Pardinho encanta com natureza

Pardinho encanta com natureza

Pardinho encanta com natureza privilegiada, gastronomia e povo acolhedor.

No interior de São Paulo, a cidade segue para o quinto ano como Município de Interesse Turístico, com povo apaixonado pelo destino.

A história do turismo no interior paulista começou em 2001, juntamente com a criação do primeiro Conselho de Turismo e do Consórcio Regional Polo Cuesta. Pardinho já era reconhecida por seus atributos naturais, como localização a mais de 900 metros de altitude e incríveis vistas panorâmicas, contando então apenas com a Venda Vivan, a Praça da Matriz e sua rica herança cultural.

Veja Enotel Magnólia: o melhor hotel 4 estrelas da Madeira

Pardinho encanta com natureza

Hoje intitulada como a “terra das emoções”, a cidade é aclamada e reconhecida por inúmeras conquistas. No turismo de esporte, destaque para os prêmios do Guidão de Ouro como melhor prova de estrada pelo Festival Brasil Ride. No turismo gastronômico, prêmios da Pardinho Artesanal exportando o “terroir da Cuesta paulista” de Pardinho para o mundo, além dos cafés especiais que são referências nacionais. No turismo cultural, a cidade se destaca pela intensa produção cultural que ali se produz, sendo escolhida pela família do ícone Tião Carreiro para receber seu acervo.

Foram pessoas em busca dos mesmo sonhos, com espírito visionário e empreendedor, que colocaram seus talentos, tempo e compromisso para tornar realidade o plano diretor que elaboraram em sinergia entre as instituições e as empresas que representavam. Assim, construíram gradativamente uma autêntica parceria entre políticas públicas e iniciativa privada em Pardinho, refletida nos frutos que o município colhe no seu ascendente desenvolvimento econômico, que tem o turismo como vetor.

O segredo do sucesso une a natureza privilegiada de Pardinho com a paixão tanto dos que ali nasceram como daqueles que adotaram a cidade como sua morada – paixão essa que acolhe seus visitantes. A localização, a altitude, o clima, a qualidade da água e a hospitalidade do povo de Pardinho dão o toque diferencial tão elogiado por quem visita esta cidade.

Desde os primórdios da época da colonização, a tradição agrícola foi a base da rica diversidade gastronômica de Pardinho. Como o acesso era difícil devido à formação da Cuesta, os pardinhenses foram adaptando as receitas trazidas de suas terras natais – Itália, Portugal e Alemanha – à realidade local. Receitas foram passadas de geração em geração, como o tradicional mingau de milho com bolinho, entre tantas outras iguarias.

Da lavoura aos pratos da culinária caipira gourmet em belos restaurantes rurais panorâmicos e queijos premiados internacionalmente, a natureza local faz toda a diferença, levando o “terroir da Cuesta paulista” de Pardinho para o mundo. Esta culinária abençoada pela natureza não é só destinada aos turistas – está presente também no dia a dia da maioria dos pardinhenses na vida pacata, porém árdua, da roça familiar ou em grandes fazendas. A merenda escolar de Pardinho é uma das melhores da região, com 100% da agricultura local.

Com destaque nos concursos do Mondial du Fromage – França, 2019 e 2021 – e do Primeiro Mundial do Queijo do Brasil – Minas Gerais –, a cidade tem seus produtos apreciados por muitos chefs renomados. A marca Pardinho Artesanal projetou não só a cidade, mas o estado de São Paulo para o mundo, elevando os queijos paulistas ao nível dos tradicionais queijos mineiros – assim como a produção dos cafés especiais com marcas como Café Pelosini e Cuesta Café.

Pardinho encanta com natureza privilegiada, gastronomia e povo acolhedor

A adrenalina de trilhar pelos morros e colinas de Pardinho, seja numa intensa caminhada ou numa radical aventura motorizada, a descida da Tirolesa do Gigante tendo ao fundo a bela vista do Gigante Adormecido, o rapel em uma de suas cachoeiras à beira do precipício, o som de uma boa moda de viola e um causo bem contato com o fogo crepitando e cozinhando um bom feijão tropeiro, os bailes de Tuia, a cantoria dos jovens do alvorecer ao entardecer: são sempre espetáculos especiais, fazendo jus ao título conferido a Pardinho como a “terra das emoções”. Onde sem dúvida nossos sentidos são despertados, presenteando com significativas e memoráveis experiências.

A pequena Pardinho vem se tornando um prodígio no cenário turístico pelo investimento de valor cultural e ambiental, associado à fibra de seu provo de espírito empreendedor, que investe em tecnologia e preserva saberes locais. Mais que tempero, em seus produtos encontramos o “terroir” desta abençoada terra: a alma de seu povo.

Mais informações em: descubrapardinho.com

Fonte Assimptur/Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

1 Comment

Comments are closed.