Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia

Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia.

Ação de aniversário do órgão da Prefeitura do Rio reúne até sexta-feira mais de 30 empresas no Largo da Carioca.

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania,  completou 11 anos nesta terça-feira (18) e, para celebrar essa data, realiza até a próxima sexta-feira, 21 de outubro, das 10h às 16 h no Largo da Carioca, Centro do Rio, um mutirão de conciliação. 

Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia
Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia

O evento conta com a adesão de mais de 30 instituições, de concessionárias e instituições financeiras a empresas de telecomunicações. Nesta quarta-feira, primeiro dia da ação, foram realizados 522 atendimentos.

Entre as instituições com maior número de atendimentos estão o Procon Carioca (183), Itaú (45), Ligth (39), Claro (33) , Oi (32), Caixa Econômica (32), Águas do Rio (32) e Santander (17). A Defensoria Pública/Comissão de Defesa do Consumidor realizou 29 atendimentos.

Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia

Além de propiciar renegociação de dívidas, a ação é voltada o encaminhamento de questões como: dívidas não reconhecidas, cobranças indevidas, agendamento de visita técnica diretamente com as concessionárias, registro de reclamação sobre problemas no fornecimento de serviços ou na compra de produtos, entre outras.

A iniciativa conta também com o apoio de órgãos que atuam na Defesa do Consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

A secretaria municipal de Assistência Social oferece os seguintes serviços:

– Emissão da Carteira da Pessoa Idosa;

– Emissão de Identidade  Jovem (ID Jovem);

– Inscrições nas atividades dos Núcleos Cariocas;

– Pré inscrições em  oportunidades do Mundo do Trabalho.

– Orientações sobre os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social

A equipe do serviço 1746 da Prefeitura do Rio também está no local para atender as mais diversas  demandas da população.

Durante o evento, equipe da Comlurb recebe material reciclável e há também coleta de lixo eletrônico, em parceria com a  Samsung, além de distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e da Cartilha de Defesa do Consumidor.

O mutirão de conciliação conta com a presença das seguintes instituições e empresas:

CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO

1 – ÁGUAS DO RIO

2 – IGUÁ

3 – LIGHT

4 – NATURGY

5 – ZONA OESTE MAIS

EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES

6 – OI

7 – NET

8 – CLARO

9 – CLARO MOVÉL

10 – EMBRATEL

11 – TIM

12 – VIVO

13 – SAMSUNG

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

14 – CAIXA ECONÔMICA

15 – ITAÚ

16 – ITI

17 – SANTANDER

18 – BRADESCO

19 – NEXT

20 – BANCO DO BRASIL

VAREJO

21 – CASAS BAHIAS

22 – CASAS BAHIAS.COM

23 – PONTO

24 – PONTO.COM

25 – EXTRA.COM

26 – AMERICANAS.COM

27 – SUBMARINO

28 – SHOPTIME

29 – SOUBARATO

30 – HOTEL URBANO

31 – LOJAS AMERICANAS – LOJA FÍSICA

SOBRE O PROCON CARIOCA

Desde que foi criado, há 11 anos, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. 

Questões com concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, atrasos entregas, além de demandas como compras online, presenciais e problemas com restaurantes, supermercados.

Além das instituições financeiras, cobranças abusivas, reajustes injustificados, propagandas enganosas, delivery, golpes e outras questões que são reveladas nas relações de consumo são acatados e encaminhados pelo órgão em busca de solução.

Vale destacar  o atendimento virtual 365 dias do ano; o atendimento móvel, que visita semanalmente os bairros de toda da cidade, e ainda a abertura de Postos de Atendimento Avançados em parceria com o serviço1746 e Faculdades de Direito.

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Fonte Ascom e Cidadania – Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

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