FESTIVAL SPFW+ ORIGENS. A força do coletivo para ressignificar
O SPFW N56, que acontece de 08 a 12 de novembro, encerra o Festival SPFW+ ORIGENS, que compôs uma trilogia que se iniciou em 2021.
Este ano, o SPFW mais uma vez abraça as transformações da sociedade e reafirma a forca do coletivo para ressignificar padrões e realidades, reconhecendo a cultura como agente social libertador e transformador.
“O evento sempre buscou fazer uma provocação sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, celebrando esse caráter diverso e plural tao presente em nossa expressão artística e estética”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. “O evento é onde essa experiencia se atualiza.”
Ao longo de seus 28 anos de existência, o SPFW busca chegar onde a criação, a diversidade, a sustentabilidade são uma força, promovendo a inclusão, identificando atores e lideranças locais e projetos que privilegiam o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, fomentando o empreendedorismo e a vanguarda criativa em toda sua potência de inovação.
Esta edição ocupará dois importantes espaços da cidade, além de diferentes locações em endereços históricos: o hub criado no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, e o Iguatemi São Paulo, na Faria Lima e.
Ao todo, serão 38 desfiles sendo 01 projeto especial da Sou de Algodão, que faz uma apresentação em tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023.
NOVAS MARCAS, NOVAS APOSTAS
Destaque para as estreias desta edição: Artemisi, marca da capixaba Mayari Jubini que celebra o feminino que desperta o empoderamento e a sensualidade através da tecnologia, João Maraschin, designer gaúcho, com forte presença internacional, que cria processos sustentáveis equilibrando tecnologia e artesanato, com um olhar para o desenvolvimento colaborativo.
Matheus Cardoso, designer mineiro que aposta na alfaiataria street, Sau, marca de moda praia da estilista cearense Marina Bitu e a Hist, da estilista também cearense Giuliana Braide, destacada no report global da WGSN e que une a estética do streetwear com a alfaiataria desconstruída.
Já as marcas Foz e Heloísa Faria – que participaram com fashion filmes na edição passada – fazem sua primeira apresentação presencial.
LINE UP
Dia 08 de Novembro | ||
10h00 | Patrícia Viera | Iguatemi São Paulo |
12h00 | João Pimenta | Iguatemi São Paulo |
14h30 | Depedro | Iguatemi São Paulo |
16h00 | Helô Rocha | Externo |
17h30 | Korshi 01 | Komplexo Tempo |
19h00 | SAU (*) | Komplexo Tempo |
20h00 | Martins | Komplexo Tempo |
21h30 | Artemisi (*) | Komplexo Tempo |
Dia 09 de Novembro | ||
10h00 | FOZ | Iguatemi São Paulo |
12h00 | The Paradise | Iguatemi São Paulo |
14h30 | Marina Bitu | Iguatemi São Paulo |
16h00 | Mateus Cardoso (*) | Externo |
17h30 | Sou de Algodão (**) | Komplexo Tempo |
18h30 | Rafael Caetano | Komplexo Tempo |
19h30 | TA Studios | Komplexo Tempo |
20h30 | Walério Araújo | Komplexo Tempo |
21h30 | Handred | Externo |
Dia 10 de Novembro | ||
12h00 | Greg Joey | Iguatemi São Paulo |
14h30 | Apartamento 03 | Iguatemi São Paulo |
17h30 | Ronaldo Silvestre | Komplexo Tempo |
18h30 | David Lee | Komplexo Tempo |
19h30 | Weider Silveiro | Komplexo Tempo |
20h30 | HIST (*) | Komplexo Tempo |
21h30 | Dendezeiro | Komplexo Tempo |
Dia 11 de Novembro | ||
10h00 | Ateliê Mão de Mãe | Iguatemi São Paulo |
12h00 | Joao Maraschin (*) | Iguatemi São Paulo |
14h30 | Angela Brito | Iguatemi São Paulo |
17h30 | Rocio Canvas | Komplexo Tempo |
18h30 | AZ Marias | Komplexo Tempo |
19h30 | Renata Buzzo | Komplexo Tempo |
20h30 | Santa Resistência | Komplexo Tempo |
21h30 | Forca Studio | Komplexo Tempo |
Dia 12 de Novembro | ||
16h00 | Lino Villaventura | Iguatemi São Paulo |
17h30 | LED | Komplexo Tempo |
18h30 | Lucas Leão | Komplexo Tempo |
19h30 | Heloísa Faria | Komplexo Tempo |
20h30 | Gefferson Vila Nova | Komplexo Tempo |
21h30 | Bold Strap | Komplexo Tempo |
(*) Estreia | ||
(**) Projeto especial |
INSTALAÇÃO ORIGENS / RESSIGNIFICAR
Aceitar o desafio de repensar modos de existência está na origem do SPFW.
Enxergar outras dimensões para ressignificar a na / tureza, o indivíduo e a tecnologia; experimentar para se surpreender e transformar; questionar padrões e propor cortes que reorientam o campo da experiência.
Esta exposição é um convite à reinvenção. Retratos de pessoas diversas e anônimas são o ponto de partida para ressignificar uma arquitetura de imagens que se desdobram no espaço e que se sobrepõem em densidades, recortes, texturas e superfícies, ora fixas ora fluidas, provocando o olhar, questionando certezas, para criar outras combinações e interpretações.
Entre a Origem e o Ressignificar, a construção de passagens que se desdobram em quatro momentos: A gente faz o coletivo / Desconstrução e movimento / Transição / Ressignificar. Com concepção de Paulo Borges, as fotos são de Adriano Damas, a vídeo instalação de Richard Luiz e arte têxtil de Renan Estivan. Os tecidos foram oferecidos pela Focus Textil e as impressões feitas num processo de sublimação em parceria com a Epson.
CRIA COSTURA, ACELERADORA CRIATIVA
Os novos tempos pedem soluções mais humanas e sustentáveis para potencializar protagonistas e empreendedores criativos.
O programa Cris Costura, Aceleradora Criativa foi criado pelo INMODE – Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa – com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – com o objetivo de identificar e promover talentos, para transformar competências técnicas de costura em habilidades de valor agregado.
As peças em exposição no Komplexo Tempo, durante os dias do evento, foram elaboradas durante a 4a edição do programa Cria Costura, Aceleradora Criativa, realizada na Vila Carrão, zona leste da capital paulista, a partir de técnicas e conceitos que estão transformando o jeito de fazer moda, mais consciente e responsável.
No processo de imersão criativa e capacitação técnica, os participantes utilizaram o método zero waste aplicado à modelagem, que tem como objetivo ocupar ao máximo a superfície do tecido, minimizando a produção de resíduos têxteis.
Foram desenvolvidas três modelagens para uso comum, e o desafio consistia em criar modelos únicos a partir destas bases com a aplicação de penses, pregas, drapeados, jabours, plumas recicladas e recortes.
JOVENS TALENTOS PAULISTANOS
Este programa é uma iniciativa do INMODE – com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – e que teve como objetivo identificar e promover novas microempresas e empreendedores individuais de moda e design, das cinco regiões da São Paulo.
Todas passam por rodadas de mentoria, consultoria e trocas ao longo do programa. Do total de 25 participantes, 15 nomes foram selecionados e terão seus produtos à venda na loja do evento.
LOJA POP UP
A Pop Up Store nasceu de uma vontade de aumentar a visibilidade de marcas pequenas e autorais e proporcionar ao público do SPFW uma experiência aind amais rica.
Para a edição N56, o evento decidiu trazer novamente esse espaço para o público que terá a curadoria de Paulo Borges e Cartel 011.
A Pop Up irá contar com mais de 40 marcas, além daquelas selecionadas no projeto Jovens Talentos Paulistanos.
FESTIVAL SPFW+ ORIGENS
INGRESSOS
Ingressos à venda pelo link: https://www.eventim.com.br/spfwn56
(somente para o Komplexo Tempo)
TRANSMISSÃO E COBERTURA
Todos os desfiles serão disponibilizados no You Tube e site do SPFW: www.spfw.com.br.
LOCAIS:
Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 / Mooca – 16h30 às 23h
Iguatemí São Paulo – Av. Brig. Faria Lima, 2.232 – 12h30 às 14h30
LEI DE INCENTIVO A CULTURA APRESENTA
SPFWN56
PATROCÍNIO MASTER
C6Bank, Iguatemi, Eudora e Truss.
PATROCÍNIO
Podium, Sebrae, Neve, Estrella Galícia, Sou de Algodão, Suvinil e Focus Têxtil
APOIO
Komplexo Tempo, Napoleão, Pullman, Tangle Teezer, Senac, Prata, Buscofem e Osten Group
APOIO INSTITUCIONAL
Prefeitura Municipal de São Paulo
REALIZAÇÃO
IMM, INMODE e Fdois
Sobre o SPFW
Com 28 anos SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país.
O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas.
Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países.
Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.
Sobre a IMM
Há cerca de dez anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.
A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial.
Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.
Sobre o INMODE
Criado em 2004, o INMODE (Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado.
Desde sua fundação, o INMODE trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazos para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa.
Desde a sua criação, o INMODE já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, diversos eventos internacionais, mais de 60 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros.
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Fonte MKTMIX – Assessoria de Comunicação – SPFW Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal – SITE SPFW
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