Última semana para conferir a 3ª edição do Festival Vórtice no Edifício Vera – Leonardo Maciel e Paulo Cibella, curadores do evento. Crédito: Divulgação Festival Vórtice
Já visitada por mais de mil pessoas no 1º andar do Edifício Vera, a mostra apresenta uma seleção de aproximadamente 120 obras, que discorrem sobre símbolos de feminilidade e masculinidade, corpos dissidentes, identidade de gênero e fetiches.
Até este domingo, dia 30 de junho, acontece no Edifício Vera a 3ª edição do Festival Vórtice, maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil. Com curadoria assinada pelos artistas e pesquisadores, Paulo Cibella e Leonardo Maciel, a exposição exibe trabalhos de 100 artistas brasileiros de diversas regiões do país, com diferentes faixas etárias e gêneros.
Em um espaço expositivo de 195m², dividido em seis ambientes, o visitante poderá conferir uma seleção de aproximadamente 120 obras, entre elas pinturas, esculturas, fotografias, colagens, instalações e gravuras, que representam símbolos de feminilidade e masculinidade, corpos dissidentes, identidade de gênero e fetiches.
Merece destaque o fato de que o artista que melhor traduzir a essência do evento, a critério da Comissão Curatorial, será premiado, ao final do Festival, com a quantia de R$1.000. Um outro artista, que ganhar mais votos únicos do público visitante, também será premiado com a mesma quantia.
Última semana para conferir a 3ª edição do Festival Vórtice no Edifício Vera
Sobre o Vórtice Cultural
O Vórtice Cultural é uma iniciativa de arte com plena autonomia curatorial e criativa. Sob liderança dos artistas Leonardo Maciel e Paulo Cibella, a diversidade é celebrada, proporcionando uma plataforma acolhedora para a expressão artística. Como agentes culturais, Maciel e Cibella idealizam projetos voltados à educação e ao desenvolvimento profissional, fomentando o amadurecimento do ecossistema da arte e buscando a legitimação e institucionalização de artistas.
Leonardo Maciel
Nascido em Maringá/PR (1992), Leonardo Maciel é artista visual, curador independente e cofundador do Vórtice Cultural. Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP. Suas criações permeiam representações de episódios históricos, movimentos culturais e ídolos que o impulsionam. Maciel possibilita aos espectadores examinar tragédias humanas de maneira suave e colorida, convidando-os para uma jornada de autorreflexão.
Paulo Cibella
Paulistano (1976), Paulo Cibella é artista visual, curador independente e cofundador do Vórtice Cultural. Temas como sexualidade do homem gay contemporâneo, sociedade de consumo, indústria cultural e crítica ao sistema da arte são abordados através da apropriação de símbolos cotidianos, subvertendo com bom humor, ironia e acidez, a mensagem a que estamos acostumados.
Veja também Prefeitura realiza 2ª edição da Virada ODS 2024
Última semana para conferir a 3ª edição do Festival Vórtice no Edifício Vera
Última semana para conferir a 3ª edição do Festival Vórtice no Edifício Vera
Serviço
3ª edição do Festival Vórtice
Período expositivo: Última semana até o dia 30 de junho
Local: Edifício Vera | Rua Álvares Penteado, nº 87 – 1º andar – Centro Histórico de São Paulo
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 19h
Classificação etária: entrada permitida apenas para maiores de 18 anos. Menores, mesmo que acompanhados dos pais/responsáveis, não poderão visitar a exposição
Ingresso: entrada gratuita. Bilhete a ser emitido, obrigatoriamente, via Sympla: sympla.com.br/evento/3-festival-vortice/2467094
** a entrada só será permitida mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às vítimas do Rio Grande do Sul
@festivalvortice
@vorticecultural
Fonte Patrícia Marrese Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal
[…] […]