5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano

5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano

5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano. Com dias contados para o verão, festas e viagens, é preciso dar uma atenção especial para os cabelos; confira as melhores opções naturais.

Cada vez mais está aumentando a preocupação das mulheres em utilizar produtos naturais para tratar os cabelos, tendência que está sendo chamada de “Beleza Limpa”. Neste caso os óleos vegetais são muito recomendados porque, além de proporcionarem diversos benefícios, ainda é uma maneira econômica, sustentável e vegana de cuidar das madeixas, sem precisar utilizar produtos industrializados que podem conter substâncias tóxicas.

Outra característica importante é a alta nutrição que os óleos possibilitam, já que podem transportar vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K. Além disso, a hidratação proporcionada é bem profunda e por terem propriedades umectantes, emolientes e lubrificantes, conferem um aspecto suave, maleável e saudável às madeixas.

Quanto à forma de utilização, Carla Dantas, da Phytoterápica, empresa brasileira de produtos naturais, explica que é possível usar o óleo vegetal nos cabelos de duas formas: como um pré shampoo, onde se aplica o óleo no comprimento e raiz dos fios e massageia por 5 minutos, lavando depois como de costume, ou misturando o óleo vegetal com a máscara de hidratação. A quantidade varia de acordo com o tamanho do cabelo, mas geralmente são utilizadas cerca de 5 a 10 gotas por aplicação.

Veja Máscara natural aprenda a fazer e clarear as manchas na pele

Apesar de serem benéficos para os fios, nem todos os óleos vegetais possuem as mesmas propriedades. “Por isso é importante entender como eles podem agir no cabelo, ou seja, qual resultado esperar de acordo com as características de cada um e o que você precisa no momento.

5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano

Com a aproximação do verão, das viagens e festas, por exemplo, é recomendado apostar na hidratação, proteção e na reparação dos fios”, comenta. Confira 5 indicações:

Óleo de Argan

5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano
5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano

O óleo de argan é produzido a partir da semente da planta Argania spinosa, nativa do Marrocos. Esse óleo é rico em vitamina E, escalenos, esteróis e álcool triterpeno. Com ação hidratante e antioxidante, ele ajuda na restauração dos fios e protege as madeixas do uso de secador, pranchas quentes e do sol. Por estes motivos, é considerado um óleo muito valorizado em produtos capilares e usado para hidratar as madeixas principalmente nessa época do ano.

Óleo de Patauá

5 óleos vegetais para cuidar dos cabelos nesse fim de ano

O patauá é uma palmeira nativa da região amazônica, da família das Arecaceae, que pode chegar a 25 metros de altura e produz frutos de onde seu precioso óleo é extraído. Tradicionalmente, esse óleo é empregado como tônico fortificante capilar, auxiliando no crescimento dos cabelos. Mas, por conter até 83% de ômega 9, também possui propriedades emolientes, hidratantes e revitalizantes, que regeneram os cabelos e protegem o couro cabeludo.

Óleo de Rosa Mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um potente regenerador natural, muito indicado para redução de cicatrizes. O que poucos sabem é que, por ser rico em ácidos graxos que conferem um poder de regeneração e crescimento celular, também é uma ótima opção para os cabelos. Com vitamina A, ácido retinoico e vitamina C, o óleo é ótimo para hidratar cabelos secos e danificados. Pode ser usado puro ou misturado em outros óleos vegetais.

Óleo de Amêndoa Doce

Esse óleo vegetal tem propriedades emolientes e é rico em vitamina E. Por isso, ele ajuda na recuperação de fios danificados, de pontas ressecadas e reduz volume, nutrindo, suavizando e dando brilho aos cabelos. Para quem tem cabelos cacheados, o óleo de amêndoas doces é uma ótima opção pois ajuda a defini-los. Auxilia também no combate a caspas e na descamação do couro cabeludo.

Óleo de Abacate

Fonte Idéias & Efeitos Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

1 Comment

Comments are closed.