Nesta terça, 26/1 o São Paulo “Conversas São Conexões” recebe o urbanista Carlos Moreno

Nesta terça, 26/1 o São Paulo “Conversas São Conexões”  recebe o urbanista Carlos Moreno

Nesta terça, 26/1 o São Paulo “Conversas São Conexões” recebe o urbanista Carlos Moreno. Na foto acima Carlos Moreno para Conversas São Conexões
Sylvain Leurent.

Estreando o projeto que tem à frente o designer Mauricio Machado, idealizador do São Paulo São e curador do ‘Conversas São Conexões.

Nesta terça, 26/1 o São Paulo "Conversas São Conexões"  recebe o urbanista Carlos Moreno
Mauricio Machado

O evento online promove encontro virtual e conversa nesta terça (26), às 16:30hs, com o o cientista franco-colombiano Carlos Moreno, da Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne, criador do conceito “Cidade em 15 minutos” (Ville du 1/4h) e assessor especial de Anne Hidalgo, prefeita de Paris.

Nesta terça, 26/1 o São Paulo "Conversas São Conexões"  recebe o urbanista Carlos Moreno
Ana Paula Wickert

O evento, online e gratuito, contará ainda com as presenças como convidados de Nabil Bonduki, Chantal Brissac e Ana Paula Wickert.

Nesta terça, 26 de janeiro, a marca e Portal São Paulo São promove a estreia do ‘Conversas São Conexões‘ dentro de sua nova iniciativa São Conexões.

Veja também Rally Escarpas Eco Parque acontece dia 20/02 em Abadiânia

Nesta terça, 26/1 o São Paulo "Conversas São Conexões"  recebe o urbanista Carlos Moreno
Chantal Brissac

O convidado especial é o cientista franco-colombiano Carlos Moreno, da Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne, criador do conceito “Cidade em 15 minutos” (Ville du 1/4h) e assessor especial de Anne Hidalgo, prefeita de Paris.

Com uma proposta que parece quase utópica visto de metrópoles como São Paulo, Cidade do México ou Bogotá, Carlos Moreno, convidado para a live de estreia do projeto nesta terça, às 16h30 está convencido.

“A cidade de 15 minutos é um conceito fruto das minhas pesquisas, que busca recriar uma qualidade de vida, saindo do anonimato das metrópoles e de uma vida sempre apressada com longos trajetos entre a casa e o trabalho. É assim que se perde o tempo útil da vida”, explica.

“Esse conceito consiste em redescobrir a proximidade geográfica e a proximidade familiar. Redescobrir o bairro para que a cidade não seja socialmente segmentada”, explica.

Concretamente, o cientista propõe que em vez de termos um único centro nas cidades ou que as diferentes atividades (comerciais, industriais, administrativas, etc.) sejam realizadas em locais diferentes, a organização urbana seja feita por meio de vários centros”.

Ele dá como exemplo a prefeitura ou um ginásio, que passariam a ser abertos para outros usos, mas também de espaços que poderiam ser ocupados pela população para todos os tipos de atividade. Porém, o mais importante é que esses locais devem ser acessíveis a pé ou de bicicleta em, no máximo, 15 minutos.

Ele se inspirou nos bons resultados de algumas experiências em Tóquio, mas também estuda o urbanismo no México, na Colômbia e, é claro, em Paris, que considera um laboratório a céu aberto – e onde assessora a prefeita Anne Hidalgo a implantar o projeto.

A capital francesa concentra cerca de 2,5 milhões de pessoas e tem todos os problemas de uma grande capital.

Confira também Vacina já! Vacinar é salvar vidas

A live, que será transmitida nos canais do Portal (www.saopaulosao.com.br: Youtube, Facebook), acontecerá no dia 26/01 a partir das 16h30 (horário de Brasília) e, além do mediador, Mauricio Machado, fundador da marca, terá como convidados:

Nesta terça, 26/1 o São Paulo "Conversas São Conexões"  recebe o urbanista Carlos Moreno
Nabil Bonduki

– Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, relator do novo plano diretor de São Paulo e ex-secretário de Cultura do município.

– Chantal Brissac, jornalista e publicitária, fundadora do Pro Coletivo e parceira da iniciativa, é autora de livros sobre comportamento, saúde, bem-estar e carreira. 

– Ana Paula Wickert, arquiteta e urbanista do ArqAtualiza com aperfeiçoamento pelo Gehl Institute em Copenhagen e ex-Secretária de Planejamento de Passo Fundo.

Nesta terça, 26/1 o São Paulo "Conversas São Conexões"  recebe o urbanista Carlos Moreno
Marcos Costa

Marcos de Oliveira Costa, arquiteto formado pela FAU Mackenzie com mestrado pela FAU USP, é coordenador e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP -SP.  Integrante do escritório Borelli & Merigo.

Conversas São Conexões, como o próprio nome aponta, tem como objetivo impulsionar os vínculos saudáveis e produtivos em São Paulo, por meio de seus energéticos e ricos centros de produção de cultura, valores, ideais e produtos: os bairros.

Sobre a iniciativa, o fundador do São Paulo São e curador do projeto Mauricio Machado destaca: “Nos inspiramos na Cidade em 15 minutos de Moreno e Hidalgo para lançar o “São Conexões que Inspiram – tudo a 15 minutos” para estimular iniciativas criativas e valorizar a convivência nos Bairros num momento de pandemia e já visualizando o pós pandemia.

Conversar com o criador do conceito é uma honra pois vamos aprender, na conversa, como uma cidade brasileira com tantas desigualdades pode se mobilizar para se redescobrir através de iniciativas criativas, de maior participação em causas comuns, na atenção às pessoas e pequenos negócios criativos de seu entorno e até nas questões que melhorem o meio ambiente e a saúde com novas formas de mobilidade.

E isso pode servir de exemplo para outras pelo país”, ressalta ele.

Alocado no Portal São Paulo São, o Conversas São Conexões é um “hub” de conteúdos a partir da junção de coletivos, empresas, startups, investidores, parceiros, mídia e cidadãos, que podem atuar conjuntamente para despertar processos inovadores e criativos nos bairros paulistanos, esmiuçando e mapeando as potencialidades de cada região, além de seus principais líderes, negócios criativos, estilo de vida e vocações. 

Nesta terça, 26/1 o São Paulo “Conversas São Conexões” recebe o urbanista Carlos Moreno

Conversas São Conexões tem como parceiros o Pro Coletivo, o Visite São Paulo, a Faap e a Incorporadora Tegra. 

SERVIÇO:

Conversas São Conexões – 26 de Janeiro de 2021 às 16:30hs 

Youtube: https://www.youtube.com/c/SaopaulosaoBr/videos

Facebook: https://www.facebook.com/SaoPauloSaoOficial

www.saopaulosao.com.br

*Gratuito 

Fonte Bossa Comunicação Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo