Manu Gavassi apresenta álbum visual “GRACINHA”

Manu Gavassi apresenta álbum visual “GRACINHA”, uma jornada fictícia (ou quase) sobre autoconhecimento e libertação. Projeto já está disponível no Disney+.

Parece ser um universo paralelo em que Kurt Cobain e Clarice Lispector estão conectados por uma mesma linha narrativa. E até é, no fim das contas. 

Bem-vindas e bem-vindos ao Universo Cinematográfico de Manu Gavassi, fiquem à vontade. Aqui, o inesperado se conecta, se transforma, se completa. Como vocês perceberão nos primeiros dos 41 minutos do álbum visual “GRACINHA”, uma história pessoal e ao mesmo tempo lúdica sobre identidade, libertação e renascimento de Manu Gavassi. 

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Manu Gavassi apresenta álbum visual "GRACINHA"
Manu Gavassi apresenta álbum visual “GRACINHA”

Lançado nesta sexta-feira (26 de novembro), com exclusividade pelo Disney+, o filme está intrinsecamente ligado à narrativa já apresentada por Manu Gavassi no álbum de mesmo nome que chegou às plataformas de streaming duas semanas antes, no dia 12. 

“GRACINHA”, o álbum visual, tem direção criativa e roteiro de Manu Gavassi e co-direção dividida entre ela e Gabriel Dietrich. A produção do projeto é assinada pela F/Simas, escritório que gerencia a carreira da artista e que tambem atua como produtora de conteúdo no mercado audiovisual. A direção de fotografia foi de Nicholas Bluff, direção de arte foi assinada por Ana Arietti, a direção de coreografia ficou com Maitê Molnar, Krisna Carvalho assinou a direção de maquiagem e Carol Roquete foi a diretora de figurino.

O elenco principal conta com João Côrtes, Paulo Miklos, Ícaro Silva, Fábio Porchat, Titi Ewbank Gagliasso, Amaro João de Freitas Neto, Samuel De Saboia, João Mandarino e, é claro, Manu Gavassi. O nome dos personagens foi propositalmente omitido deste texto para evitar estragar algumas surpresas do filme. 

Houve quem achasse que Manu Gavassi estava escondida em algum retiro espiritual nos últimos dois anos desde que deixou o BBB 20 após aquela participação histórica. Risos. Em vez disso, Manu trabalhava para deixar uma parte de si para trás, justamente a personagem de “Gracinha”, tanto no filme quanto no álbum produzido por Lucas Silveira. Um trabalho não existiria sem o outro. 

Aliás, “GRACINHA” é tão assombrosamente autobiográfico que começou a germinar com uma música como “Eu nunca fui tão sozinha assim”, em que Manu questiona a popularidade adquirida durante a estadia na casa mais vigiada do Brasil. Ao deixar Curicica, ela se viu em uma realidade que não era familiar (a nossa, em meio a pandemia do coronavírus) e com uma tonelada de peso nos ombros graças ao ótimo trabalho de marketing realizado durante a passagem pelo reality da Globo. 

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E por algum tempo pós-BBB, Manu replicou a personagem que já havia vivido outras vezes, em roteiros, em atuações, em canções. Mestra do auto-deboche, ela criou “Deve Ser Difícil Dormir Sem Mim”, por exemplo, um clipe de mais de 10 minutos (alô, Taylor Swift, temos uma criadora de tendências aqui), em que se vestia como uma  diva pop autoconfiante. 

Neste período, Manu Gavassi entendeu duas coisas sobre si mesma: fazer piada sobre suas falhas era autodefesa; e era hora de mudar para não ser refém desta mesma personagem. 

Em dezembro de 2020, escreveu “GRACINHA”, a música-título para o projeto. Em um sonho – e ela jura que foi realmente em um sonho – a narrativa do álbum visual se apresentou quase completa. A história gira em torno desta bailarina de teatro que questiona o zeitgeist e o que significa ser artista, enquanto tenta se desvencilhar de quem enxerga a arte como número. Para ela, arte é sensação, toque na pele, é dança e expressão e não ingressos vendidos. 

Tudo cresceu a partir dali, quase um ano antes do lançamento. Manu apresentou a proposta para plataforma Disney+ em dezembro, no final de janeiro gravou o disco e, entre março e abril de 2021, filmou o álbum visual. Neste meio tempo, durante três meses, cursou balé contemporâneo para dar conta de todas as performance do vídeo. 

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Enquanto buscava uma locação, Manu se encantou pelo Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto. A cidade (e o espaço) ofereciam uma qualidade atemporal que a narrativa de “GRACINHA” pedia, com suas ladeiras de ruas de pedra e edificações de séculos que se passaram. 

Para gravar em uma cidade com uma das maiores heranças escravocratas do Brasil, “GRACINHA” subverte a história real: no trono, como rei e rainha desta jornada, estão Loic Koutana e Anna Luiah, resplandecentes e preciosos, ampliando a narrativa do trabalho. 

É impossível determinar o tempo e espaço de “GRACINHA”, porque cada personagem tenha um figurino de brilhos e cores que parecem vir de um lugar do passado, também vemos um Tamagotchi (também conhecido como bichinho virtual) e um filtro de água presente em 10 a cada 10 escritórios brasileiros que nos lembram que a vida, às vezes, é um The Office. 

Por isso, a cabeça dá um nó quando encontra, meio escondido como se fosse um easter egg dos filmes da Marvel, uma citação de “Smells Like Teen Spirit”, de Kurt Cobain. Agora, aqui estamos, nos entretenha”, berrava o vocalista do Nirvana. No Universo Cinematográfico de Manu Gavassi, o trecho surge em cena no convite para a apresentação da Gracinha, cuja volta aos palcos é aguardadíssima por aquela sociedade. 

Sim, é uma crítica à obrigatoriedade de entreter e, principalmente, é uma exaltação à liberdade. Já no ápice da sua jornada, a heroína lê um trecho de um texto de Clarice Lispector: “O mecanicismo exige e exige a minha vida. Mas eu não obedeço totalmente: se tenho que ser um objeto, que seja um objeto que grita”.

E tudo isso, de Nirvana a Lispector, é “GRACINHA”. Manu Gavassi se recusa a ser quem exigem que ela seja. Libertando-se de uma imagem criada para si pelos outros – e despindo-se corajosamente da personagem que usou por tanto tempo para se proteger –, ela cria um corajoso álbum visual rico em detalhes, conta uma jornada inspiradora e mexe com as estruturas do o pop brasileiro com um formato que não se vê por aqui. E falaram que ela estava em um retiro, tsc, tsc, tsc.   

Pedro Antunes é jornalista, crítico musical, colunista e sugere que a artista registre o nome de “Universo Cinematográfico de Manu Gavassi” antes que seja tarde demais. E adoraria uma porcentagem desta criação também, risos.

Manu Gavassi apresenta álbum visual “GRACINHA”

GRACINHA 
O Álbum Visual de Manu Gavassi 

Gracinha | Manu Gavassi 
Narrador | João Côrtes 
Baselitz | Paulo Miklos 
Zul | Ícaro Silva 
Pianista | Amaro João de Freitas Neto 
Artista Plástico | Samuel De Saboia 
Percy | João Mandarino 
Maria | Manu Gavassi 
Catarina | Titi Ewbank Gagliasso 
Participação Misteriosa | Fábio Porchat

Direção | Manu Gavassi e Gabriel Dietrich 
Direção Criativa | Manu Gavassi 
Roteiro | Manu Gavassi 

Produção Musical | Lucas Silveira 
 
Engenheiro de Mixagem | Moogie Canazio 
Engenheiro de Masterização | André Dias 
 
Trilha Incidental Orquestrada | Lucas Lima 

Direção de Fotografia | Nicholas Bluff 
Direção de Arte | Ana Arietti 
Direção de Coreografia e Movimentos | Maitê Molnar 
Direção de Maquiagem | Krisna Carvalho 
Direção de Figurino | Carol Roquete 

Preparadora  Vocal | Magali Mussi  

Produzido por F/SIMAS 
 
Produção Executiva | Felipe Simas e Isadora Silveira 
Direção de Produção | Leila Maria de Oliveira 
Coordenação de Produção | Bráulio Drumond e Carolina Bim 
Relações Públicas | Mariana Madjarof 

Coordenação de Logística | Hugo Coutinho 
Assistente de Produção | Gabriele Oliveira, Heloísa Lima e Cristiano Menezes  

Produção de Elenco | Maria Fernanda Drumond 

Mídias Sociais | Sabrina Vasconcelos 
Assessoria de Imprensa | Access Midia 

 
GRACINHA 
Letra e Música: Manu Gavassi 
 
Eu nunca fui tão sozinha assim 
Letra: Manu Gavassi, Thibaud Van Hooland 
Música: Manu Gavassi e Lucas Silveira 
 
Reggaeton triste 
Letra: Manu Gavassi 
Música: Manu Gavassi e Lucas Silveira 
 
(não te vejo meu) 
Letra e Música: Manu Gavassi 
 
Bossa Nossa 
Letra e Música: Manu Gavassi 

Catarina 
Letra e Música: Manu Gavassi 
 
CANSEI 
Letra e Música: Manu Gavassi 
 
Tédio 
Letra: Manu Gavassi, Alice et Moi 
Música: Manu Gavassi, Lucas Silveira, Tiago Abrahão 
 
Contribuições Artísticas (Fase 1) | Luigi Parisi e Pedro Bolo 
 
Primeira Assistente de Direção | Zoe Yasmine 
Primeira Assistente de Direção (Fase 1) | Tays Perez 
Segunda Assistente de Direção | Amanda Novaes 
Continuísta | Michele Frantz 

 
Operador de Steadicam | Gustavo Morozini 
Primeiro Assistente de Câmera | Alessandro Valese 
Segundo Assistente de Câmera | Alfredo Desio 
Logger | Murilo Salazar 
Video Assist | Dario Alonso 
Câmera 16mm | Nestor Grun 
Making Of | Breno Galtier 
 
 
Artista Visual Convidado | Rafael Silveira 
Artes Gráficas | Fernando D’Araújo 
 
Produção de Arte e Objetos | Eduardo Bueno 
Cenógrafo | Angelo Eduardo Chagas 

Artes  | Edu Reis, Mila Cavalcante 
Produção de Arte e Objetos | Edu Bueno 
Cenógrafo | Angelo Chagas 
Assistentes de Produção de Objetos | Gleice Diana Leão e Fredda Amorim 
Assistente de Produção de Arte | Vinícius Miguel e Carlos Esdras Santos 
Controller de Arte e Objetos | Jhenifer Cristina 
Contrarregra | Arlindo Trevizam 
Assistente de Contrarregra | Alisson Richard Carraschi 
Assistentes de Set | Régis Aparecido “Magu”, Alexandre Gama, Bruno Gregorin, Fagner Beraldo, Elias de Carvalho, Nestor Cortes, Saulo Araujo e Fran Lima Santos. 
Florista | Melissa Sguarizi 
Assistente Florista | Natalia Costa 
Cenotécnico Ouro Preto | Daniel Sotero 
Assistentes de Cenotécnico OP | Luiz Carlos Tomaz e Atila José Sotero 
Cenotécnico São Paulo | Jonas Alecrim 
Assistentes de Cenotécnico SP | Pedro Aurélio Neto e Rafael Trofelli 

 
Assistente Make | Arthur Lordelo 
Assistente Make | Paula Vidal 
Assistente Make | Wagne Carvalho 
Assistente Make | Otavio Gabriel Almeida 
Assistente Make | Amanda Lucci 
 
Assistente Stylist | Camila Pedrosa 
Assistente Figurinista | Jessica Neves 
Costureira | Nadia Martins 
Camareira | Lindalcy de Lima 
Camareira | Roseli Machado 
 
Produtor de Platô | Henrique Castelo Branco 
Produção de Locação | Deborah Nappi 
Produção de Locação | Sergio Santana Coimbra 
Produção de Elenco + Still | Allison Gonçalves da Silva 
Assistente de Platô | Ocimar de Souza Marques 
Assistente de Produção BH | Mario José Maia 
Catering | De Paula Silva Eventos   
 
 
Chefe de Elétrica (Gaffer)| Walerio Máximo Rosa 
Primeiro Assistente de Elétrica | Balbe José Figueiredo 
Segundo Assistente de Elétrica | Bruno Canhoto 
Terceiro Assistente de Elétrica | Claudinei Marcelino 
 
Chefe de Maquinária | Carlos Gomes Fideliz 
Primeiro Assistente de Maquinaria | Rui Muriti Nunes Araujo 
Segundo Assistente de Maquinaria | Orlando Jesus Francisco 
Terceiro Assistente de Maquinaria | Fabio da Silva 
Elétrica | Luciano Lopes Ferreira 
Elétrica | Ronaldo José Silva 
Elétrica | Antonio Cláudio Silva 
Equipe Extra Elétrica | Flávio Campos Von Sperling 

Motorista Caminhão Produção | Silvano Ribeiro dos Santos 
Motorista Van Câmera | Dorgival Mendonça de Sousa  
Motorista Caminhão Elétrica | Vilson Sebastião Persuhn  
Motorista Caminhão Elétrica | Ronaldo Vieira de Mendonça 
Motorista Arte | Carlos Elias Vieira da Silva 
Motorista Arte | Felipe da Silva Batista  
Motorista Arte | Paulo Campos dos Santos 
Motorista Arte | Antônio Manuel Lucas 
Motorista Arte | Alessandro Araujo Mendes 

 
Som direto | Daniel Machado Mello 
Sonorização | Bruno Lopes de Oliveira 
Mixagem de som | Eduardo Garcia (MobyDick Audio Music) 
Mixagem de som |Clement Zular (ANZ Immersive Audio) 

Montagem | Thiago Lima e Fernando Magnata  
Assistência de Montagem | Isabel Salomon, edt. e Fábio Cardoso e Pedro Mundim  
Pós Produção | Cajamanga Post 
Finalizador | Bruno Magosso e Gui Ferreira  
Coordenação de Pós Produção | Deinha Lopes e Estevão Meneguzzo 
Artistas VFX | Pedro Figueira e Hugo Lima  
Supervisor de VFX | Antonio Hilary Baines 
Colorista | Sergio Pasqualino  
Administrativo| Suraia Abi Madi 

 
Médica | Alicy Raquel Scavello Barreto Azambuja 
Técnico de Enfermagem | Paulo Vinícius da Silva Cardoso 
Biomédico | Gabriel Godinho da Silva 
 

ELENCO DE APOIO 

Alencar Reinhold 
Anna Luiah  
Bruno Jackson 
Camila Félix  
Catarina Gavassi  
Eliza Carla  
Lola Dimarzio  
Heloísa Antonia  
Iago Batista 
Iago Kulesis 
Ingrid Duarte de Oliveira 
Juana Chi  
Loic Koutana  
Lucas Silvestre 
Marcela Ribeiro  
Mariana Poppovic  
Mathilde Fillat  
Patrick Vilar  
Rafael Batista  
Sid Roberto  
Simao de Deus  
Thais Kuwae  
Theodora Dias  
Victor Silva  

FIGURAÇÃO 

Alexandre Vilela  
Carolina Holanda Chaves 
Clésio de Souza Bernardo 
Daniel Costa  
Eduarda de Oliveira Souza  
Eliana Dias Florencio  
Julia de Paula Rodrigues
Luciana Caldeira  
Marcela Sayuri 
Mateus Augusto  
Rosana Luzia  
Sid Roberto  
Simao de Deus  
Vina Amorim  

Agradecimentos Especiais 
 
Lucila Merighi Pires 
Carlão Busato 
Dietrich.tv 
Prefeitura Municipal de Ouro Preto 
Secretaria Municipal de Cultura e Ouro Preto 
Teatro Municipal Casa da Ópera 
Guarda Civil Municipal de Ouro Preto 
Consórcio Ouro Luz 
Museu do Oratório 
Fazenda Caieira 

A Editora Rocco pela liberação da obra – Água Viva – Clarice Lispector – Rocco, 1973 

A todos que emprestaram seu trabalho e sua luz a esse sonho, a toda cura que existiu nesse processo (dessa vida e de outras) e a todos que foram tocados com meu pequeno (porém extremamente sincero) conto de fadas existencialista, todo o meu amor. 

Manu 
 
Produção realizada seguindo o ‘Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual Para Retomada Gradual das Atividades no Âmbito da Pandemia de Covid-19’ 

Logomarcas MANU GAVASSI + UNIVERSAL MUSIC + F/SIMAS 

Fonte Acess Mídia Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

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