Como se destacar no mercado de trabalho e conseguir um novo emprego

Como se destacar no mercado de trabalho e conseguir um novo emprego

Como se destacar no mercado de trabalho e conseguir um novo emprego.

A pergunta do título deste texto anda tirando o sono de muita gente. Nos últimos tempos, profissionais dos mais variados níveis vêm relatando dificuldades na hora de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Não enxergam melhoria nas perspectivas de empregabilidade, tampouco conseguem driblar os desafios, como a grande concorrência. Por outro lado, a cada 12 segundos uma nova vaga de emprego é criada no Brasil.

Como se destacar no mercado de trabalho e conseguir um novo emprego
Como se destacar no mercado de trabalho e conseguir um novo emprego

Cinco milhões de postos formais de trabalho, de acordo com levantamento do governo federal, foram abertos entre julho de 2020 e maio deste ano. Ou seja: existem vagas, mas muitas delas não estão sendo preenchidas. Retomando o questionamento: como se diferenciar em processos seletivos e conquistar um emprego?

Como se destacar no mercado de trabalho e conseguir um novo emprego

A consultora de carreiras Karine Camuci, fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional, enumerou 8 pontos fundamentais para se sobressair e alcançar a tão sonhada oportunidade de trabalho. Confira:

#1- Conhecimento é a palavra-chave para manter-se relevante, e, consequentemente, se destacar no mercado de trabalho. Por isso, nunca pare de estudar e aprender. Invista em pós-graduações e até em cursos online como o Método Você Empregado, voltado para quem precisa conquistar emprego em até três meses; 

#2 – As necessidades das empresas mudam com o passar do tempo. Por tabela, o mercado de trabalho também se transforma. Nesse sentido, é vital manter-se por dentro das principais tendências, demandas e oportunidades geradas pelas empresas. Como? Por meio de uma ativa rede de contatos. O bom e velho networking;

#3 – Sintonia entre valores e propósitos faz uma empresa enxergar com bons olhos um candidato a uma vaga de emprego. É o fit cultural. Antes mesmo de enviar o currículo, o profissional precisa avaliar a conexão dos seus valores pessoais com os da companhia. Caso não haja “match”, ou seja, correspondência, há grandes chances de ambas as partes não se identificarem; 

#4 – De nada adianta “panfletar” o currículo aleatoriamente. Aqui, é necessário agir de forma estratégica. Ou seja: direcionando a busca por emprego, explorando as mídias sociais e, mais uma vez, ativando o networking. Estratégia. Estratégia. Estratégia. Transforme esta palavra num mantra; 

#5 – Busque informações, treine e se prepare para a etapa de entrevista. Não improvise. A preparação inclui vestir-se adequadamente, agir com positividade, evitar falar mal de empregos e chefes anteriores e, acima de tudo, conhecer a empresa para a qual está se candidatando. Isso mostra que você fez a “lição de casa”;

#6 – Analise as suas principais competências. No âmbito das empresas, elas ajudam a resolver quais tipos de problemas? Explore isso também durante a entrevista;

#7 – Ainda na fase da entrevista, mostre à empresa o quanto você pode agregar aos produtos criados ou serviços prestados por ela. Ou seja: fale sobre oportunidades de negócio. Durante a conversa, enfatize os cases que ajudou a construir e, claro, quais foram os resultados alcançados; 

#8 – Por fim, mas não menos importante: tenha paciência. Não desanime. Lembre-se que o seu “timing” é diferente do da empresa. Contratar exige tempo. Não à toa chama-se processo seletivo. Nem sempre é rápido.

Você Empregado – É uma consultoria de recolocação profissional que presta os serviços de criação, reestruturação e revisão de currículo; revisão de perfil no LinkedIn; preparo e simulação para entrevista de emprego; além de orientação profissional para planejamento, desenvolvimento ou transição de carreira. Com atendimento personalizado, a Você Empregado orienta os serviços para as necessidades individuais de cada cliente.

“A Você Empregado nasceu com o objetivo de ajudar profissionais a se recolocar no mercado de trabalho. Os conhecimentos que adquiri por meio de muita pesquisa, treinamentos e aplicação na minha própria carreira estão ajudando profissionais das mais diversas áreas a conseguirem um novo emprego.

Em um país como o Brasil, no qual os índices de desocupação são indecorosos, vejo o meu trabalho como carregado também de um propósito social”, finaliza Karine Camuci. 

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Fonte Higor Gonçalves Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

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