Live com Roberto Ferrari Pres Aclasp

Live com Roberto Ferrari Pres Aclasp, escritor e poeta. E hoje 05/05 às 16h00 Robeerto Ferrari, será nosso convidado, teremos um bate papo em live com a Jornalista Jo Ribeiro no @portaljoribeiro, imperdível!

Roberto faz parte de várias Academias de Letras em todo o Brasil e exterior, entre elas, a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, fundada em 1910, onde assumiu a cadeira 39, cujo patrono é Vinícius de Moraes.

É atual presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo – ACLASP. A Aclasp tem corpo diretivo responsável, como Zaine Assaf, por Diretora de Relações Públicas da Academia e demais membros diretores, como Vice-Presidente Jamil Hassan.

Confira também O escritor Roberto Ferrari lança seu livro A Escolha

A biografia do Poeta do Amor: Roberto Augusto de Piratininga Ferrari   –  Escritor e poeta.

Live com Roberto Ferrari Pres Aclasp
Live com Roberto Ferrari Pres Aclasp

Roberto Augusto de Piratininga Ferrari nasceu dia 23 de abril de 1957, em São Paulo. 

Passou a infância no bairro do Pacaembu e, aos dez anos, mudou-se com a família para o então recém-criado bairro de Cidade Jardim, que na época ainda tinha ruas de terra. 

Estudou no Colégio Santo Américo e passou no vestibular para duas faculdades: administração de empresas, na Fundação Getúlio Vargas, e engenharia civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Cursou as duas ao mesmo tempo até optar pela engenharia. Mais tarde voltou a FGV onde fez pós-graduação.

Iniciou a vida profissional como professor dando aulas no Colégio Mackenzie.

Entre os anos de 1986 e 2011 dedicou-se a diversas atividades empresariais, com destaque para o comando de uma fábrica de talheres descartáveis. Foi responsável pela popularização do conceito de descartáveis e orientou seu trabalho para o aproveitamento máximo dos refugos e sua reinserção na produção.

Em 1990, quase morreu em um acidente de carro. Dormiu na direção e acordou no hospital com diversas fraturas em todo o corpo.

Com muita determinação, força de vontade e intensas sessões de fisioterapia, ao fim de um ano e meio pode voltar a andar e se movimentar sem sequelas.

Em 1997 vendeu a fábrica de descartáveis e iniciou uma pós-graduação em Analise de Sistemas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua monografia DELPHI: Linguagem de Programação Visual, uma Visão Sintética foi utilizada nos cursos de graduação de Ciências da Computação da Universidade como material de estudo.

Paralelamente, desde criança gostava muito de ler e escrever. Aos sete anos ganhou de seu pai a coleção completa de Monteiro Lobato com 15 volumes.

Leu inteira e passou aos contos de Tarzan, Mil e uma noites, até enveredar pelos filósofos clássicos – Platão, Sócrates –, grandes romancistas – Ernest Hemingway, Aldous Huxley – e best sellers como O Poderoso Chefão, de Mario Puzo, e as obras de Sidney Sheldon e Stephen King.

Este último, aliás, é a maior influência do autor na criação de seus romances policiais e de terror, cujos enredos enfocam quase sempre a ação de serial killers.

Sob influência dessa miscelânea de estilos, aos 18 anos começou a escrever poesias para conquistar namoradas. Escrevia em toda parte: cadernos, guardanapos, folhas soltas.

Sua primeira mulher, Precila, com quem foi casado durante 11 anos, guardava tudo em pastas.

Porém, veio a falecer em 1999 de uma maneira trágica: descobriram que estava com leucemia durante a gravidez da primeira filha do casal, teve parto prematuro e morreu vinte dias depois.

A menina foi criada pela mãe de Roberto, tendo-o sempre por perto. É uma jovem forte e saudável e se chama Thaís Maria.

A perda da esposa foi sucedida por um período de muito sofrimento. Roberto conseguiu superar porque acreditava que o destino lhe reservava ainda muitas coisas boas.

De fato, sete meses depois, conheceu em um churrasco na casa de um amigo, aquela que viria a ser sua segunda mulher, Sumaya, com quem está casado até hoje e tem um filho que se chama Caio Damião.

Ao descobrir as pastas com os poemas guardados, Sumaya incentivou o marido a disseminar seus escritos e investir na carreira de escritor.

O primeiro passo foi a criação do grupo You and I no Facebook – atualmente com cerca de 345.000 inscritos e 500 novos inscritos por dia – para postar suas poesias.

Criou também um perfil pessoal, que rapidamente extrapolou 5.000 amigos (máximo permitido pelo Facebook), levando-o a abrir outros perfis pessoais – no total são quatro – todos com 5.000 amigos, e uma fanpage com aproximadamente 20.000 seguidores.

Graças ao sucesso e aos bons retornos, a partir de 2011, Roberto Ferrari tornou-se exclusivamente de escritor e poeta. Desde então, participou de mais de 100 antologias poéticas e lançou dez livros nos gêneros poesia e policial/terror. Os títulos são (clique nos títulos para ver mais):

O mais recente livro : SENTIDO DO AMOR

Sinopse

O Livro Sentido do Amor reúne poesias que falam sobre o amor. Continuo a minha missão que é espalhar cultura e amor, pois no mundo de hoje estamos precisando dos dois, mas muito mais do amor.

Meu livro de poesias tem uma proposta para as pessoas que estão começando ou já estão se relacionando que é a seguinte:

Convide seu parceiro ou sua parceira para tomar um vinho e escolha uma poesia deste livro e leia para a pessoa amada. Com certeza seu relacionamento vai ficar muito melhor.

Poesias

1. Sublime amor
2. Juras apaixonadas
3. Ventos da paixão
4. Refúgio da alma
5. Fundamental como o amor
6. Intenso como a vida

Policial/terror
1. Identidade assassina
2. Negócios de sangue
3. Mansão Molnár
4. O Ceifador de Almas

Assistam  Instagram @portaljoribeiro

Preparem as perguntas, aguardamos vocês!

Fonte Roberto Ferrari – Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Live com Roberto Ferrari Pres Aclasp

Veja também