FESTIVAL SPFW+ ORIGENS

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS. A força do coletivo para ressignificar

O SPFW N56, que acontece de 08 a 12 de novembro, encerra o Festival SPFW+ ORIGENS, que compôs uma trilogia que se iniciou em 2021.

Este ano, o SPFW mais uma vez abraça as transformações da sociedade e reafirma a forca do coletivo para ressignificar padrões e realidades, reconhecendo a cultura como agente social libertador e transformador.

“O evento sempre buscou fazer uma provocação sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, celebrando esse caráter diverso e plural tao presente em nossa expressão artística e estética”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. “O evento é onde essa experiencia se atualiza.”

Ao longo de seus 28 anos de existência, o SPFW busca chegar onde a criação, a diversidade, a sustentabilidade são uma força, promovendo a inclusão, identificando atores e lideranças locais e projetos que privilegiam o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, fomentando o empreendedorismo e a vanguarda criativa em toda sua potência de inovação.

Esta edição ocupará dois importantes espaços da cidade, além de diferentes locações em endereços históricos:  o hub criado no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, e o Iguatemi São Paulo, na Faria Lima e.

Ao todo, serão 38 desfiles sendo 01 projeto especial da Sou de Algodão, que faz uma apresentação em tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023.

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS
FESTIVAL SPFW+ ORIGENS
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – SITE SPFW

NOVAS MARCAS, NOVAS APOSTAS

Destaque para as estreias desta edição: Artemisi, marca da capixaba Mayari Jubini que celebra o feminino que desperta o empoderamento e a sensualidade através da tecnologia, João Maraschin, designer gaúcho, com forte presença internacional, que cria processos sustentáveis equilibrando tecnologia e artesanato, com um olhar para o desenvolvimento colaborativo.

Matheus Cardoso, designer mineiro que aposta na alfaiataria street, Sau, marca de moda praia da estilista cearense Marina Bitu e a Hist, da estilista também cearense Giuliana Braide, destacada no report global da WGSN e que une a estética do streetwear com a alfaiataria desconstruída.

Já as marcas Foz e Heloísa Faria – que participaram com fashion filmes na edição passada – fazem sua primeira apresentação presencial.

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – SITE SPFW

LINE UP

Dia 08 de Novembro
10h00Patrícia VieraIguatemi São Paulo
12h00João PimentaIguatemi São Paulo
14h30DepedroIguatemi São Paulo
16h00Helô RochaExterno
17h30Korshi 01Komplexo Tempo
19h00SAU (*)Komplexo Tempo
20h00MartinsKomplexo Tempo
21h30Artemisi (*)Komplexo Tempo
Dia 09 de Novembro
10h00FOZIguatemi São Paulo
12h00The ParadiseIguatemi São Paulo
14h30Marina BituIguatemi São Paulo
16h00Mateus Cardoso (*)Externo
17h30Sou de Algodão (**)Komplexo Tempo
18h30Rafael CaetanoKomplexo Tempo
19h30TA StudiosKomplexo Tempo
20h30Walério AraújoKomplexo Tempo
21h30HandredExterno
Dia 10 de Novembro
12h00Greg JoeyIguatemi São Paulo
14h30Apartamento 03Iguatemi São Paulo
17h30Ronaldo SilvestreKomplexo Tempo
18h30David LeeKomplexo Tempo
19h30Weider SilveiroKomplexo Tempo
20h30HIST (*)Komplexo Tempo
21h30DendezeiroKomplexo Tempo
Dia 11 de Novembro
10h00Ateliê Mão de MãeIguatemi São Paulo
12h00Joao Maraschin (*)Iguatemi São Paulo
14h30Angela BritoIguatemi São Paulo
17h30Rocio CanvasKomplexo Tempo
18h30AZ MariasKomplexo Tempo
19h30Renata BuzzoKomplexo Tempo
20h30Santa ResistênciaKomplexo Tempo
21h30Forca StudioKomplexo Tempo
Dia 12 de Novembro
16h00Lino VillaventuraIguatemi São Paulo
17h30LEDKomplexo Tempo
18h30Lucas LeãoKomplexo Tempo
19h30Heloísa FariaKomplexo Tempo
20h30Gefferson Vila NovaKomplexo Tempo
21h30Bold StrapKomplexo Tempo
(*) Estreia
(**) Projeto especial

INSTALAÇÃO ORIGENS / RESSIGNIFICAR

Aceitar o desafio de repensar modos de existência está na origem do SPFW.

Enxergar outras dimensões para ressignificar a na / tureza, o indivíduo e a tecnologia; experimentar para se surpreender e transformar; questionar padrões e propor cortes que reorientam o campo da experiência.

Esta exposição é um convite à reinvenção. Retratos de pessoas diversas e anônimas são o ponto de partida para ressignificar uma arquitetura de imagens que se desdobram no espaço e que se sobrepõem em densidades, recortes, texturas e superfícies, ora fixas ora fluidas, provocando o olhar, questionando certezas, para criar outras combinações e interpretações.

Entre a Origem e o Ressignificar, a construção de passagens que se desdobram em quatro momentos: A gente faz o coletivo / Desconstrução e movimento / Transição / Ressignificar. Com concepção de Paulo Borges, as fotos são de Adriano Damas, a vídeo instalação de Richard Luiz e arte têxtil de Renan Estivan. Os tecidos foram oferecidos pela Focus Textil e as impressões feitas num processo de sublimação em parceria com a Epson.

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – SITE SPFW

CRIA COSTURA, ACELERADORA CRIATIVA

Os novos tempos pedem soluções mais humanas e sustentáveis para potencializar protagonistas e empreendedores criativos.

O programa Cris Costura, Aceleradora Criativa foi criado pelo INMODE – Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa – com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – com o objetivo de identificar e promover talentos, para transformar competências técnicas de costura em habilidades de valor agregado.

As peças em exposição no Komplexo Tempo, durante os dias do evento, foram elaboradas durante a 4a edição do programa Cria Costura, Aceleradora Criativa, realizada na Vila Carrão, zona leste da capital paulista, a partir de técnicas e conceitos que estão transformando o jeito de fazer moda, mais consciente e responsável.

No processo de imersão criativa e capacitação técnica, os participantes utilizaram o método zero waste aplicado à modelagem, que tem como objetivo ocupar ao máximo a superfície do tecido, minimizando a produção de resíduos têxteis.

Foram desenvolvidas três modelagens para uso comum, e o desafio consistia em criar modelos únicos a partir destas bases com a aplicação de penses, pregas, drapeados, jabours, plumas recicladas e recortes.

JOVENS TALENTOS PAULISTANOS

Este programa é uma iniciativa do INMODE – com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – e que teve como objetivo identificar e promover novas microempresas e empreendedores individuais de moda e design, das cinco regiões da São Paulo.

Todas passam por rodadas de mentoria, consultoria e trocas ao longo do programa. Do total de 25 participantes, 15 nomes foram selecionados e terão seus produtos à venda na loja do evento.

LOJA POP UP

A Pop Up Store nasceu de uma vontade de aumentar a visibilidade de marcas pequenas e autorais e proporcionar ao público do SPFW uma experiência aind amais rica.

Para a edição N56, o evento decidiu trazer novamente esse espaço para o público que terá a curadoria de Paulo Borges e Cartel 011.

A Pop Up irá contar com mais de 40 marcas, além daquelas selecionadas no projeto Jovens Talentos Paulistanos.

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS

INGRESSOS

Ingressos à venda pelo link: https://www.eventim.com.br/spfwn56

(somente para o Komplexo Tempo)

TRANSMISSÃO E COBERTURA

Todos os desfiles serão disponibilizados no You Tube e site do SPFW: www.spfw.com.br.

LOCAIS:

Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 / Mooca – 16h30 às 23h

Iguatemí São Paulo – Av. Brig. Faria Lima, 2.232 – 12h30 às 14h30

FESTIVAL SPFW+ ORIGENS
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – SITE SPFW

LEI DE INCENTIVO A CULTURA APRESENTA

SPFWN56

PATROCÍNIO MASTER

C6Bank, Iguatemi, Eudora e Truss.

PATROCÍNIO

Podium, Sebrae, Neve, Estrella Galícia, Sou de Algodão, Suvinil e Focus Têxtil

APOIO

Komplexo Tempo, Napoleão, Pullman, Tangle Teezer, Senac, Prata, Buscofem e Osten Group

APOIO INSTITUCIONAL

Prefeitura Municipal de São Paulo

REALIZAÇÃO

IMM, INMODE e Fdois

Sobre o SPFW

Com 28 anos SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.

O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas.

Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países.

Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

Sobre a IMM

Há cerca de dez anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.

A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial.

Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

Sobre o INMODE

Criado em 2004, o INMODE (Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado.

Desde sua fundação, o INMODE trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazos para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa.

Desde a sua criação, o INMODE já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, diversos eventos internacionais, mais de 60 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros.

Veja também Show “Leva-me Contigo” chega ao Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, RJ dia 8/11

Fonte MKTMIX – Assessoria de Comunicação – SPFW Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – SITE SPFW