Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5

Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5

Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5. Roberto Martins Figueiredo é um biomédico brasileiro, ficou conhecido como Dr. Bactéria ao participar do quadro “Tá limpo” do programa Fantástico. Na série, ele falava dos perigos microscópicos que se escondem no cotidiano, esclarecendo dúvidas sobre contaminação de alimentos, higiene, saúde pública e temas relacionados.

Desde então, Dr. Bactéria ficou famoso participando de vários programas da televisão brasileira.

Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5
Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5

Com a chegada da pandemia em 2020, tem sido destaque no Instagram e YouTube, apresentando o sendo entrevistado em lives ao vivo. Hoje @drbacteriaoficial conta com mais de 794 mil seguidores no Instagram e 104 mil inscritos no seu canal YouTube.

Em 2020 foi candidato a vereador da cidade de São Paulo, sua atuação e contribuição na área da saúde era fundamentalmente atribuído à sua candidatura.

Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5

Confira a sua história através da entrevista concedida à Revista Destaque Digital:

1. Dr. Bactéria, o que te fez seguir a carreira como biomédico, já que também é formado em Engenharia da Qualidade?

Resposta: Na minha juventude, sempre achei este mundo microbiológico um verdadeiro encanto. Ficava surpreso com a informação de que nós somos cercados por micro-organismos, tanto em nosso corpo como no ambiente. Que eles poderiam desencadear doenças, mas poderiam produzir alimentos.

Pensei então em estudar este mundo. Entrei em Biomedicina e me especializei em Microbiologia, inicialmente dos alimentos e depois relacionado a prevenção de doenças e higiene.

Escrevi 5 livros, montei um laboratório – MICROBIOTÉCNICA – especializado em análises ambientais e de alimentos. E passei a investir meu tempo na informação, na mídia, em 2001 comecei na TV e não parei até hoje, levando informação relacionada a prevenção de doenças e

higiene, o que veio ser comprovada, como importância nesta atual pandemia que estamos vivendo.

Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Destaque Edição 5

2. Sua especialização é na saúde pública, e o marketing é outra grande paixão?

Resposta: Acredito que todos estamos se “vendendo” diariamente – este termo não é pejorativo e não tem nada a ver com corrupção, se trata de a gente se encarar como um produto. Nós somos um produto que está sendo apresentado para a família, para amigos, profissionalmente etc. Por isso acho essencial o marketing para nos adequarmos e entendermos este produto e esta visão. Saúde pública é minha vida.

3. Como foi ser convidado a participar do Programa do Fantástico?

Resposta: Eu estava com um contrato na TV Record no Programa Note e Anote, onde fazia o personagem O CAÇADOR DE BACTÉRIAS. Fui convidado pelo Fantástico para gravar uns “pilotos” que deram super certo, chegando a recordes de audiência, lá fui chamado de Dr. Bactéria, o que deu nome ao quadro, nome que carrego até hoje.

4. Depois vieram outros convites, como o Programa do Jo, Vem pra Cá, Programa do Fábio, Danilo Gentili, dentre outros. Conte-nos sobre estas experiências!

Resposta: Sempre procurei levar a informação, embora com muito conteúdo técnico-científico, em uma linguagem que denomino DONADECASES – a linguagem que todos entendem, sempre trabalhei com mudança de hábitos, estas curiosidades e a facilidade de entendimento levaram ao sucesso do Dr Bactéria. Os convites vieram e vem de forma normal. Nunca recusei nenhuma entrevista, nunca avaliei o tamanho de um veículo de informação. Acho que todos tem o mesmo direito a informação e sempre tratei com muito respeito a todos.

Dr. Bactéria é capa da Revista Digital Edição 5

5. Roberto Figueiredo é autor de vários livros:

• Guia prático para evitar doenças veiculadas por alimentos – PRP (Editora Manole);

• Programa de redução de patógenos (Editora Manole, 2002);

• As armadilhas de uma cozinha (Editora Manole, 2002);

• Padrões e procedimentos operacionais de sanitização (Editora Vida e Consciência, 1999)

Escrever livros consolida anos de estudos e experiências praticadas?

Resposta: Escrever livros é transmitir informação. Sempre me encantou levar estas informações a todos, na forma de aulas, palestras, entrevistas, textos. E livros, por que não? Adorei esta ideia e virou costume, comecei com o primeiro e já estou no quinto. Não vou parar por aí.

6. As suas lives continuam com força total e grande sucesso, sempre tem algo novo para orientar?

Resposta: A informação tem vida, muda a cada minuto e aparecem a cada segundo. O Dr. Bactéria virou referência e neste mundo em Pandemia, se tornou essencial. As lives se tornaram meios de informação fantásticos, cheguei a fazer em 2020 mais de 600, e ainda continuo sendo requisitado e nunca recusei fazer nenhuma.

7. Na sua carreira de biomédico, relate um dissabor?

Resposta: Não tenho dissabores, tudo que aparece são estímulos para o crescimento, sejam positivos ou negativos, basta encarar como estímulo.

8. Rápidas definições: Uma paixão? Uma realização? Um sonho?

Resposta: Paixão – família e também o trabalho / Realização – ser encarado como referência de informação correta / Um sonho – sempre ter sonhos

Veja também Maria escolhe no queridômetro emojis para participantes

Entrevista Jornalista

Jo Ribeiro

Dr. Bactéria
Biomédico Brasileiro
É a nova CAPA da Revista DigitAL Destaque, do mês de fevereiro de 2022

www.revistadigitaldestaque.com.br/dr-bacteria-biomedico-brasileiro

CAPA Convidada:
@DrBacteriaOficial

Revista:
@RevistaDigitalDestaque

Jornalista:
@JoRibeiroOficial

CEO da Revista DigitAL Destaque:
@Andre_Lap

Parcerias:
@RevistaMaisBonita
@RevistaMaisBonitaOnline
@RevistaMaximus

www.revistadigitaldestaque.com.br

Fonte Revista Digital Destaque – Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

1 Comment

Comments are closed.