União lança linha de cápsulas de café espresso

União lança linha de cápsulas de café espresso e aposta em experiência de marca para movimentar gôndolas e criar conexão com o shopper – Cápsulas União – Foto: Divulgação.

  • Com cinco versões e proposta sensorial proprietária, nova linha de cápsulas da União fortalece presença da marca no varejo alimentar, combinando qualidade, sabor e conveniência como diferencial competitivo;
  • Pesquisa realizada pela Camil, em parceria com AOCUBO Pesquisa, aponta que 97% dos consumidores de café em cápsula no Brasil priorizam o consumo dentro de casa, reforçando a aderência da proposta da marca ao comportamento atual do shopper.

União, marca presente há mais de um século na vida dos brasileiros, acaba de lançar sua linha Café Espresso União, marcando sua entrada no mercado de cápsulas de café no Brasil. O lançamento, que chega às principais redes de varejo físico e digital nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresenta cinco variedades desenvolvidas para oferecer uma experiência sensorial completa, combinando tradição, sabor e praticidade. A iniciativa faz parte da estratégia da marca de ampliar seu portfólio, fortalecer sua presença nas gôndolas e atender a uma demanda crescente dos consumidores por soluções que unam qualidade, conveniência e conexão emocional.

Segundo levantamento realizado pela AOCUBO Pesquisa, empresa especializada em estudos de mercado e comportamento do consumidor, encomendado pela Camil em julho de 2024, 97% dos consumidores de café em cápsula no Brasil consomem a bebida em casa. O estudo revela que as cápsulas ocupam um papel de destaque na rotina, coexistindo com outros formatos, como o café coado e o solúvel, e atendendo tanto momentos individuais quanto de socialização. A média de consumo varia entre 1 e 5 cápsulas por dia, dependendo do perfil do consumidor e da ocasião de consumo.

União lança linha de cápsulas de café espresso

De olho nesse comportamento e nas demandas crescentes por praticidade, qualidade e experiências sensoriais no consumo de café, a União desenvolveu sua linha de Cápsulas Espresso. O lançamento foi pensado para atender exatamente esse consumidor que valoriza sabor, confiança e rituais de pausa no dia a dia. Compatíveis com o Sistema Nespresso® Original, as cápsulas oferecem cinco opções de intensidade e perfis sensoriais distintos, que também permitem harmonizações capazes de realçar suas notas e tornar a experiência ainda mais surpreendente:

  • Amaro (Intensidade 12) – com notas tostadas e de chocolate amargo.
  • Ristretto (Intensidade 11) – intenso e marcado por nuances de castanha.
  • Classico (Intensidade 9) – um clássico com toques de amêndoas e caramelo.
  • Velluto (Intensidade 8) – equilibrado e frutado.
  • Ristretto Decaffeinato (Intensidade 9) – opção descafeinada para qualquer hora.

União lança linha de cápsulas de café espresso

As regiões Sudeste e Sul, responsáveis por 41,8% e 14,7% do consumo nacional de café respectivamente, são os principais focos da campanha, segundo dados da ABIC (2024). Esse lançamento acontece em um momento estratégico, considerando o crescimento contínuo do mercado e a consolidação do Brasil como segundo maior consumidor de café do mundo, de acordo com o mesmo levantamento. E para se destacar em um mercado competitivo e exigente, as Cápsulas União chegam com atributos que se traduzem diretamente em diferencial percebido pelo consumidor.

De acordo com a pesquisa AOCUBO (jun/24), a crema – atributo essencial para os apreciadores de café espresso – foi destacada como diferencial no Café Espresso União por 42% dos entrevistados, superando a concorrência em 17 pontos percentuais. A percepção de sabor foi avaliada como excelente por 38%, 16 pontos acima do líder de mercado, e 73% dos consumidores demonstraram intenção clara de compra após experimentarem o produto.

“Estamos unindo a força de uma marca centenária à inovação que o mercado exige. As cápsulas são uma resposta ao consumidor que busca o sabor autêntico do café espresso aliado a praticidade oferecida pela categoria de cafés em cápsulas”, afirma Flavia Molina, Chief Marketing Officer (CMO) da Camil Alimentos.

Os produtos da linha já estão disponíveis nas principais redes varejistas de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

SOBRE A CIA UNIÃO

Com 115 anos de história, a Cia União é uma das marcas mais tradicionais do Brasil no segmento de açúcar e confeitaria, sendo sinônimo de qualidade, sabor e afeto para gerações de brasileiros.

Vencedora do prêmio Top of Mind na categoria de açúcar por 24 anos consecutivos, a marca é reconhecida por seu amplo portfólio de produtos, que inclui diversas opções de açúcares, adoçantes e café. Desde 2022, Camil Alimentos consolidou a entrada de união no segmento café.

A chegada do produto se destacou com as opções Tradicional e Extraforte. Agora, Café União marca, novamente, sua força no mercado com a chegada da Cápsulas Café União Espresso.

Ao longo de sua trajetória, União se manteve relevante ao aliar tradição à inovação, sendo pioneira ao incluir receitas nas embalagens e, em 1957, ao inaugurar a primeira Cozinha Experimental União — batizada de Doce Lar — fortalecendo ainda mais sua conexão com os consumidores.

Em 2012, a marca passou a integrar o portfólio da Camil Alimentos, ampliando seu alcance e se adaptando às novas demandas do mercado. Para saber mais sobre a história e os negócios de União e entender por que ela faz parte das memórias afetivas de tantas famílias brasileiras, visite o site oficial.

Veja também Sabores da Orla 2025 chega à 8ª edição com mais de 150 quiosques

Fonte Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também