Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática

Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática. Segundo o termo dupe ”enganar” já tem mais de 1 bilhão de citações em uma rede social na #.

Sobretudo, a tendência da hora, na rede não se trata de mais uma “it core” ou seja “é o núcleo”, mas sim da criação de conteúdos sobre os “dupes”ou seja”enganar”, as imitações ou alternativas e baratas de alguns produtos caros.

Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática
Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Além disso, foram postados na rede nos últimos dias, vídeos de creators recomendando produtos baratos que fariam o mesmo efeito de um produto caro de marca e esses vídeos tem se tornado virais, alcançando milhões de pessoas. A hashtag #dupe tinha mais de 1,6 bilhões de visualizações na rede social até a data deste post.

Ainda por cima, a maioria desses produtos, que são oferecidos por redes de fast fashion segundo informações, tem qualidade duvidosa, são feitos majoritariamente de materiais sintéticos (e poluentes) e durarão poucos meses.

Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática
Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Por exemplo, no caso dos produtos de beleza, ainda podem trazer riscos à saúde.

Nesse sentido, sem falar no problema relacionado à cadeia produtiva desses ítens de preços tão baixos.

A indústria da moda e da beleza parecem obcecadas em se conectar à Gen Z ( A geração Z compreende o grupo de pessoas nascidas a partir de 1995. Cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis), criando produtos e campanhas que apelam à essa fatia de público.

Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática

Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática
Cópias de produtos divulgadas em uma rede social é uma tendência problemática – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Afinal, eles são, hoje, parte relevante da população economicamente ativa. No Brasil, eles compõem 20% da população do país, segundo um estudo da McKinsey em parceria com a Box1824. E dentro de alguns anos, serão uma parcela ainda. significativa do mercado consumidor.

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Logo, estes jovens estão muito interessados em consumir (e postar o que compram) mas, em sua maioria, não tem poder de compra para acessar produtos de marcas de luxo com preços muitas vezes inflacionados e, portanto, recorrem às cópias. De acordo com o Bank of America, a geração Z apresenta uma renda mundial total de US$ 7 trilhões, valor inferior ao das demais gerações.

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Fonte FFW/MODA – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

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