Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão

Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão

Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão. Nos últimos sete anos a população vegetariana dobrou, atingindo o marco de 29 milhões de brasileiros (IBOPE).

Pratos do Restaurante Alquimia encantam o olhar e agradam o paladar

Já notaram como nossa rotina diária tem sido afetada pelas mudanças provocadas pela pandemia de coronavírus que recentemente completou um ano? Negócios, saúde, lazer, educação, convívio social e compras. Tudo sendo afetado pelos novos hábitos que precisamos incorporar ao dia a dia. Muitos se perguntam: teremos aprendido algo diferente?

Algumas pesquisas apontam que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, não só pelo medo do vírus, mas também por quererem adotar hábitos mais saudáveis como, por exemplo, uma alimentação mais balanceada para garantir um sistema imunológico fortalecido.

Veja também Circuito Litoral Norte de São Paulo reúne em encontro virtual

O isolamento social, muito sentido por todos, motivou reflexões e, com mais tempo em casa, muitas pessoas notaram que estavam comendo mal. A falta do almoço diário com os colegas de trabalho e a necessidade de preparar as refeições em casa despertou uma importante reflexão: o que eu vou fazer hoje para comer? Congelado de novo ou aquele pacotinho cheio de ingredientes químicos? 

Esse contato com a necessidade de cozinhar está fazendo, dentre outras coisas, com que as pessoas busquem alimentos menos processados, mais naturais e saudáveis, e até despertem para um novo hobby.

Para entender como e o quanto a pandemia impactou os hábitos alimentares, a ADM, líder global em alimentação, realizou uma pesquisa em 2020 para identificar quais são as tendências dos consumidores para este ano. 

Plant-based

Segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados estão optando por produtos classificados como plant-based (à base de plantas) com o objetivo de consumir mais alimentos e bebidas de origem vegetal, mais naturais. Os dados mostram também que as pessoas estão dando preferência para itens com cores vibrantes e estimulantes e com sabores que remetam a algo bom do passado.

Boa notícia: com o crescimento da demanda de alimentos à base de proteína vegetal, muitas novidades estão em desenvolvimento, inclusive frutos do mar como marisco e camarão. Segundo os dados divulgados, as novas carnes à base de plantas incluem produtos de músculos inteiros como bife e peito de frango, carne de almoço, bacon e muito mais.

Na categoria alternativa de laticínios, estão em desenvolvimento novos iogurtes, sorvetes, manteiga, pastas e cremes. 

Confira Summit Hotels anuncia novo empreendimento em Boiçucanga

Preocupação ambiental

Dentre os entrevistados, mais da metade afirmou que se preocupa com o impacto de suas ações no meio ambiente. Desses, mais de 30% compram itens produzidos de forma sustentável: sem agrotóxico, com processos mais limpos e com embalagens feitas de matéria-prima renovável e mais biodegradáveis.

Alimentos X funcionamento do intestino

Outra tendência identificada na pesquisa é que mais pessoas estão interessadas na relação entre a saúde intestinal e a saúde geral do indivíduo. Por isso, estão surgindo mais alimentos que auxiliam a manter o microbiome (colônia de bactérias boas que vivem no intestino) em equilíbrio.

Restaurante Alquimia: delícias veganas  na charmosa Campos do Jordão

O Hotel Serra da Estrela, localizado na Vila Capivari, em Campos do Jordão, é referência pelo seu engajamento em causas ambientais. Há 5 anos o empreendimento se encaminha para o vegetarianismo e tem em suas dependências o Restaurante Alquimia, que é totalmente vegano.

Como mais uma forma de incentivar a alimentação livre de sofrimento animal e sem agrotóxico, há 2 anos o hotel desenvolveu uma horta de produtos orgânicos para fornecer matéria-prima para o seu restaurante.

Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão
Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão

Estufa de folhas verdes na horta do Hotel Serra da Estrela

Além de garantir produtos de alta qualidade para os clientes, o intuito é conscientizar hóspedes e a população em geral sobre os malefícios a longo prazo, causados por adubos químicos à saúde e ao meio ambiente.

Tomate, alface, cebolinha, vagem, mandioca e morango são alguns dos itens cultivados na horta. Depois de colhidos vão fresquinhos para a cozinha do Alquimia serem transformados em salada, tempero, molhos, geleias e sobremesas. E engana-se quem pensa que no cardápio do restaurante só tem variações de saladas, é possível encontrar lanches, sopas e cremes, pizzas e a feijoada vegetariana, um dos pratos mais elogiados e servida aos sábados.

Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão

Feijoada vegetariana é servida aos sábados no Restaurante Alquimia

O Alquimia também está com protocolo para o combate à Covid-19. Foram adotadas algumas medidas como:

  • diminuição do número de mesas e distância de 2 metros entre elas;
  • utilização de cardápio digital por QR code;
  • esterilização de louças e talheres com sabão potente e em altas temperaturas
  • açúcares/adoçantes e temperos são disponibilizados em sachês para evitar o compartilhamento de utensílios.
Restaurante Alquimia: 3 delícias veganas na charmosa Campos do Jordão

Sobre o Hotel Serra da Estrela

Localizado no coração do centro turístico Vila Capivari, em Campos do Jordão, o Hotel Serra da Estrela é sinônimo de qualidade de vida e tranquilidade. Concebido e construído para receber com muito conforto seus hóspedes, o Hotel conta com a cozinha referência em alimentação saudável do restaurante Alquimia. 

Sobre o Restaurante Alquimia

O Restaurante Alquimia do “Hotel Serra da Estrela”, apresenta opções criativas e saudáveis elaboradas pelo chef e sua equipe. O cardápio destaca a culinária vegetariana, comprometida com o meio ambiente e qualidade de vida sem perder o sabor. O Serra da Estrela se encaminha para o vegetarianismo e segue os princípios de proporcionar um ambiente livre de sofrimento animal e que apoia causas que podem impactar a vida da natureza e dos seres humanos.

Fonte Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal – Crédito Net Campos Foto divulgação Capa


1 Comment

Comments are closed.