FGV e Ministério da Cultura lança pesquisa que comprova impacto positivo da Lei Rouanet na economia brasileira – Legenda foto: Dr. Luiz Carlos Guimarães Duque (Diretor Projetos FGV), Henilton Parente de Menezes (Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural), Ministra da Cultura, Margareth Menezes e Jane Diehl (Gerente de Cultura e Direitos Humanos da Organização de Estados Ibero-Americanos) – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – Crédito Portal Jo Ribeiro.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) apresenta os resultados da Pesquisa de Impacto Econômico da Lei Rouanet, estudo encomendado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), que analisa os efeitos da política de incentivo cultural sobre a economia nacional.
De acordo com os dados apresentados, a cada R$ 1 investido por meio da Lei Rouanet, os projetos culturais geraram retorno de R$ 7,59 à economia brasileira em 2024, evidenciando a eficiência e o impacto estratégico do mecanismo de fomento aprovado há décadas e constantemente aprimorado.
Durante o evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou em seu discurso — tanto como gestora pública quanto como artista — que a Lei Rouanet se consolida como um dos principais e mais eficazes instrumentos para viabilizar, fortalecer e alavancar projetos culturais em todo o país, sendo hoje uma política pública essencial para o setor.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes – Foto Crédito Portal Jo Ribeiro
A pesquisa também revela que a Lei Rouanet fomenta diversas cadeias produtivas, abrangendo áreas como audiovisual, música, teatro, artes visuais, patrimônio histórico, eventos culturais, além de movimentar setores indiretos como turismo, hotelaria, transporte, comunicação e serviços.
Outro ponto de destaque foi a estratégia de regionalização e democratização do acesso, com ações específicas de divulgação, orientação e promoção da política pública em diferentes estados. Os números demonstram crescimento significativo no volume de projetos inscritos, aprovados e executados fora do eixo tradicional, com destaque para regiões historicamente menos contempladas.
FGV e Ministério da Cultura lança pesquisa que comprova impacto positivo da Lei Rouanet na economia brasileira

Legenda: Luiz Gustavo Barbosa (Gerente Executivo da FGV Projetos), Ministra da Cultura, Margareth Menezes e Henilton Parente de Menezes (Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural) – Foto Crédito Portal Jo Ribeiro
Vídeos institucionais apresentados durante o lançamento evidenciaram experiências bem-sucedidas no Amazonas e no Maranhão, estados que enfrentam desafios estruturais na área cultural, mas que passaram a registrar avanços concretos a partir do fortalecimento da Lei Rouanet como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e cultural.
A pesquisa reforça o papel da cultura como vetor de desenvolvimento, geração de renda, emprego e valorização da diversidade regional brasileira, consolidando a Lei Rouanet como uma política pública eficaz, transparente e estratégica para o país.
Fonte Portal Jo Ribeiro – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – Crédito Portal Jo Ribeiro
