II Caminhada Setembro Amarelo ”Amar Elo que Salva Vidas”

II Caminhada Setembro Amarelo ”Amar Elo que Salva Vidas”.

Neste útlimo sábado, dia 30 de setembro de 2023, foi realizado no Parque Ibirapuera, na Antiga Serraria, portão (7), a II Caminhada Setembro Amarelo “Amar Elo que Salva Vidas”, como tema da Prevenção ao suicídio.

Segundo fonte, os dados declarados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são de 700 mil vidas perdidas em todo o mundo.

II Caminhada Setembro Amarelo ''Amar Elo que Salva Vidas''
II Caminhada Setembro Amarelo ”Amar Elo que Salva Vidas”
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Assim, em decorrência dos índices apresentados a II Caminhada “Amar Elo que Salva Vidas aconteceu levando conscientização para a prevenção ao suicídio.

Além disso, “Amar Elo que Salva Vidas” foi o tema desta iniciativa da II Caminhada, uma realização e coordenação Selma Joaquim de Oliveira e participação de Nelson Dias, que contou com o apoio institucional da FIESP-SP, CIESP-SP, SESI-SP, SENAI-SP, URBIA Parques patrocinadora do evento e de várias instituições da região sul de São Paulo.

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Entre elas: Associação Comercial de São Paulo Distrital Sul, AESUL, Associação Empresarial da Região Sul, API – Associação Paulista de Imprensa, Alessandra Rabello – Marketing Digital, Águas claras distribuidora, AMEPICSP –  Associação Mulher Empresária do Estado de São Paulo, A3D Móveis Planejados, APS – Terceirização de Mão de obras – Grupo APS, CAASP – Caixa dos Advogados de São Paulo, Casa da Mulher Paulistana, Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, OBME dentre outras.

Todos juntos com o intuito de resgatar uma vida saudável através do cuidado com a saúde emocional, do esporte, da música e das artes cênica.

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

II Caminhada Setembro Amarelo ”Amar Elo que Salva Vidas”

Após a caminhada, foram realizados atendimento psicológico com a psicóloga Selma Joaquim de Oliveira, Fabio Galli, Hugo Felipe Alferes, Cleber Fernandes Pereira, a terapeuta Neide Regina Leandro Rodrigues e atendimento jurídico, com o Drº Carlos Berlini, Téri Jacqueline Moreira, Drª Cristina Pollan, A cantora Clara realizou uma roda de conversa, (Música com consciência), como as canções podem ajudar no processo do autoconhecimento e na depressão.  

O diretor Igor Barcthewsky apresentou o Menestrel deixando uma mensagem sobre a valorização da vida, atores da OAIB produções apresentaram artes cênicas em diferentes formatos.

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Palestra sobre Saúde Mental com a psicóloga Selma Joaquim de Oliveira, terapeuta Neide Regina Leandro Rodrigues e o neurocientista Hugo Felipe Alferes. Professores do SESI prestou apoio aos apoiadores da Caminhada e aos munícipes do Parque Ibirapuera.

De acordo com levantamento da última pesquisa da Organização Mundial da Saúde – (OMS) em 2019, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta, ou seja, em média 38 pessoas tiram a própria vida por dia, os dados apontam ainda que 700 mil vidas se perdem por essa causa em todo mundo, sem contar os episódios subnotificados, com isso, estima-se um milhão de casos no mundo.

II Caminhada Setembro Amarelo ''Amar Elo que Salva Vidas''
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

As pesquisas divulgadas pela OMS que 100% dos casos de suicídios estavam relacionados às doenças mentais, uma boa parte não foram diagnosticadas, e outra não foram tratadas corretamente.

A Caminhada “Amar Elo que Salva Vidas” tem o olhar para a prevenção do suicídio, é muito importante ouvir, acolher e “AMAR” as pessoas que estão passando por um momento de sofrimento, um minuto de escuta pode mudar os pensamentos, o acolhimento pode fazer com que essas pessoas busquem outros caminhos que não sejam o suicídio, a vida sempre é a melhor escolha e o amor é a força que nos impulsiona a ajudar os que estão em sofrimento psíquico.

Estamos diante de um fenômeno com perdas indescritíveis, não apenas para a pessoa que desistiram de viver, mas para seus familiares e amigos que muitas vezes se sentem culpados por não saberem o que fazer ou como dar assistência às pessoas acometidas por um sofrimento insuportável e intenso, fazendo necessário um olhar para os acometidos por tamanho sofrimento, bem como apoio e assistência.

Visando chamar atenção, alertar e conscientizar, as entidades de São Paulo deram as mãos e estarão unidas nesta segunda caminhada para reforçar a importância da prevenção ao suicídio e como lidar com essa situação.

Você sabia que no Brasil existe uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio? É o Centro de Valorização da Vida (CVV). Caso precise conversar, ligue 188 e ressignifique a sua dor.

Fonte Selma Joaquim de Oliveira/Nelson Ferreira Dias – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também

2Comentários

Adicione o seu

Comentários estão fechados.