6 atividades para as férias de julho em Bonito

6 atividades para as férias de julho em Bonito

6 atividades para as férias de julho em Bonito. Considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito tem diversos atrativos naturais e oferece dezenas de passeios, com opções para todas as idades – das atividades mais contemplativas às radicais. Por isso, esse é um destino muito procurado para as férias de julho.

O inverno em Bonito corresponde à época da seca, com dias ensolarados e uma temperatura média de 25°C.

Apenas as noites costumam ser mais frias. Com menos chuvas, os rios, os lagos e as piscinas naturais de Bonito atingem o grau máximo de limpidez. Sendo assim, esta é uma ótima época para visitar a cidade e aproveitar o que ela tem de melhor.

6 atividades para as férias de julho em Bonito
6 atividades para as férias de julho em Bonito

Flutuação

Flutuar pelos rios cristalinos de Bonito e admirar toda a abundância da vida subaquática é imperdível. A flutuação da Nascente Azul, considerada a mais bonita do destino, é feita no rio homônimo, cujas águas são incrivelmente cristalinas e, graças ao fenômeno natural chamado espelhamento, apresentam um lindo tom de azul turquesa.

Depois de admirar a nascente, o percurso pelo rio, no qual o grupo é acompanhado por diversas espécies de peixes, é bem tranquilo – até quem não sabe nadar pode participar, já que os equipamentos não permitem que a pessoa afunde.

A leve correnteza faz você deslizar ao longo do rio de forma suave, enquanto pode admirar a flora e a fauna subaquática.

Mesmo no inverno, não é preciso se preocupar com a temperatura da água. Para a flutuação na Nascente Azul os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido.

Além disso, a temperatura da água na nascente, onde a atividade começa, permanece em agradáveis 23°C o ano inteiro.

6 atividades para as férias de julho em Bonito
6 atividades para as férias de julho em Bonito

Mergulho

Bonito também tem opções para quem quer mergulhar. Uma delas é o Museu Subaquático de Bonito, único do mundo em um ambiente de água doce, instalado no lago da Nascente Azul, com cerca de 4 mil m².

Na atual exposição, as estátuas submersas tratam de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Para ver essas obras de perto, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro, que, por ser realizado em um ambiente controlado, não requer cursos ou certificados prévios e é indicado inclusive para iniciantes.

Outra opção é a Lagoa Misteriosa, onde também acontece a flutuação, além do mergulho com cilindro para os mais aventureiros. Trata-se de uma caverna alagada com águas cristalinas, cuja real profundidade ainda é desconhecida.

Há ainda o Abismo Anhumas, com incríveis formações geológicas e um lago subterrâneo de águas cristalinas que atinge 80 metros de profundidade.

6 atividades para as férias de julho em Bonito

6 atividades para as férias de julho em Bonito
6 atividades para as férias de julho em Bonito

Atrações radicais

Além do mergulho, Bonito oferece diversas atividades de aventura para quem quer passeios com emoção, como boia cross, arvorismo, trilhas em quadriciclo e rapel.

O complexo da Nascente Azul, por exemplo, conta com uma tirolesa de 450 metros de extensão, com direito a uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena, e o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade em um emocionante balanço nas alturas.

6 atividades para as férias de julho em Bonito
6 atividades para as férias de julho em Bonito

Trilhas e cachoeiras

Trilhas são boas escolhas para quem prefere um passeio mais tranquilo e contemplativo, dando acesso a mirantes e cachoeiras. Além disso, é possível admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos.

Na Nascente Azul, a Trilha do Mirante da Luneta dá acesso a uma vista incrível para a Serra da Bodoquena e para todo o panorama do parque.

Outra opção no mesmo complexo é a Trilha do Pantanal, que retrata esse bioma típico do Centro-Oeste e foi desenvolvida em uma área de vegetação parcialmente inundada em torno de um lago, que abriga uma grande variedade de pássaros e outros animais.

Visitas a cachoeiras também são passeios imperdíveis, encontrados em diferentes propriedades. Entre as opções em Bonito estão o Parque das Cachoeiras e a Estância Mimosa. No município vizinho estão as Cachoeiras Serras da Bodoquena e a Boca da Onça.

Balneários

Os balneários de Bonito são áreas tranquilas para passar o dia aproveitando o sol, a natureza ao redor ou um bom mergulho em meio aos peixes. Alguns têm estruturas mais simples, como o Balneário Municipal.

Já o Balneário Nascente Azul, por exemplo, é uma área de lazer para toda a família com excelente estrutura.

Além da praia de água doce, ele conta com o Aqualokko (um circuito de aventura com pontes suspensas sobre o lago), tirolesas aquáticas, piscina ecológica e cascata, assim como quiosques com mesas, espreguiçadeiras e serviço de garçom.

Grutas

Um dos cenários mais famosos de Bonito, a Gruta do Lago Azul é uma enorme caverna que encanta pelo lindo espelho d’água de um tom azul intenso.

O local guarda ainda incríveis formações geológicas e vestígios de animais de origem pré-histórica. A visita é apenas contemplativa, pois não é permitido entrar na água. Vale também conhecer as Grutas de São Miguel e a Gruta São Mateus. 

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br 

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Veja também Curitiba reúne atrações para férias de inverno em família

Fonte Assimptur Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal