários.

No campo cultural, o Parque Ibirapuera foi eleito Patrimônio Cultural no The Best of Lifestyle Awards 2025, promovido pela GoWhere em parceria com a Jovem Pan, que destaca marcas e iniciativas de relevância em segmentos ligados à cultura, lazer e comportamento.

A concessionária também recebeu reconhecimento público local: o Ibirapuera foi apontado como o destino mais visitado nos dias do programa Domingão Tarifa Zero, iniciativa da Prefeitura que oferece gratuidade no transporte municipal aos domingos.

Além desses destaques, a Urbia também foi reconhecida por iniciativas nos campos de gestão, design e ESG nos últimos anos no âmbito nacional e internacional:

Menção Honrosa no Prêmio P3C 2025 – categoria Melhor Gestão Privada de Projetos Municipais – O reconhecimento destacou projetos de setores de infraestrutura, áreas sociais e ativos ambientais.

A premiação contemplou tanto iniciativas de Poderes Concedentes, Agências Reguladoras e Concessionárias que se sobressaíram na estruturação ou gestão de contratos de infraestrutura, quanto profissionais cuja atuação contribuiu de forma relevante para o desenvolvimento do setor;

iF Design Award 2023 – Quadras da Nike no Ibirapuera — Um dos prêmios de design mais tradicionais do mundo, organizado pelo iF International Forum Design GmbH, que avalia projetos em 9 disciplinas e 82 categorias com júri especializado internacional;

ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) – Prêmio Melhores Práticas ESG — Reconhecimento ao Programa Escola no Parque, desenvolvido na Central de Reciclagem Ibirapuera, por incentivar iniciativas ambientais, sociais e de governança no setor cultural e de entretenimento.

Os reconhecimentos, que envolvem tanto avaliações populares quanto análises técnicas de entidades especializadas, reforçam a relevância do Ibirapuera como espaço de lazer, cultura e convivência, e apontam para a consolidação de novos modelos de gestão de parques urbanos na cidade.

Parque Ibirapuera em São Paulo acumula prêmios e consolida gestão da Urbia como referência em espaços públicos

 

Parque Ibirapuera em São Paulo acumula prêmios e consolida gestão da Urbia como referência em espaços públicos

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza.

Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado).

Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano.

Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação;

Também Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão.

Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

Veja também 3 Corações amplia portfólio de cápsulas com lançamentos que exaltam as origens brasileiras e a diversidade de sabores  

Fonte Urbia Parques Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também