Acontece a abertura da cúpula do G20 no Rio de Janeiro – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal.
O grupo atua como o principal espaço de colaboração econômica global, se destaca como o principal espaço de colaboração econômica global.
Sua função é crucial na formação e no fortalecimento das estruturas e da governança mundial em relação às principais questões econômicas internacionais.
O grupo possui uma liderança que se alterna anualmente. O Brasil assumirá a presidência em 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024.
Originalmente, o foco era em temas macroeconômicos, mas a sua agenda se broadenou para abranger assuntos como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e luta contra a corrupção.
O encontro reúne os líderes dos países que fazem parte do grupo. A palavra “Cúpula”, derivada do inglês “Summit”, significa o ponto mais elevado de uma montanha.
Assim, a Cúpula representa o clímax das mais de cem reuniões que ocorrem durante o ano.
O G20 é formado por 19 nações (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia)
E por duas entidades regionais: a União Africana e a União Europeia.
Os países que fazem parte são responsáveis por aproximadamente 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mais de 75% do comércio internacional e cerca de dois terços da população do planeta.
Acontece a abertura da cúpula do G20 no Rio de Janeiro
Veja também Confraria das Mulheres 40+ realiza primeiro encontro Boutique Patricia Camacho Luxury Shoes
Fonte G20.org/pt-br – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – Créditos https://www.flickr.com/photos/g20brasil24/