A Rainha Elizabeth II, morreu nesta 5ª feira (8), aos 96 anos. A princípio, a monarca estava sob cuidados médicos no palácio de Balmoral, na Escócia, acompanhada dos filhos Andrew, Anne, Edward e o herdeiro do trono, príncipe Charles, além dos netos, os príncipes William e Harry.
Sobretudo, Geidt anunciou a morte de Elizabeth primeiro à primeira-ministra, Liz Truss. Há 70 anos no trono, Elizabeth II vinha passando mais tarefas para Charles e outros membros da família real | Foto capa Reprodução/Palácio de Buckingham.
Além disso, do Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores, em um local não revelado em Londres, a notícia viajou para os 14 governos fora do Reino Unido, onde a rainha também é chefe de Estado, e as 56 outras nações da Commonwealth.
Ainda mais, os Governadores gerais, embaixadores e primeiros-ministros ficaram sabendo primeiro e somente então o público geral.Pouco se sabe sobre o que deve ocorrer após o falecimento da rainha.
Acresce que, ainda segundo o plano, Charles será proclamado rei às 11 horas da manhã (horário local) do dia seguinte a morte de Elizabeth II.
Assim, nos nove dias seguintes (nos documentos de planejamento da operação, estes são conhecidos como “D-day”, “D+1” e assim por diante) haverá proclamações, rituais, e uma turnê por quatro nações pelo novo rei.
A Rainha Elizabeth II, morreu nesta 5ª feira (8), aos 96 anos
Rainha Elizabeth II
Inicialmente, Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).
Veja também Artefacto e Artefacto Beach & Country apresentam a exposição “Retratos e Paralelos” de Yuri Seródio
Fonte SBT – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
[…] Confira também A Rainha Elizabeth II, morreu nesta 5ª feira (8), aos 96 anos […]