Culinária do norte de Minas em BH. Região é rica em sabores e é possível experimentar muitos deles na capital.
Existe uma lenda que diz que todo mundo que é de BH, tem pelo menos um pé no interior. Por isso, falar da gastronomia da capital passa também por diversas regiões do estado. Uma delas, o norte de Minas, é famosa por iguarias como o pequi e a carne de sol.
Ali, em meio ao cerrado nativo e as águas do Rio São Francisco, acontece uma das mais ricas culinárias de MG. No plural porque Minas é terra de diferentes culinárias nativas. A do norte do estado é mestiça, muito rica em sabores e forte no tempero!
Além dos já citados pequi e carne de sol, fazem parte da culinária local a paçoca de carne, o feijão andu, os peixes do velho Chico (surubim, dourado, pirá)… e outras tantas delícias que são encontradas também na capital e fazem parte da memória gustativa até mesmo de quem nunca se aventurou na região.
No recém-inaugurado Quina, o chef Uamiri Menezes dá um toque moderno a alguns desses ingredientes como o Croquete de Tropeiro (croquete de feijão tropeiro empanado na farinha de torresmo sob vinagrete de couve e ovo de codorna confitado )
E o Tartar de Carne de Sol (tartar de carne de sol de Montes Claros, sob telha de sagu e bernaise de manteiga de garrafa ). Quarenta com Couscous (pudim de milho tradicional do norte de Minas com couscous de laranja e castanhas, toffee de coco e gelato vegano).
Já do bar comandado por Alan Rogerio sai o Calma Nervo (cachaça jambruna, licor de pequi, suco de limão capeta e club soda).
Vale também ficar atento ao cardápio da Cozinha Santo Antônio, que durante a semana muda diariamente.
“Faço muito carne serenada, feijão angu, farofa, paçoca da carne e mamão verde”, conta a chef Ju Duarte que também é historiadora e conhece muito sobre nossa culinária.
Veja também Restaurante Casa Santo Antonio preparou menu para Ceias de fim de ano
Culinária do norte de Minas em BH
Serviço
Quina – Cozinha de Expressão e Coquetelaria
Avenida Prudente de Morais, 15 – Santo Antônio
Horários:
3ª – 18h30 às 23h30
4ª – 18h30 às 23h30
5ª – 18h30 à 0h
6ª – 18h30 à 1h
Sábado – 12:00 às 16h e 18h30 à 1h
Domingo – 12h às 16h
Horário de encerramento durante a pandemia: 22h (3ª a sábado)
https://www.instagram.com/quinabh
Cozinha Santo Antônio
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana.
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio
Fonte Renata Alves Comunicação Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
[…] Veja também Culinária do norte de Minas em BH […]
[…] Leia também Culinária do norte de Minas em BH […]