Compromisso de Sustentabilidade da UNESCO e Expedia Group chega a 4,2 mil hotéis.
Atout France, Consell de Formentera e Visit Scotland aderem ao Compromisso de Sustentabilidade da UNESCO e mostram como o programa fortalece a criação de um ecossistema sustentável de viagens.
As viagens sustentáveis continuam a representar uma oportunidade para a indústria e um desejo dos viajantes, que cada vez mais se sensibilizam com os impactos do turismo no meio ambiente, na economia e nas comunidades que visitam.
Em 2019, o Expedia Group se aliou à UNESCO e ao Turismo da Tailândia (TAT) para lançar o primeiro capítulo do Compromisso de Sustentabilidade da UNESCO (a partir daqui, referido como “o Compromisso da UNESCO”). Desde então, o Compromisso da UNESCO expandiu rapidamente, com a entrada de redes importantes como Accor e Iberostar, promovendo conexões por toda a indústria e criando um ecossistema de viagens que apoia o turismo sustentável.
O Compromisso da UNESCO tem hoje 4,2 mil hotéis engajados em realizar ações concretas, transparentes e alcançáveis. Propriedades que estejam dispostas a se juntar ao Compromisso da UNESCO podem assinar o documento no recém lançado website global.
Veja Vivalá tem novos roteiros para 2022
Enquanto o mundo se reúne na COP26, em Glasgow, empresas de turismo assumem mais responsabilidades em relação às viagens sustentáveis. Hoje, um incrível trio de organizações se unem ao Compromisso da UNESCO:
- Atout France: A agência de desenvolvimento do turismo na França se uniu ao Compromisso da UNESCO, demonstrando seu comprometimento com a preservação do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades que dependem do turismo para sobreviver. Para que os turistas que hoje desbravam a França, o façam de forma responsável e sustentável, fazendo com que as próximas gerações também tenham essa mesma oportunidade.
- Consell de Formentera: O governo da Ilha de Formentera pretende atrair visitantes que respeitem o meio ambiente e que gerem um retorno à sociedade de Formentera. As autoridades locais também irão promover a sustentabilidade com novas ações como a proteção da Posidonia oceanica, o incentivo à mobilidade sustentável e a redução de focos de impacto ambiental gerados pelos visitantes, com a eliminação de sacolas plásticas, por exemplo.
- Visit Scotland: O bureau de turismo da Escócia visa promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável por todo o país. O Visit Scotland trabalha em conjunto com a indústria do turismo e com uma série de acionistas para gerar ganhos a Escócia por meio de suas atividades. O turismo responsável é vital para a organização, que está comprometida em preservar as riquezas naturais tão importantes para a icônica identidade escocesa, que é foco de peças de marketing, parcerias e atividades. A Trilha da UNESCO na Escócia, por exemplo, lançada em Outubro, foi projetada especificamente para apoiar as ambições de fazer da Escócia uma líder global em turismo responsável.
O Turismo da Tailândia (TAT) e o Expedia Group também assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) estendendo a parceria estratégica para um terceiro ano, com a promoção de um turismo sustentável e do Compromisso da UNESCO como principais pilares dessa cooperação. Cerca de 600 hotéis na Tailândia fazem parte do Compromisso da UNESCO.
“Nos comprometemos a dar aos viajantes informações claras sobre escolhas sustentáveis em suas viagens e buscamos trabalhar com nossos parceiros de indústria para promover a sustentabilidade nas áreas em que de fato podemos fazer alguma diferença.
É incrível ver o Compromisso da UNESCO se espalhando por redes hoteleiras, agências de promoção de destinos e governos que querem se envolver nesta importante missão. Ainda mais agora, que está mais fácil para hotéis se unirem ao Compromisso da UNESCO com o lançamento do site global do Expedia Group e da UNESCO”, afirmou Aditi Mohapatra, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Impacto Social do Expedia Group.
A credibilidade única gerada pela união entre UNESCO e Expedia Group dá aos viajantes a possibilidade de enxergar quais empresas no turismo estão comprometidas com sustentabilidade e preservação cultural, além de minimizar efeitos negativos que as viagens podem ter sobre os destinos.
Os parceiros atuam de forma direta, reportando à UNESCO e trabalhando em conjunto para compartilhar as melhorias realizadas em suas comunidades locais. Com o apoio do Ministério para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica da Alemanha (BMZ), educação e treinamento online são oferecidos para fortalecer os compromissos.
“Desde sua criação, a colaboração com o Expedia Group reuniu um número cada vez maior de redes hoteleiras e organizações comprometidas com sustentabilidade e preservação ambiental, que promovem o desenvolvimento econômico de comunidades e o turismo responsável”, afirmou Ernesto Ottone R., diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO.
“O sucesso do Compromisso de Sustentabilidade da UNESCO enfatiza a necessidade de promover incentivos para que a relação entre turismo e o nosso meio-ambiente seja revisada, ao mesmo tempo que fortalece a resiliência das nossas comunidades ao promover a cultura e a criatividade.”
Para mais informações sobre como ativamente incorporar a sustentabilidade na indústria do turismo ou para aderir ao Compromisso de Sustentabilidade no Turismo, acesse https://unescosustainable.travel/.
Unesco e Expedia Group chega a 4,2 mil hotéis
Sobre a UNESCO
A UNESCO tem como missões contribuir para a construção de uma cultura de paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio de educação, ciência, cultura, comunicação e informação. A UNESCO trabalha pela construção do diálogo entre civilizações, culturas e pessoas, que se baseia no respeito pelos valores comuns a todos.
É por meio deste diálogo que o mundo é capaz de compartilhar opiniões sobre o desenvolvimento sustentável em concordância com os direitos humanos, o respeito mútuo e a diminuição da pobreza, que são pontos inerentes à missão e à atuação da UNESCO.
Sobre o Expedia Group
As empresas do Expedia Group, Inc. promovem viagens para todos, em todos os lugares, por meio de uma plataforma global. Movidos pela crença de que viagens são uma força do bem, nós ajudamos as pessoas a conhecer o mundo de novas maneiras e a construir conexões duradouras. Nós fornecemos soluções tecnológicas de ponta para impulsionar o crescimento e o sucesso dos nossos parceiros, enquanto proporcionamos experiências memoráveis aos viajantes.
Nossa organização é composta por quatro pilares: Expedia Services, focada na plataforma e na estratégia técnica do grupo; Expedia Marketplace, centrada nas ofertas de produto e tecnologia da organização; Expedia Brands, que hospeda todas as nossas marcas; e Expedia for Business, que consiste em soluções B2B e relações por todo o ecossistema de viagens. A família Expedia Group de marcas de viagens inclui: Expedia®, Hoteis.com®, Expedia® Partner Solutions, Vrbo®, trivago®, Orbitz®, Travelocity®, Hotwire®, Wotif®, ebookers®, CheapTickets®, Expedia Group™ Media Solutions, CarRentals.com™ e Expedia Cruises™.
Para mais informações, visite www.expediagroup.com. Siga-nos no Twitter @expediagroup e confira nosso LinkedIn www.linkedin.com/company/expedia/.
© 2021 Expedia, Inc., uma empresa do Expedia Group. Todos os direitos reservados. As marcas registradas e os logotipos são de propriedade de seus respectivos proprietários. CST: 2029030-50
Fonte B4Tcomm Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal