Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes

Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes.

A estação mais esperada do ano chegou! E o verão traz dias escaldantes e diversão para toda a família.

Mas a época merece atenção especial com os bebês e crianças, pois a pele infantil é mais sensível e pode sofrer com a exposição solar (queimaduras e acúmulo de danos devido aos raios ultravioletas), ressecamento e irritação por causa do contato com a água salgada e/ou com o cloro, além de possíveis  lesões pruriginosas causadas por picadas de insetos.

Durante este período, é comum a mudança na rotina das crianças e as brincadeiras ao ar livre tornam-se frequentes, acompanhadas de uma exposição solar mais prolongada.

Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes
Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes

“O cuidado com a exposição solar infantil deve ser redobrado, pois, além das queimaduras solares que costumamos ver, os danos que os raios ultravioletas causam são cumulativos, para o resto da vida.

Por isso, a fotoproteção adequada é extremamente necessária na hora de deixar as crianças brincarem ao ar livre, principalmente nos dias mais ensolarados.”, comenta Dr. André Cherubim, especialista em dermatologia pediátrica.

Sabe-se que, por mais que o sol traga benefícios à saúde, como a síntese de vitamina D, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é na infância que os cuidados e precauções devem ser tomados para se evitar a evolução de um câncer de pele durante a idade adulta.

“De acordo com a literatura, cerca de 80% da radiação ultravioleta que recebemos ao longo da vida ocorre até os 18 anos de idade”, diz o Dr. André.

A pele infantil é mais suscetível aos raios UV do que a de um adulto, sendo mais frágil na hora de tolerar os malefícios do sol. Por isso, é indicado o uso de um bom filtro solar, a partir dos seis meses de idade, para que se crie uma camada protetora na pele dos pequenos.

Segundo o Dr. Cherubim, antes dos seis meses, os bebês não podem usar protetor solar, mesmo os indicados ao público infantil, pois a pele nessa fase ainda é muito fina e sensível.

Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes

Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes
Foto divulgação Repost Instagram

“Deve-se evitar expor a raios solares os bebês com menos de 6 meses. E mesmo com a utilização do protetor solar nos bebês com mais de 6 meses, devemos evitar a exposição deliberada, principalmente nos horários de pico de incidência solar, entre 10h e 16h.

Se está com seu filho na praia ou na piscina, é essencial mantê-lo na sombra e usar, além do protetor solar, roupas adequadas com proteção UV e chapéus”, aconselha o especialista.

Outro alerta do especialista para os dias quentes é sobre o aumento do número de machucadinhos causados por picada de inseto. “E as crianças são vítimas frequentes, provocando contusão pruriginosas e eventualmente o aparecimento de lesões mais inflamatórias, vermelhas e quentes.

Verão: pele infantil precisa de atenção redobrada em dias quentes

Em alguns casos, pode ocorrer uma reação de hipersensibilidade, como se fosse uma alergia à própria picada, com o aparecimento de diversas feridas pelo corpo.”

O conselho, segundo o médico, é aumentar a hidratação para que a pele infantil fique mais resistente, além de evitar a coceira para diminuir a chance de cicatrizes no futuro. Além disso, os pais e mães também precisam proteger a casa, principalmente os quartos, com a colocação de telas nas janelas para evitar a entrada de insetos.

Os banhos mais frequentes de mar e de piscina deixam a pele mais ressecada e sensível. A aplicação de um hidratante adequado, após o banho, é fundamental. “Este cuidado fortalece a barreira cutânea, evitando o ressecamento, possíveis coceiras e outros tipos de sensibilidade”, explica.

PREVENÇÃO E CUIDADOS

E para as picadas de insetos e pequenos machucados, arranhões e outros dodóis comuns nas férias, Mustela® desenvolveu o Cicastela® Creme Reparador Hidratante. Multiuso, seguro e eficaz para ser aplicado diretamente na pele limpa e seca com pequenas lesões e ressecamentos. Promove reparação da pele acalmando o desconforto e ajudando na recuperação da área afetada desde a primeira aplicação.

Confira as dicas da Mustela®, primeira marca Dermo-Bebê do Brasil, para proteger a pele dos raios solares e evitar o ressecamento em bebês e crianças durante as férias.

Leia também Verão 2021: Saiba quais são os produtos que ajudam a conquistar a melhor forma

Sobre Laboratório Expanscience

Com sede em Paris, na França, a Expanscience, laboratório farmacêutico e dermocosmético independente, há 70 anos desenvolve e fabrica produtos inovadores na assistência à artrose e saúde da pele.

Presente em mais de 101 países e 16 filiais, a empresa iniciou sua operação no Brasil em 2013 com a comercialização da linha de produtos da Mustela®, primeira marca Dermo-Bebê do País.

O impacto positivo da Expanscience na sociedade e no ambiente é reconhecido pela certificação internacional B Corp, recebida por associar sustentabilidade e responsabilidade social em suas práticas de crescimento econômico.

Mais informações: www.expanscience.com

Informações ao consumidor

SAC: (11) 3331-4640     

Website: www.mustela.com.br

Instagram: www.instagram.com/mustelabrasil 

Facebook:  www.facebook.com/mustelabrasil

Youtube: https://www.youtube.com/mustelabrasil

Fonte Prestigie Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Veja também