A atriz premiada Aymara Limma prestigia o LABRFF, maior festival de cinema brasileiro nos EUA, em que estreia como curadora. Ela ainda fará uma temporada ‘hollywoodiana’ do seu programa de TV gravado na Itália.
A premiada atriz e diretora Aymara Limma prestigia o Los Angeles Brazilian Film Festival 2022, o maior festival de cinema brasileiro nos EUA, em que estreia como curadora
Após seis anos longe de L.A., a brasileira volta à cidade onde viveu por 10 anos e participa de festival em que integrou o time que selecionou os finalistas das categorias do LABRFF.
Ela ainda fará uma temporada ‘hollywoodiana’ do seu programa de TV, que, até então, só havia sido gravado na Itália.
Após quase seis anos longe de Los Angeles, na Califórnia (EUA), a atriz premiada Aymara Limma desembarca na Cidade dos Anjos para prestigiar a 15ª Edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), na qual fez sua estreia como curadora, selecionando, ao lado de outros profissionais, quem seriam os concorrentes nas categorias do festival.
A tarefa foi intensa, mas gratificante: “Eu amei esse trabalho de curadora. Nossa! Enriquece tanto a gente… é tão inspirador… assistimos a mais de 180 filmes. Vários eram maravilhosos.
Na verdade, me despertou um orgulho muito grande do nosso cinema nacional. Como estou vivendo há muito tempo na Europa, tenho assistido a poucos filmes brasileiros.
E não consigo entender o porquê desse ‘muro’ que tem bloqueado o nosso cinema de viajar o mundo. Em Veneza, por exemplo, o ‘Festival de Cinema’ mais antigo do mundo, esse ano, não exibiu nenhum filme brasileiro.
E a possibilidade de fazer a curadoria do ‘LABRFF’ me fez ver que temos produtos do mesmo naipe de filmes que vejo nos grandes festivais da Europa”, compara ela, que mora em Veneza, no Norte da Itália, há quase cinco anos.
De 5 a 9 de novembro, o LABRFF, considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos, vem exibindo uma programação com cerca de 30 filmes, incluindo longas e curtas-metragens e documentários.
A atriz premiada Aymara Limma prestigia o LABRFF
Entre os destaques: o filme “Eduardo e Mônica”, com direção de René Sampaio; o longa “O novelo”, dirigido por Claudia Pinheiro; e “A viagem de Pedro”, dirigido por Laís Bodanzky.
Em 2015, Aymara concorreu, com o seu curta-metragem “Te Amo! Shabbat Shalom”, entre os filmes Special Screenings do LABRFF, mas não levou. Já em 2014, o mesmo filme foi vitorioso na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica, Califórnia (EUA).
A comédia romântica mostra uma atriz que tenta conciliar sua carreira em Hollywood às novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo. Aymara protagoniza e assina a direção, o roteiro e a produção do filme. Aliás, o curta também foi selecionado para o Lucerne International Film Festival (LIFF), na Suíça.
A cineasta entende muito bem quais são as dificuldades para se realizar um filme, ainda mais sem patrocínio. “Sei que fazer um filme é um processo muito difícil e, depois do filme finalizado, conseguir exibi-lo é outra batalha. Temos que destruir esses muros e criar pontes.
Porque o nosso cinema precisa ser visto”, torce a carioca, que convida a todos que estão em L.A. para conferir a grande “festa do cinema brasileiro”: “Não deixem de assistir aos filmes e de curtir o Festival, que completa 15 anos”.Em 2015, Aymara concorreu, com o seu curta-metragem “Te Amo!
Shabbat Shalom”, entre os filmes Special Screenings do LABRFF, mas não levou. Já em 2014, o mesmo filme foi vitorioso na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica, Califórnia (EUA).
A comédia romântica mostra uma atriz que tenta conciliar sua carreira em Hollywood às novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo.
Aymara protagoniza e assina a direção, o roteiro e a produção do filme. Aliás, o curta também foi selecionado para o Lucerne International Film Festival (LIFF), na Suíça.
À frente de programa de TV, nova temporada será de entrevistas em Hollywood
Aymara ficará nos Estados Unidos por cerca de dois meses e a sua agenda já está repleta de compromissos.
“Vou cobrir o LABRFF para o meu programa que é exibido no VRT Channel, o ‘Cine Arte Variety com Aymara Limma’.
E é óbvio que vou aproveitar os meus contatos e fazer outras entrevistas incríveis com profissionais tops de Hollywood.
Sim, teremos uma temporada LA ou várias, quem sabe”, adianta ela, que, até então, só havia gravado o seu semanal em Veneza. A atração vai ao ar em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.
No “Cine Arte Variety”, Aymara já entrevistou grandes nomes que contribuem para o mundo do entretenimento, como a dramaturga e diretora Christiane Jatahy, que, recentemente, ganhou o Leão de Ouro da Bienal de Teatro de Veneza, por sua carreira.
A atriz e diretora Bárbara Paz, que levou o Leão de Ouro pelo filme “Babenco, alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”; o ator Lucas Till, protagonista da série americana “MacGyver”; Roberto Cicutto, o presidente da Bienal de Veneza; entre outros.
Veja também Evelyn Montesano e famosos brilham no Festival de Cinema Labrff em Hollywood
Fonte Valéria Souza Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – @photographer_ruthdesouza
[…] Veja também A atriz premiada Aymara Limma prestigia o LABRFF […]