Ìmólè Oòrùn de Luiz Moreira revela riqueza ancestral na Whitebox

Ìmólè Oòrùn” de Luiz Moreira revela riqueza ancestral na Whitebox | Rosewood São Paulo. Obras exploram ancestralidade e afrofuturismo através de uma perspectiva afrodiaspórica.

GW Gallery, em nova parceria com  Whitebox | Rosewood, São Paulo, inaugura no dia 28 de maio a exposição “Ìmólè Oòrùn” do artista Luiz Moreira. A mostra, que promete ser uma baliza na agenda cultural da cidade, traz uma reflexão profunda sobre a ancestralidade e a identidade afro-brasileira através de uma perspectiva afro diaspórica e contra colonial. Luiz Moreira, com sua sensibilidade artística e comprometimento com a cultura afrodescendente, nos convida a uma imersão em seus trabalhos, que reverenciam a riqueza e a sabedoria de seus ancestrais.

Ìmólè Oòrùn de Luiz Moreira revela riqueza ancestral na Whitebox

Ìmólè Oòrùn” de Luiz Moreira revela riqueza ancestral na Whitebox | Rosewood São Paulo

Ìmólè Oòrùn” (Luz do Sol) é uma homenagem a seus antepassados, destacando a riqueza da tecnologia, conhecimento e sabedoria que eles produziram. O artista mergulha em sua subjetividade para revelar sua cosmo percepção do mundo. Suas obras desafiam a lógica eurocêntrica, dando centralidade à cultura, filosofia, religião e mitologia de grupos historicamente marginalizados. Este enfoque é evidente na marca afro futurista de suas criações, fruto de pesquisas que exaltam a beleza e o legado ancestral, possibilitando às pessoas se reconhecerem como protagonistas na arte.

Ìmólè Oòrùn” de Luiz Moreira revela riqueza ancestral na Whitebox

Ìmólè Oòrùn” de Luiz Moreira revela riqueza ancestral na Whitebox | Rosewood São Paulo

Os frutos da criação de Luiz Moreira realçam o encanto resplandecente da luz sobre a pele, evidenciando um resultado denso e sensível que ensina a importância de reconectar com o passado para buscar lá o que ficou. As obras expostas constituem um verdadeiro “ebó” a seus ancestrais, enaltecendo a grandeza e a riqueza de seu povo através de uma narrativa visual poderosa.

Os adereços em suas obras, que surgem de memórias de infância, viagens, leituras e experiências, carregam narrativas ricas em referências ancestrais e rituais africanos, além de memórias carnavalescas. Estes elementos ressaltam a importância histórica de reis e rainhas africanos, figuras sagradas escolhidas pelos deuses para reinar na terra. Sua arte reforça a identidade e a história da comunidade afrodescendente, enfatizando que sua história é rica em saberes e tecnologia cultural, e não se inicia com a escravidão.

Luiz Moreira, 34 anos, nasceu em São Paulo e atualmente divide seu tempo entre o Brasil e Miami. Sua jornada na fotografia teve início em projetos acadêmicos durante o curso de Comunicação Social, evoluindo para a fotografia de rua em grandes centros urbanos como São Paulo e Nova York. Sua abordagem estética e documental combina sensibilidade com a cultura contemporânea, condições humanas, perspectivas diaspóricas e a veneração das imagens divinatórias de religiões de matrizes africanas.

GW Gallery, fundada em 2015 pelo fotógrafo e empresário Gabriel Wickbold, é um marco na cena da fotografia contemporânea, representando artistas de renome nacional e internacional. Com uma sede em São Paulo e presença em importantes feiras de arte, a galeria dedica-se à formação e enriquecimento do público consumidor de arte, promovendo diálogos artísticos, oficinas e exposições.

Exposição: “Ìmólè Oòrùn

Artista: Luiz Moreira

Vernissage: dia 28 de maio, terça-feira, às 18h

Período: de 29 de maio a 10 de junho de 2024

Local: Whitebox | Rosewood São Paulo

Endereço: Al. Rio Claro nº 40, Bela Vista – São Paulo

 

Veja também Lilian Gonçalves e Luiza Brunet participam podcast de Zilu Godoy – Café com Respostas

Fonte Silvia Balady / Imprensa GW Gallery  Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Veja também

1 Comentário

Adicione o seu

Comentários estão fechados.