Ståle Wig, autor de Havana Táxi, participa de eventos literários no Brasil.
Escrito e antropólogo norueguês Ståle Wig, autor de Havana Táxi, participa de eventos literários no Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Escrito e antropólogo norueguês Ståle Wig, autor de Havana Táxi, Buzz Editora, que apresenta três histórias e o cotidiano de uma tão isolada ilha sob os olhares de um pesquisador a bordo de um táxi, está no Brasil participando de uma série de eventos com destaque para debates e encontros literários no Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Confira:
Rio de Janeiro:
29/10 – Evento Parque das Ruínas – RJ (Organização da prefeitura do RJ em Santa Teresa).
30/10 – Conversa na UFRJ organizado pela professora Aline UNICAMP, entrevista com jornais locais presentes e visita ao consulado geral da Noruega no RJ.
Porto Alegre:
01/11 – Participação na feira do livro de Porto Alegre, 17h30, no Auditório Erico Verissimo Auditorium. Sessão de autógrafos em Autograph Plaza, 19h.
02/11 – Participação no FeiraCast organizado pela Larissa Har.
03/11 – Seminário no IFRS com tradutor do livro Guilherme Braga às 19h.
São Paulo:
04/11 – Conversa organizada pelo PROLAM na UFSP às 19h.
05/11 – Conversa na UNICAMP pelo instituto de economia.
Havana Táxi: antropólogo revela mudanças impactantes em Cuba
Buzz Editora: livro apresenta três histórias e o cotidiano de uma tão isolada ilha sob os olhares de um pesquisador a bordo de um táxi
Entre 2015 e 2018, o antropólogo norueguês Ståle Wig morou em Havana para realizar a pesquisa de campo de seu doutorado. Sua tarefa era registrar, enquanto dirigia um táxi, relatos acerca das reformas de mercado iniciadas pelo então presidente Raúl Castro.
Havana táxi é a história de três indivíduos — Norges, Linet e Catalina, passageiros frequentes — e um táxi. Uma história ambientada à sombra das então recentes mudanças em Cuba, como a conexão com a internet, a abertura para os Estados Unidos e a morte de Fidel Castro.
Em uma narrativa potente, Ståle Wig une o rigor científico de uma pesquisa antropológica ao fazer literário ao acompanhar, de forma próxima e íntima, personagens tão diferentes e marcantes, que não demoram a perceber como seus sonhos e iniciativas colidem com estruturas antigas e enraizadas.
O leitor encontra em Havana Táxi um tema atual e relevante: um novo olhar sobre Cuba. O narrador morou na ilha por cerca de dois anos para realizar seu doutorado, vivendo o cotidiano real de um morador local. O livro confronta o senso comum com uma perspectiva honesta do que é viver em Cuba: como em qualquer sociedade atual, há qualidades e imperfeições.
Os relatos das três personagens principais são tocantes e inspiradores. O livro foi traduzido diretamente do norueguês, de forma a oferecer ao leitor brasileiro o acesso ao conteúdo o mais próximo possível do idioma original.
A obra foi eleita uma das melhores de 2022 pela NORLA (Norwegian Literature Abroad), organização norueguesa que busca dar visibilidade à sua produção literária e conta com avaliações significativas da crítica especializada.
Ståle Wig, autor de Havana Táxi, participa de eventos literários no Brasil
Sobre o autor:
Ståle Wig é doutor em antropologia social. Para sua tese, morou por cerca de dois anos em Havana, registrando, ao volante de um táxi, narrativas sobre as reformas de mercado de Cuba. Havana táxi, resultado desse trabalho, levou sete anos para ser concluído. Atualmente, é pesquisador na Universidade de Oslo.
FICHA TÉCNICA
Formato 16 x 23 cm
Páginas 336
Lançamento Março de 2025
ISBN impresso 978-65-5393-414-6
R$ 74,90
ISBN e-book 978-65-5393-415-3
R$ 54,90
Gênero: Ciências Sociais | Não Ficção | Antropologia
Classificação Livre
Sobre a Buzz Editora
Fundada em 2016 pelo editor e autor Anderson Cavalcante, a Buzz Editora tem como ideal publicar histórias que inspiram e que geram mudanças nos leitores. Publicou livros que se tornaram best-sellers de autores como Flávio Augusto, Rick Chesther, André Menezes e Caio Carneiro. Além dos livros de negócios e desenvolvimento pessoal, também tem um forte catálogo de ficção, com livros que entraram na lista do New York Times. Na Buzz, não é você que vira a página, é a página que vira você.
Veja também COP30 receberá exposição com fotografias sobre preservação ambiental no Brasil
Fonte Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
