Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus entram com exclusividade para o catálogo da importadora reforçando o seu propósito de aperfeiçoar a experiência dos apreciadores e tratar o vinho com respeito.

Se a conexão de um produtor com sua terra se manifesta na personalidade e na qualidade de um vinho, prova incontestável disso são os rótulos da família Massolino, do Piemonte, ao norte da Itália.

Vinícola que, a partir de setembro, entra para a carta dos grandes vinhos que a Zahil traz ao Brasil, com quatro de seus Barolos, incluindo três de seus celebrados e premiados crus, reverenciados por apreciadores ao redor do mundo.

Veja Transamerica Ribeirão Preto recebe inauguração de boutique de flores

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus
Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

A Azienda Agricola Massolino foi fundada em 1896 por Giovanni Massolino, mais especificamente na comuna Serralunga d’Alba. Um dos filhos de Giovanni foi um dos fundadores do “Consorzio di Tutela Barolo Barbaresco” (Consórcio para a Defesa do Barolo e Barbaresco) que, em 1908, criou o certificado de autenticação de origem num acordo entre órgãos locais e produtores. Foi apenas em 1924, que o parlamento italiano aprovaria a lei oficializando as características dos vinhos da região.

Confira também Sobá em São Paulo: como é preparado este prato tradicional de Campo Grande

Hoje, ela é conduzida pelos irmãos Franco e Roberto, a quarta geração dessa família que ainda mantém laços profundos com a Serralunga d’Alba e mantém um processo de vinificação clássico e tradicional aplicando, contudo, as mais atuais técnicas e tecnologias para se alcançar vinhos com altíssimo padrão de qualidade.

“Estamos todos extremamente felizes em poder ampliar a oferta de Barolos na Zahil, principalmente pela honra de representar uma vinícola tão importante e prestigiada como a Massolino.

São vinhos que nos levam a uma degustação complexa e cheia de personalidade, e poderemos criar novas oportunidades aos apreciadores brasileiros que já apreciam ou que ainda não deram o seu primeiro passo nesse universo complexo, profundo e elegante”, destaca Bianca Veratti, especialista DipWSET e Diretora de Comunicação da Zahil.

Já viu Natal e Réveillon no melhor do litoral sul potiguar

Barolos são imediatamente reconhecíveis no paladar

Os Barolos são alguns dos grandes vinhos do mundo pela sua história e qualidade, contudo, muitos apreciadores apenas ouvem sobre eles em mesas de conversa sobre esse universo, no entanto, ainda não tiveram uma oportunidade para degustá-lo.

“Claro que estamos falando de um vinho que não atende a um consumo de rotina, do dia a dia. Um Barolo exige respeito, o que não significa que devemos nos distanciar dele. Uma garrafa merece ser aberta em ocasiões especiais, sejam elas uma celebração ou apenas para proporcionar um momento de alegria e prazer”, diz Bianca.

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

São vinhos imediatamente reconhecíveis no paladar devido à sua estrutura inconfundível, que gera um vinho encorpado, com altos níveis de taninos e frescor, equilibrados por uma grande riqueza de aromas e sabores.

A Zahil importará com exclusividade quatro dos Barolos da família Massolino, incluindo três de seus celebrados e premiados crus: Parussi, Margheria e o Vigna Rionda Reserva 2014. Sendo, este último, definido por Antonino Galloni um dos melhores Vigna Rionda que ele já provou.

Além dos Barolos, os amantes do Piemonte também terão a oportunidade de conhecer os Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba e o delicadíssimo Moscato d’Asti.

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

Barolo DOCG Parussi

Sua aparência é de uma bela coloração rubi e apresenta um buquê com notas intensas e persistentes de especiarias doces, sândalo, tabaco e couro. No paladar tem ótima estrutura e um tanino notável que se torna mais macio com o tempo, o que faz dele um excelente vinho de guarda. Se torna ainda mais rico quanto decantado.

Parussi é o primeiro Barolo feito de uvas cultivadas pela família fora de Serralunga d’Alba, em Castiglione Falletto, destacando a conhecida capacidade das uvas Nebbiolo de entregar Barolos com características fascinantes refletindo até mesmo as menores mudanças no microclima e solo em que as uvas foram cultivadas.

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

Barolo DOCG Magheria

Seus aromas unem notas de tabaco, madeira e minerais. No paladar, é um vinho clássico bem harmonioso e tânico quando jovem. Tem um considerável potencial de envelhecimento, tornando-o um inconfundível Nebbiolo de Serralunga. É recomendável decantar ao servi-lo.

Magheria é um vinho importante que traz na garrafa toda a história da região e expressa plenamente seus talentos quando servido com pratos ricos, como carnes vermelhas assadas ou ensopado de jogos. Também é excelente com queijos maduros.

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

Vinícola Massolino: 7 rótulos, entre eles três crus

Barolo DOCG Vigna Rionda Reserva 2014

Apresenta uma cor vemelho brilhante e um buquê intensamente floral nos primeiros anos até o característico alcatrão à medida que envelhece para uma infinidade de aromas que são sempre particularmente sedutores.

No sabor, é o mais potente da família Massolino resumindo todas as características essenciais de um Barolo, com grande estrutura, excelente concentração de álcool e taninos capazes de garantir um envelhecimento muito longo, quando se abre gradualmente até atingir sua expressão máxima.

O Vigna Rionda expressa seu melhor potencial quando servido com pratos de carne, ricos em aromas e sabores intensos e persistentes. Além disso, graças aos seus taninos marcados, é simplesmente soberbo com a alternância entre o amargo e o doce. Um vinho complexo e constantemente em evolução.

Sobre a Zahil

Fundada em 1986 pelos irmãos Antoine Zahil e Serge Zehil, a importadora passou a se dedicar exclusivamente à importação de vinhos a partir de 1999.

A qualidade dos vinhos é a principal estratégia da Zahil, sendo criteriosamente selecionados por uma equipe de especialistas sob a competente consultoria de Jorge Lucki, expert em vinhos e referência nos mercados brasileiro e internacional.

Os vinhos produzidos por cerca de 70 produtores, em 11 países, são importados e distribuídos com exclusividade em todo o território brasileiro, com destaque para a presença nas cartas de mais de 2000 dos melhores restaurantes nacionais.

A cuidadosa seleção conta com nomes de peso que representam as principais regiões produtoras e estilos de vinhos ao redor do mundo.

Zahil

www.zahil.com.br

Zahil – Interior de São Paulo: Rua Barão de Itapura, 3064 – Campinas/SP

Atendimento por Whatsapp: 11 97059-0685

Fonte C+M Comunicação Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

1 Comment

Comments are closed.