SP House debate como produções regionais de games estão conquistando o mercado global

SP House debate como produções regionais de games estão conquistando o mercado global – Foto: Governo de São Paulo – Divulgação/Arquivo.

No último dia da programação, realizada em Austin (EUA) durante o South by Southwest (SXSW), especialistas do setor de jogos e audiovisual se reúnem para discutir a expansão das produções regionais no mercado internacional.

Painel destaca a internacionalização dos games brasileiros

Uma iniciativa do Governo de São Paulo, promove eventos voltados à tecnologia, inovação, economia criativa e jogos eletrônicos.

No dia 11 de março, será realizado o painel “Glocal Games: Bridging Local Cultures with a Global Audience”, apresentado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), abordando a autencidade dos jogos regionais e seu impacto global.

O debate contará com a participação do presidente da Abragames, Rodrigo Terra; da curadora digital e produtora criativa da Filmgate Miami/FilmGate Interactive, Diliana Alexander; e do diretor e criador de XR, Steye Hallema.

São Paulo se consolida como polo internacional de games

O setor de games movimenta cerca de R$ 1 bilhão anualmente e gera cerca de 6 mil empregos no Estado de São Paulo. “Esse potencial precisa ser fortalecido e reconhecido globalmente.

Reafirmamos nosso compromisso em consolidar o Estado como referência mundial no setor”, destaca Marília Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Em 2024, com apoio do Governo de São Paulo, a capital paulista sediou a primeira edição da Gamescom Latam, versão latino-americana de um dos maiores eventos de games do mundo, realizado na Alemanha.

A vinda do evento foi articulada por meio do programa CreativeSP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com a InvestSP, voltada à promoção de investimentos e internacionalização do setor.

SP House debate como produções regionais de games estão conquistando o mercado global

Atua como um hub de oportunidades para negócios e investimentos internacionais, focando em áreas como tecnologia, impacto social, economia criativa e audiovisual. Com uma identidade visual inspirada na cultura urbana e no grafite, o espaço também promove debates e apresentações culturais sobre sustentabilidade e inovação.

O evento conta com o apoio de diversas secretarias do Governo de São Paulo e empresas como Sabesp e Prodesp, além de patrocinadores como Ambev, Itaú e Toyota. Durante o evento, essas organizações participam de painéis sobre inovação e impacto social.

Pelo quarto ano consecutivo, o programa CreativeSP levará 10 empresas ao SXSW para fomentar negócios internacionais. O programa oferece reembolsos de até US$ 3 mil para cobrir parte dos custos da viagem, além de promover networking e consultorias especializadas.

Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas a grandes eventos globais, como o Festival de Cinema de Cannes e a Feira do Livro de Frankfurt, resultando em mais de R$ 725 milhões em novos negócios e na geração de 6.400 empregos. Para 2025, o programa tem missões confirmadas em eventos como a Game Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).

Com essas iniciativas, São Paulo reafirma seu papel como um dos principais centros de produção e inovação na indústria global de games e entretenimento digital.

Veja também Aclasp homenageia diversas personalidades de destaque na sociedade

SP House debate como produções regionais de games estão conquistando o mercado global

Fonte Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas Assessoria de Imprensa – Foto: Governo de São Paulo – Divulgação/Arquivo

Veja também