Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia.
Ação de aniversário do órgão da Prefeitura do Rio reúne até sexta-feira mais de 30 empresas no Largo da Carioca.
O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, completou 11 anos nesta terça-feira (18) e, para celebrar essa data, realiza até a próxima sexta-feira, 21 de outubro, das 10h às 16 h no Largo da Carioca, Centro do Rio, um mutirão de conciliação.
O evento conta com a adesão de mais de 30 instituições, de concessionárias e instituições financeiras a empresas de telecomunicações. Nesta quarta-feira, primeiro dia da ação, foram realizados 522 atendimentos.
Entre as instituições com maior número de atendimentos estão o Procon Carioca (183), Itaú (45), Ligth (39), Claro (33) , Oi (32), Caixa Econômica (32), Águas do Rio (32) e Santander (17). A Defensoria Pública/Comissão de Defesa do Consumidor realizou 29 atendimentos.
Mutirão do PROCON CARIOCA realiza mais de 500 atendimentos no primeiro dia
Além de propiciar renegociação de dívidas, a ação é voltada o encaminhamento de questões como: dívidas não reconhecidas, cobranças indevidas, agendamento de visita técnica diretamente com as concessionárias, registro de reclamação sobre problemas no fornecimento de serviços ou na compra de produtos, entre outras.
A iniciativa conta também com o apoio de órgãos que atuam na Defesa do Consumidor, como a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
A secretaria municipal de Assistência Social oferece os seguintes serviços:
– Emissão da Carteira da Pessoa Idosa;
– Emissão de Identidade Jovem (ID Jovem);
– Inscrições nas atividades dos Núcleos Cariocas;
– Pré inscrições em oportunidades do Mundo do Trabalho.
– Orientações sobre os programas da Secretaria Municipal de Assistência Social
A equipe do serviço 1746 da Prefeitura do Rio também está no local para atender as mais diversas demandas da população.
Durante o evento, equipe da Comlurb recebe material reciclável e há também coleta de lixo eletrônico, em parceria com a Samsung, além de distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e da Cartilha de Defesa do Consumidor.
O mutirão de conciliação conta com a presença das seguintes instituições e empresas:
CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO
1 – ÁGUAS DO RIO
2 – IGUÁ
3 – LIGHT
4 – NATURGY
5 – ZONA OESTE MAIS
EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES
6 – OI
7 – NET
8 – CLARO
9 – CLARO MOVÉL
10 – EMBRATEL
11 – TIM
12 – VIVO
13 – SAMSUNG
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
14 – CAIXA ECONÔMICA
15 – ITAÚ
16 – ITI
17 – SANTANDER
18 – BRADESCO
19 – NEXT
20 – BANCO DO BRASIL
VAREJO
21 – CASAS BAHIAS
22 – CASAS BAHIAS.COM
23 – PONTO
24 – PONTO.COM
25 – EXTRA.COM
26 – AMERICANAS.COM
27 – SUBMARINO
28 – SHOPTIME
29 – SOUBARATO
30 – HOTEL URBANO
31 – LOJAS AMERICANAS – LOJA FÍSICA
SOBRE O PROCON CARIOCA
Desde que foi criado, há 11 anos, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Questões com concessionárias de serviços de telefonia, abastecimento de luz, gás, atrasos entregas, além de demandas como compras online, presenciais e problemas com restaurantes, supermercados.
Além das instituições financeiras, cobranças abusivas, reajustes injustificados, propagandas enganosas, delivery, golpes e outras questões que são reveladas nas relações de consumo são acatados e encaminhados pelo órgão em busca de solução.
Vale destacar o atendimento virtual 365 dias do ano; o atendimento móvel, que visita semanalmente os bairros de toda da cidade, e ainda a abertura de Postos de Atendimento Avançados em parceria com o serviço1746 e Faculdades de Direito.
Veja também Empresária de sucesso dá dicas na internet para empreendedores
Fonte Ascom e Cidadania – Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal